Home / Plantas / Exemplos de Plantas Ornamentais Pequenas

Exemplos de Plantas Ornamentais Pequenas

Como lotes de casas continuam a encolher, uma das maiores decisões é o que plantar na paisagem. Quando o espaço é precioso, cada detalhe conta, e é por isso que a seleção adequada de plantas é tão importante. Escolher cultivares menores e formas anãs de favoritos confiáveis ​​que não superarão o site ajudará a manter a poda e a edição no mínimo.

Escolhendo plantas para pequenos jardins

Pequenos jardins precisam de granel para serem bem sucedidos. Os esquemas mais impressionantes são aqueles que fazem parte de um esquema de plantio até o mínimo necessário. Nunca me surpreende o impacto que pode ser criado com apenas algumas espécies. Um esquema de plantação deve sempre permitir o interesse sazonal, bem como folhagem verde e cor efêmera no verão. A melhor maneira de encontrar um esquema é pensar nas seguintes questões nesta ordem:

Para mascarar prédios feios, galpões, linhas ferroviárias e postes de iluminação, pense em trepadeiras. Elas desempenham um papel vital em manter um esquema de plantação juntos e são extremamente benéficos quando há pontos de vista feios para se esconder. Muitos trabalham tanto em contêineres quanto no solo, dado o solo certo.

Procure o ponto mais adequado em seu espaço pra cada tipo de planta. Plantas de inverno em sites mais frios, ou plantas de verão em sites com maior exposição de luz solar. Esse cuidado é essencial pra obter o melhor da visibilidade e aspecto saudável de sua plantinha.

Menos variedade dará um impacto melhor? Inevitavelmente, a resposta é sim: faça um esquema até ter o equilíbrio certo de cobertura perene,cor sazonal e um plano de tempo que funcione para você e seu espaço. Passe algum tempo planejando seu jardim no papel, pesquise as plantas que deseja usar, saiba quais as condições que elas exigem e quanto cuidado elas vão tomar. Projete cuidadosa e cautelosamente até que você esteja feliz e pleno com as escolhas. Qualquer jardineiro lhe auxiliará sempre naquilo que for fácil e legal de adicionar mais!

Cornus Kousa

Esta árvore nativa asiática produz flores brancas ou rosa cremosas do final da primavera ao início do verão, seguido por frutas comestíveis, como bagas, que são atraentes no outono. As folhas verdes brilhantes tornam-se vermelhas e púrpuras brilhantes no outono, enquanto a graciosa estrutura em forma de vaso e casca de bronze descascada oferecem um apelo invernal.

Esta árvore confiável tem melhor desempenho em pleno sol e sombra parcial, e é praticamente despreocupada, embora a rega regular no verão seja necessária em climas mais quentes. O tamanho médio maduro é de 40 a 80 cm de altura e largura, embora formas anãs alcancem apenas 20 a 25 cm de altura e largura.

Acer Palmatum

Os bordos japoneses são há muito tempo um marco nas paisagens caseiras e por boas razões. Com uma ampla gama de cores das folhas, folhagem brilhante de outono e várias formas e tamanhos, há algo para cada tipo de jardim. O acer palmatum ‘Sango kaku’ é uma das melhores variedades para jardins menores, com estrutura ereta, e folhas verdes pálidas tingidas de vermelho que transformam tons brilhantes de amarelo e laranja no outono.

A característica mais marcante é a casca coral-rosa, que se torna mais brilhante quase fluorescente no inverno. Essa plantinha atinge 50 cm de altura e 30 cm de largura, e funciona melhor em solo bem drenado com proteção do sol quente da tarde. Esta árvore versátil pode ser plantada em um pequeno pátio, usado como triagem, como um espécime de contêiner em um deck ou pátio, ou um ponto focal no final de um caminho.

Hortênsia Quercifolia

Um arbusto despreocupado com interesse de quatro estações, a hortênsia quercifolia tem folhas serrilhadas que se transformam em tons brilhantes de escarlate, roxo e laranja no outono. As elegantes flores brancas florescem no verão, desvanecendo-se às matiz do bege cor-de-rosa e macio, durando bem na queda. A casca de cor canela atraente é mais perceptível no inverno.

As hortênsias quercifolia apresentam melhor desempenho em condições de sol, com sombra durante a parte mais quente do dia, e requerem menos água do que outras hortênsias. Existem variedades padrões que atingem um tamanho maduro de 5 a 12 cm de altura e largura, enquanto variedades anões podem permanecer ainda menores. Use a hortênsia quercifolia como planta de fundação ou incorpore-a em uma borda mista.

Chamaecyparis Obtusa

Coníferas anãs são um ótimo complemento para qualquer pequeno jardim, pois elas são de crescimento lento, baixa manutenção e vêm em uma variedade diversa de formas e cores para o interesse durante todo o ano.Seus usos são igualmente amplos: como triagem, acentos de borda, pontos focais ou como amostras de contêineres. Nativo do Japão, chamaecyparis obtusa é uma das sempre-vivas mais populares por sua textura em camadas cativante e folhagem verde profunda.

Chamaecyparis obtusa  ‘nana gracilis’ é excepcionalmente de crescimento lento, atingindo apenas 6-8 metros de altura e 5-6 metros de largura depois de muitos anos. Esta conífera em forma de pirâmide apresenta melhor desempenho em solo úmido e bem drenado, com proteção contra o sol quente da tarde em climas mais quentes.

Paisagem Rosa

As rosas têm a reputação de serem exigentes e de alta manutenção. Mas muitas variedades introduzidas nos últimos anos foram desenvolvidas para resistência a doenças, cuidados fáceis, maior vigor e maior tempo de floração. Algumas das mais versáteis variedades crescem apenas 2 a 3 metros de altura e largura. Estas plantas resistentes, praticamente livres de manutenção, podem ser usadas como cobertura, para transbordar de uma parede baixa ou encosta, na beira de uma borda ou caminho, ou em contêineres.

Dependendo da variedade, esses engenhosas lindas ​​florescem do final da primavera até o outono em tons de rosa, vermelho,branco, coral ou dourado. As rosas apresentam desempenho mais interessante com pelo menos 6-8 horas de sol pleno e quando plantadas em solo rico e argiloso.

Clematis x ‘Nelly Moser’

Uma maneira de maximizar o uso de um pequeno espaço é cultivar plantas vivas verticalmente em uma parede ou treliça. Os Clematis, conhecidos como “rainha das vinhas”, são reverenciados por sua variedade deformas de flores, cores e interesse durante toda a temporada. É difícil escolher apenas uma, mas a híbrida ‘Nelly Moser’ é uma das favoritas clássicas,com grandes flores listradas atraentes que florescem na primavera e novamente no final do verão, e cabeças de sementes vistosas que duram até a geada.

Essa variedade também é tolerante à sombra, tornando-o uma boa escolha para pequenos pátios ou entradas que recebem parte do sol do dia.Para tirar o máximo proveito de um jardim de clematis, crescer vários tipos juntos, que florescem em momentos diferentes ao longo da estação de crescimento. Muitos podem ser cultivados com sucesso em contêineres em um deck ou pátio.

Heuchera Spp

Poucas plantas perenes são tão diversas na cor da folhagem,ou tão versáteis no jardim quanto sinos de coral. Com folhagem perene em tons que vão de bordô profundo, vermelho prateado, laranja, dourado, e alguns com variação ou padrões de mancha, há algo para todos os gostos pessoais. As flores que aparecem no final da primavera, algumas mais vistosas que outras, duram até o verão.

Estas plantas encantadoras, a maioria das quais crescem a 30-45 cm de altura e largura, são inestimáveis ​​para caminhos de afiação, como acentos em uma borda mista, ou como amostras de contêiner quando combinadas com outras pequenas plantas perenes ou anuais. Os sinos de coral prosperam em uma ampla gama de condições de luz, do sol à sombra, e apresentam melhor desempenho em solo bem alterado com boa drenagem.

Veja também

Hibisco Benefícios para o Cabelo: Quais São? Como Usar?

Muitas plantas podem ser usadas para diversas finalidades, e uma das mais versáteis é, sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *