Home / Plantas / Salgueiro-Chorão: Raiz, Folha e Fotos

Salgueiro-Chorão: Raiz, Folha e Fotos

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre uma das espécies de salgueiros, o salgueiro chorão. O nome parece estranho, e iremos explicar o motivo a seguir. Iremos também falar mais sobre suas características gerais, um pouco de suas raízes, folhas e como plantar e cultivar essa planta. Tudo isso com fotos! Então, continue lendo para aprender e descobrir mais sobre essa famosa e bela planta!

Características Gerais do Salgueiro Chorão

O salgueiro chorão, também conhecido por salso chorão ou simplesmente chorão é uma árvore que faz parte da família das Salicaceae (salgueiros). Ela tem sua origem do leste da Ásia, mais especificamente no norte da China. Ele foi disperso pelo homem, ou seja, de forma artificial, ao longo da roda de seda que ia até a Babilônia. E é por isso que tem o nome científico Salix babylonica.

Ela é uma árvore de porte médio ou grande e pode chegar a passar dos 25 metros de altura. Seu crescimento é bastante rápido, porém não tem uma longevidade muito grande. Para quem quer plantar, um dos pontos positivos é que ela não é uma planta muito exigente em relação ao solo. O ideal é somente que haja bastante água nele.

Seu tronco possui um tipo de cortiça de cor mais escura que vai rompendo de acordo com o tempo. A copa tem formato arredondado, por causa de seus rebentos que são longos e bastante flexíveis. Em grande parte é uma árvore utilizada como ornamentação, por ter um tipo de beleza e trazer frescor aos jardins.

Enquanto que as suas flores são muitíssimas pequenas, e sem pétalas, muitos acham que nem é flor por não ter muita semelhança com a que estamos acostumados. Sua coloração é de um amarelo meio esverdeado. O motivo para o salgueiro chorão ter esse nome é em relação aos seus ramos, que ficam caídos para baixo, em direção do solo. Isso remete à tristeza e é possível encontra-los em cemitérios. Em alguns lugares é plantada próxima de rios e lagos, para que os ramos toquem na água e causem um reflexo belíssimo.

Como Plantar e Cultivar o Salgueiro Chorão

Quem estiver com vontade de plantar um salgueiro chorão em casa, não é tão difícil quanto parece. Mas é preciso lembrar que é bom planta-lo sozinho, isolado e com bastante espaço nas laterais e para cima. Ele se reproduz por estacas ou a partir da obtenção de mudas. Para quem for plantar através das mudas, o que é mais recomendado, precisa saber escolher.

Elas escolhem a haste de inverno, que é quando a madeira está madura. A melhor recomendação é que os jovens tenham a idade de um a dois anos no máximo, e que seja colhida logo no início da primavera, ou depois no final do outono. Antes de ocorrer a brotação, as mudas precisam ser colocadas em um lugar úmido, como areia úmida ou algum recipiente com água.

O solo escolhido precisa ser argiloso mais leve ou arenosos médios. Como falamos, a localidade é importante, pois precisa de uma boa iluminação, que tenha uma leve penumbra e também seja bastante aberto. Outro ponto importante e que muitos esquecem, é que a água subterrânea deve estar próxima à superfície, ou seja, próxima da planta. Não esqueça que os salgueiros chorões não vão pra frente se estão em locais com sombreamento completo.

Escolher a melhor época do plantio também é importante, e normalmente é logo após a primavera, independente do local em que você esteja. Em lugares mais frios, o motivo é porque é a época em que a neve caiu. Para que o sistema radicular das mudas também estejam completamente formados, evitando que o salgueiro venha a cair ou algo semelhante.

Quando for colocar as mudas no solo, saiba exatamente onde você vai colocar. Elas precisam ser postas em uma profundidade no qual vários de seus brotos fiquem ainda na superfície. Primeiramente comece fazendo um buraco com um diâmetro de aproximadamente 60 centímetros. É preciso checar se seu salgueiro tem um sistema radicular fechado, pois se sim, a fóvea deve ser o tamanho do diâmetro do coma de terra. Se você estiver com a ideia de plantar seu salgueiro como uma sebe, é preciso primeiro cavar uma vala que tenha uns 40 centímetros de profundidade e 50 centímetros de largura.

Raiz e Folhas do Salgueiro Chorão

Sua raiz é bem invasiva, por isso normalmente é plantada isolada de outras plantas ou longe de qualquer estrutura, pois pode acabar danificando-as. Entretanto, essas mesmas raízes profundas ajudam a prevenir a erosão do solo, especialmente nas áreas litorâneas.

Uma de suas características é que ela é uma árvore caducifólia, ou seja, perde as suas folhas durante o inverno e então ficam assim até começarem a sair as novas. Alguns cuidados precisam ser tomados com as folhas, pois elas podem ser atacadas por alguns insetos mineradores. Essas folhas tem de 4 a 10 centímetros de comprimento e são lanceoladas. A parte superior possui uma coloração de verde intenso, enquanto que a parte inferior é mais clara e possui alguns pelos.

Fotos do Salgueiro Chorão

Veja a seguir algumas fotos de todas as partes do salgueiro chorão. Dessa forma, se você acabar encontrando um em algum local, vai conseguir identificar essa bela árvore.

Salgueiro Chorão

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o salgueiro chorão, sua raiz, folha e outras características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre o salgueiro chorão e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *