Home / Plantas / Salgueiro Chorão: Características, Nome Científico e Curiosidades

Salgueiro Chorão: Características, Nome Científico e Curiosidades

Os salgueiros chorões, nativos do norte da China, são árvores belas e fascinantes, cuja forma exuberante e curva é instantaneamente reconhecível. Encontrados em toda a América do Norte, Europa e Ásia, essas árvores têm características físicas únicas e aplicações práticas, bem como um lugar bem estabelecido em cultura, literatura e espiritualidade em todo o mundo.

Salgueiro Chorão: Características e Nome Científico

O nome científico da árvore, salix babylonica, é uma espécie de equívoco. Salix significa “salgueiro”, mas a babylonica surgiu como resultado de um erro. O taxonomista que deu origem ao sistema de classificação científica de fauna e flora, acreditava que os salgueiros chorões eram os mesmos salgueiros mencionados em um trecho da Bíblia. As espécies mencionadas nesse texto bíblico, porém, provavelmente eram álamos. Quanto ao nome comum salgueiro chorão se dá pelo jeito que a chuva se parece com lágrimas quando pingam dos ramos curvos dessa árvore.

Os salgueiros chorões têm uma aparência distinta, com seus ramos arredondados e caídos e folhas alongadas. Embora você provavelmente reconheça uma dessas árvores, você pode não saber sobre a tremenda variedade entre os diferentes tipos de espécies de salgueiro. Existem mais de 400 espécies de salgueiros, com a maioria destes encontrados no Hemisfério Norte.

Os salgueiros se cruzam tão facilmente que novas variedades surgem constantemente, tanto na natureza quanto no cultivo deliberado. Os salgueiros podem ser árvores ou arbustos, dependendo da planta. Nas regiões árticas e alpinas, os salgueiros crescem tão baixo que são chamados de arbustos rastejantes, mas a maioria dos salgueiros chorões cresce de 12 a 25 metros de altura. Sua largura pode ser igual a sua altura, então eles podem acabar como árvores muito grandes.

A maioria dos salgueiros tem uma bonita folhagem verde e folhas longas e finas. Eles estão entre as primeiras árvores a cultivar folhas na primavera e entre as últimas a perder suas folhas no outono. No outono, a cor das folhas varia de um tom dourado ao tom amarelo esverdeado, dependendo do tipo. Na primavera, os salgueiros produzem amentilhos verdes tingidos de prata que contêm flores. As flores são masculinas ou femininas e aparecem em uma árvore que é, respectivamente, masculina ou feminina.

Por causa de seu tamanho, a forma de seus galhos e a exuberância de sua folhagem, os salgueiros chorões criam um oásis de sombra de verão, desde que você tenha espaço suficiente para cultivar esses gigantes gentis. A sombra proporcionada por um salgueiro consolou Napoleão Bonaparte quando foi exilado em Santa Helena. Depois que ele morreu, ele foi enterrado sob sua amada árvore. A configuração de seus galhos faz com que os salgueiros chorões sejam fáceis de escalar, por isso as crianças os amam e encontram neles um refúgio mágico e fechado do solo.

Salgueiro Chorão: Curiosidades

O salgueiro chorão é uma árvore caducifólio que pertence à família salicaceae. Esta planta é originária da China, mas pode ser encontrada em todo o hemisfério norte (Europa, Ásia e América do Norte). O salgueiro habita áreas temperadas que fornecem umidade e luz direta do sol. É frequentemente encontrado perto dos lagos e lagoas ou plantado em jardins e parques devido à sua morfologia ornamental.

O salgueiro chorão é um símbolo de imortalidade e renascimento na China. Nas outras partes do mundo, o salgueiro frequentemente simboliza a tristeza. Os salgueiros estão associados ao misticismo e à superstição. Segundo a lenda, as bruxas faziam vassouras usando os galhos do salgueiro. Em comparação com outras plantas de madeira, o salgueiro tem vida curta. Pode sobreviver até 30 anos em estado selvagem.

Os salgueiros têm folhas alongadas que são verdes no lado superior e esbranquiçadas no lado inferior. A cor das folhas muda sazonalmente. As folhas mudam de verde para amarelo no outono. O salgueiro é uma planta caducifólio, o que significa que as folhas caem a cada inverno. Pingos de chuva que estão caindo no chão dos ramos caídos do salgueiro se assemelham a lágrimas. É assim que o salgueiro chorão tem seu nome.

O salgueiro tem raiz extremamente forte e bem desenvolvida. Geralmente é maior que o caule. Raiz de salgueiro pode entupir os esgotos e sistemas sépticos e destruir calçadas em áreas urbanas. O salgueiro é uma planta dioica, o que significa que cada planta produz órgãos reprodutivos masculinos ou femininos. A floração ocorre no início da primavera. As flores são ricas em néctar que atrai insetos e garante a polinização. O fruto do salgueiro é uma cápsula marrom.

O salgueiro chorão é uma das plantas que mais crescem no mundo. Pode crescer 03 metros de altura a cada ano. Devido à capacidade de absorver grandes quantidades de água, o salgueiro é frequentemente plantado em áreas alagadas ou em áreas que precisam ser drenadas. Raiz forte, profunda e larga também previne a erosão do solo. Além da semente, o salgueiro pode reproduzir facilmente a partir de galhos quebrados e folhas.

O salgueiro chorão tem ampla aplicação na medicina. Composto isolado da casca, chamado “salicina” é usado na produção de droga muito popular e amplamente utilizada: a aspirina. Este é apenas um dos inúmeros compostos benéficos que podem ser encontrados no salgueiro. As pessoas mastigaram a casca do salgueiro para tratar febre, inflamação e dor no passado. O salgueiro é utilizado na fabricação de cestas, redes de pesca, móveis e brinquedos. Os corantes extraídos dos salgueiros são usados para curtir o couro.

Crescimento e Cultivo

Os salgueiros são árvores que crescem rapidamente. Demora cerca de três anos para uma árvore jovem se tornar bem situada, após o que pode facilmente crescer três metros por ano. Com seu tamanho e forma distinta, essas árvores tendem a dominar uma paisagem. Essas árvores não são muito exigentes quanto ao tipo de solo e são muito adaptáveis. Enquanto eles preferem condições úmidas e frescas, eles podem tolerar alguma seca.

Os salgueiros gostam de água parada e limpam manchas problemáticas em uma paisagem propensa a poças, poças d’água e inundações. Eles também gostam de crescer perto de lagoas, córregos e lagos. Os sistemas radiculares dos salgueiros são grandes, fortes e agressivos. Eles se irradiam longe das próprias árvores. Não plante um salgueiro a menos de 15 metros de distância de linhas subterrâneas como água, esgoto, eletricidade ou gás. Lembre-se de não plantar salgueiros perto demais dos quintais de seus vizinhos, ou as raízes podem interferir nas linhas subterrâneas dos vizinhos.

O Uso da Madeira de Salgueiro Chorão

Não são apenas árvores de salgueiro bonitas, mas elas também podem ser usadas para fazer vários produtos. Pessoas ao redor do mundo têm utilizado casca, galhos e madeira para criar itens que variam de móveis a instrumentos musicais e ferramentas de sobrevivência. A madeira dos salgueiros vem em diferentes tipos, dependendo do tipo de árvore.

Madeira de Salgueiro Chorão

A madeira de salgueiro branco é usada na fabricação de bastões, móveis e caixotes de críquete. Madeira de salgueiro preto é usada para cestos e madeira utilitária. Na Noruega e no norte da Europa, uma espécie de salgueiro é usado para fazer flautas. Galhos de salgueiro e casca também são usados por pessoas que vivem da terra para fazer armadilhas para peixes.

Veja também

Árvore Chorão Verdadeiro: Como Plantar E Cultivar

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre uma das espécies de salgueiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *