Home / Plantas / Alfazema – Significado Espiritual, em Umbanda e Tatuagem

Alfazema – Significado Espiritual, em Umbanda e Tatuagem

A lavanda não só tem cheiro e aparência bonita, mas também é terapêutica! Flores de lavanda são compostas de várias florzinhas roxas em caules longos e estreitos, cravando acima da folhagem. Se você já olhou para um campo de lavanda, você sabe a elegância hipnotizante que esses tipos de flores têm. Mas além da beleza que as flores roxas trazem,  a lavanda também tem uma infinidade de usos.

A alfazema é nativa da região do Mediterrâneo, da Península Arábica e da Rússia. É cultivada na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália, onde muitos membros do gênero são cultivados extensivamente em climas temperados para uso em jardins e paisagens, como ervas aromáticas ou para a extração de óleos essenciais. Lavanda vem com uma longa história de ser usado para tratar problemas gastrointestinais, ansiedade e para aumentar o apetite e humor.

Alfazema Significado Espiritual, em Umbanda e Tatuagem

As flores de lavanda são conhecidas por representar pureza, silêncio, devoção, serenidade, graça e tranquilidade. Além do significado da flor, sua cor roxa também vem com grande simbolismo. Roxo é a cor da realeza e fala de elegância, requinte e luxo. A cor púrpura também está associada ao chakra da coroa, que é o centro de energia associado com maior propósito e conectividade espiritual.

Simbolismo das Flores

Nós usamos flores em diferentes propósitos em nossas vidas. Não há dúvida de que as flores fazem parte da vida cotidiana. Temos flores em nosso jardim, usamos flores para decoração, compramos um buquê de flores para alguém, etc. É impossível imaginar nossa vida sem flores.

Cada tipo de flor tem um significado e um simbolismo específicos.  Assim como uma rosa vermelha simboliza o amor romântico, todas as outras flores carregam significados místicos importantes.  Neste artigo o leitor terá a oportunidade de ler sobre a mística em torno de uma flor de lavanda. Não há dúvida de que esta flor é uma das mais belas flores de todo o mundo. Quando se trata de flores de lavanda, existem muitos tipos e nomes diferentes, como lavanda inglesa, lavanda espanhola, lavanda francesa e muitos outros.

Alfazema Significado Espiritual, em Umbanda e Tatuagem

Alfazema Significado Espiritual
Alfazema Significado Espiritual

Primeiro de tudo, temos que dizer que uma flor de lavanda é um símbolo de algo puro e gracioso. No passado, flores de lavanda eram usadas em muitas ocasiões onde a pureza e a inocência eram celebradas. Não é um segredo que as flores de lavanda eram parte de muitas cerimônias religiosas.

Serenidade

Acredita-se também que as flores de lavanda são um símbolo de serenidade. O aroma dessas flores pode nos relaxar e nos fazer sentir bem. É por isso que as flores de lavanda costumam ser usadas na aromaterapia e também em outras técnicas de relaxamento.  Além disso, esta flor pode simbolizar o silêncio, a calma, a cautela e a devoção. Em muitas culturas, as flores de lavanda são usadas como um símbolo de precaução.

Meditação

Meditação
Meditação

Na verdade, essa flor significa que você precisa ser cuidadoso. Nós também dissemos que as flores de lavanda podem simbolizar o silêncio. Sabe-se que esta flor era frequentemente usada em meditação e outras técnicas de relaxamento. Se você der a alguém uma flor de lavanda, isso pode ser um sinal do seu amor e devoção. Desde os primeiros tempos as flores de lavanda eram usadas como um símbolo de devoção e este simbolismo existe até hoje.

Energia Cósmica

Energia Cósmica
Energia Cósmica

Nós todos sabemos que uma flor de lavanda vem na cor roxa, então podemos dizer que ela está conectada com o chamado chakra da coroa. Agora você pode estar se perguntando qual é o chakra da coroa. O chakra da coroa é o sétimo chakra e é, na verdade, um símbolo para a energia, consciência e consciência universais. Se o seu chacra coronário estiver em equilíbrio, ele ajudará você a se aproximar de sua mente subconsciente e a ver suas verdadeiras cores.

Propósito na Vida

Podemos também definir o chakra da coroa como o mais importante centro de energia que está conectado com sua espiritualidade e seu propósito de vida. Essa conexão simbólica entre uma flor de lavanda e um chakra da coroa é óbvia, porque as flores de lavanda também estão relacionadas a propósitos superiores e à cura de nosso corpo e alma.

Alfazema na Umbanda

O cheiro de alfazema proporciona um sentimento de tranquilidade, paz e segurança, típicos do cheiro da casa da mãe. Apropriadamente alfazema é planta de mamãe Iemanjá e mamãe Oxum e pode ser usada em banhos, defumações e benzimentos.

O uso ritualístico desta erva, que se encaixa no perfil das ervas mornas e equilibradoras, restabelece o ideal energético do corpo, limpa e purifica o ambiente, proporcionando a manutenção da saúde do corpo físico e espiritual.

Alfazema na Umbanda
Alfazema na Umbanda

As ervas servem ao propósito de alinhar nossos chakras, regenerar  e corrigir desvios vibracionais de nosso corpo espiritual nos abastecendo com suas energias vitais, são como as plaquetas e glóbulos branco agindo em nossas feridas, cicatrizando-as. Quando os ferimentos na alma são profundos usamos medicamentos mais fortes, são as ervas quentes que curam mas também podem danificar os tecidos. Quando as feridas são superficiais ou quando é necessário curar as feridas na alma, causadas pelo uso de terapias mais fortes, estes processos são eficazmente cuidadas com ervas moderadoras mornas, como a alfazema.

Tatuagem de Alfazema

A tatuagem da flor de lavanda é uma excelente maneira de encapsular alguma característica da personalidade do indivíduo, que este queira sinalizar:

A pureza –  Isso pode significar que o dono da tatuagem descobre que um de seus melhores traços é ser um indivíduo saudável, ou pode significar que eles estão tentando viver vidas mais saudáveis ​​do que antes;

O silêncio – Se você valoriza os momentos em que você pode estar longe do mundo, seja na natureza ou mesmo em sua própria casa;

Devoção – Se você se orgulha de sua devoção à sua família, sua religião, seu trabalho ou qualquer outra coisa, então a tatuagem de flores de lavanda pode ser uma das melhores maneiras de mostrar isso em forma de tatuagem;

Poder de cura – aqueles que praticam medicina ou se consideram curandeiros de alguma forma podem achar a flor de lavanda como a melhor tatuagem de flores para eles.

Veja também

Gabiroba Murici: Características, Nome Cientifico e Fotos

A gabiroba é nativa dos cerrados do Brasil. Mas, também pode ser encontrada por todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *