Home / Plantas / Água do Tronco da Bananeira

Água do Tronco da Bananeira

Muitos conhecem a bananeira e gostam demais do fruto que ela produz. Porém, pouco se sabe em como aproveitar todas as propriedades dessa planta. Sabia que a água do tronco da bananeira possui propriedades que não deveriam ser desperdiçadas? Pois é, poucos sabem dessa informação.

O lado bom é que, hoje, você verá muito mais sobre a água do tronco da bananeira. A partir disso, o aproveitamento será excelente e você extrairá todos os benefícios possíveis. Quer que isso aconteça? Então aprenda como fazer no decorrer deste artigo!

Como Extrair a Água da Bananeira

Muitos programas de sobrevivência mostram formas de como se manter vivo de acordo com o que está ao seu redor. Muitos eles falam que, quando há uma água — provavelmente — contaminada, o melhor que se deve fazer é não ingerir. Porém, e quando a sede aparece, o que dá para fazer?

É aí que a água do tronco da bananeira entra. É possível extrair água sem que a planta se danifique e, ao mesmo tempo, você tenha uma bebida decente para tomar.

O que deve ser feito neste caso é realizar um corte no tronco da bananeira. Isso irá fazer com que toda a água presente escorra. Antes disso, é bom que você prepare um recipiente antes, para que nada que sair seja desperdiçado.

É bom que você procure manchas escuras no pé de bananeira. Caso haja, não é recomendado a sua ingestão. Essas marcas pretas aparecem porque há fungos na planta. Com a ingestão da água, você correrá riscos de saúde. Tome cuidado!

Como Plantar Uma Bananeira?

Quer saber como cultivar uma bananeira no seu quintal? Apesar de ser um processo bastante simples, existem algumas regulamentações sobre o plantio e o transplante de uma banana.

As bananeiras são altamente suscetíveis a doenças graves e devem ser compradas de fontes certificadas aprovadas pelo governo. Mas não deixe que isso te desencoraje — as bananeiras produzem muitas frutas deliciosas e criam um cenário bonito e exuberante em seu quintal.

Primeiro de tudo, você sabia que as bananas não são cultivadas em árvores? Sim, as bananeiras são, na verdade, ervas perenes cultivadas a partir de um grande rizoma (um caule que envia raízes e brotos de seus nódulos), muito parecido com gengibre, helicônias e flores de ave-do-paraíso.

O que parece ser um tronco é na verdade um pseudocaule, formado por folhas em camadas ao redor umas das outras. Novas folhas começam a crescer abaixo do solo, empurrando o meio da planta e emergindo na copa. Novas ventosas crescem a partir do rizoma, também chamado de cormo.

Estes podem ser removidos e plantados em outro lugar ou deixados para substituir a planta mãe após a frutificação.
As plantas de banana podem crescer mais de cinco metros de altura, mas as variedades de casa e jardim geralmente crescem em torno de dois a quatro metros de altura.

Variedades

Tipos de Banana
Tipos de Banana

Existem diversos tipos de bananas para cultivar. Uma dica é que você escolha as mais fáceis de encontrar em sua região. Caso dê algum problema, a manutenção será bem mais simples. Plantas importadas podem dar um trabalho maior, além de não conseguirem se desenvolver por causa do clima.

Clima

As bananeiras prosperam em climas tropicais ou subtropicais, mas podem lidar com a temperatura mais baixa se forem bem cuidadas. O crescimento irá parar quando as temperaturas caírem abaixo de 15˚C, mas recomeçará quando aquecer.

Aspecto

Ao plantar uma bananeira, encontre um espaço quente, protegido contra o vento e o vento, que de preferência receba pelo menos seis horas de sol por dia. Essa dica é um referencial. Qualquer produtor irá informá-lo da mesma maneira. Se você está cultivando uma bananeira em um clima mais frio, coloque-a em um local abrigado perto de uma parede voltada para o norte.

Solo

Solo Para Plantar Bananeira
Solo Para Plantar Bananeira

Plantas de banana como solo rico e bem drenado com umidade confiável. Eles podem tolerar todo solo menos arenoso.

Plantio

O momento certo para plantar é na primavera e no verão. Prepare seu solo com antecedência, incorporando bastante adubo ou esterco e irrigue completamente alguns dias antes do plantio.

Se você está plantando algumas bananeiras, coloque-as a quatro metros de distância. Ao plantar, crie um montículo levantado ao redor da banana para melhorar a drenagem ao redor das raízes.

Rega

Regando Bananeira
Regando Bananeira

Certifique-se de que o solo está úmido, mas não encharcado. Verifique a camada superficial do solo antes de molhar — se a parte superior estiver seca, regue devagar e profundamente a planta. Em média, você pode esperar fazer isso a cada dois dias durante os meses mais quentes.

Fertilizante

As plantas de banana são muito nutritivas e necessitam de um alimento vegetal enriquecido com potássio. Aplique os alimentos vegetais em torno da zona das raízes a cada oito semanas, da primavera ao início do outono, e você promoverá o crescimento saudável das folhas e incentivará muitas frutas.

Colheita

Uma bananeira leva cerca de nove meses para amadurecer e produzir frutas, no entanto, é importante gerenciar o processo. Cada cacho de bananas é chamado de “mão” e cada banana individual é chamada de “dedo”. A haste inteira contendo várias mãos (e muitos dedos) é chamada de grupo.

Você pode ter que sustentar sua planta ou cacho como a fruta cresce mais pesada para evitar que ela caia. Também vale a pena espalhar a época da colheita para que você não fique com cachos de bananas maduras de uma só vez.

Você pode colher as mãos individuais das bananas antes que elas estejam maduras e permitir que elas amadureçam ainda mais dentro de casa. Se você deixar suas bananas amadurecer na árvore, elas estarão prontas para serem colhidas quando as pequenas flores no final estiverem secas e passarem facilmente.

Problemas

Cuidando de Bananeira
Cuidando de Bananeira

Há uma série de problemas de pragas e doenças que podem afetar as plantas de banana e a biossegurança, o que é um grande problema para a indústria de banana.

Nematoides, gorgulhos e tripes são as pragas mais comuns, enquanto a antracnose, a podridão mole do rizoma, a ferrugem da folha de bananeira, a mancha e a podridão da copa são doenças comuns.

Sabe-se que as doenças graves, como o topo de um monte e a doença do panamá, limpam todas as nossas fazendas e são monitoradas de perto pelas autoridades

Propagação

Se você já tem uma bananeira crescendo em seu quintal, à medida que amadurecem, eles começam a desenvolver ventosas que podem ser desenterradas com cuidado e removidas da planta-mãe quando as hastes têm cerca de cinco centímetros de espessura. Essas pequenas plantas podem ser plantadas em um local diferente no jardim.

Veja também

Para Que Serve a Amora Silvestre? Quais Seus Benefícios?

Plantas de Amora Silvestres são geralmente arbustos espinhoso do gênero Rubus da família das rosas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *