Home / Plantas / Banana Pão Benefícios

Banana Pão Benefícios

Definitivamente não está entre as mais conhecidas nas regiões brasileiras, não é mesmo? A banana pão aqui pelo Brasil é pouco encontrada. A maior concentração parece estar em Minas Gerais e Goiás. Talvez você a conheça por outro nome. A banana pão também é conhecida como banana tanga ou banana figo. Também é conhecida como banana marmelo. Ela lembra uma banana da terra mas pode ser consumida crua. Preparada de outras formas, porém, fica bem melhor. Vamos conhecer um pouco mais dessa variedade de banana?

Banana Pão ou Banana Saba

A banana pão é triplóide, resultado da hibridização de musa acuminata com musa balbisiana. É originária das Filipinas, onde costuma ser consumida principalmente como uma banana para cozinhar, embora também possa ser apreciada crua mesmo. É uma das variedades de banana mais importantes da culinária filipina. Também é conhecida por lá como banana de cardaba , embora esta variedade cardaba possa ser mais corretamente aplicado a uma cultivar muito similar, também classificada dentro do subgrupo da saba.

A banana pão provém de pseudocaules muito grandes e robustos que podem atingir seis ou até dez metros de altura, com seu “tronco” numa média de noventa centímetros de diâmetro. O tronco e as folhas são de cor azul-esverdeada escura. Como todas as bananas, cada pseudocaule floresce e produz frutos apenas uma vez antes de morrer, passando a vez para os brotos secundários. Um pseudocaule principal bem tratado pode produzir cerca de oito brotos secundários. As frutas ficam prontas para a colheita entre 150 a 180 dias após a floração, mais do que outras variedades de banana. Cada planta tem um rendimento potencial de 26 a 38 quilos por cacho.

Cachos de Banana Pão
Cachos de Banana Pão

A banana pão cresce melhor em solos férteis bem drenados com exposição total ao sol. Elas herdam a maioria das características da musa balbisiana, tornando-as tolerantes ao solo seco e às condições mais frias dos climas temperados. Eles exigem chuvas mínimas e podem sobreviver a longos períodos de seca, desde que seja fornecida irrigação adequada. No entanto, seus frutos
podem não amadurecer nessas condições. Dependendo da maturação, os frutos são distintamente quadrados e angulares. A carne é branca e rica em amido, tornando-a ideal para cozinhar. Eles geralmente são colhidos ainda verdes depois de cinco meses dias o plantio, especialmente se forem transportados por longas distâncias.

A Banana Pão na Culinária Filipina

A banana pão é uma das mais importantes cultivares de banana da culinária filipina. Os frutos fornecem o mesmo valor nutricional que as batatas. Eles podem ser comidos crus ou cozidos em várias sobremesas tradicionais filipinas e pratos como maruya / sinapot, turrón, halo-halo e ginanggang. Também é popular na Indonésia, Malásia e Cingapura em pratos como pisang aroma (semelhante ao turrón filipino), pisang goreng (banana frita), kolak pisang e pisang kepok kukus (banana no vapor).

A banana pão também é processada em um condimento filipino conhecido como ketchup de banana. A inflorescência vermelha escura da banana pão é comestível. As folhas verdes e cerosas também são usadas como invólucros tradicionais de pratos nativos no sudeste da Ásia. As fibras também podem ser retiradas do tronco e das folhas e usadas para fabricar cordas, esteiras e sacos.  Há pratos típicos feitos até com o pseudocaule da banana. A planta da banana pão também é cultivada como plantas ornamentais e árvores de sombra por seu grande tamanho e coloração vistosa.

O Valor Nutritivo da Banana

Embora existam numerosas variedades de bananas, elas são muito pouco diferentes nos aspectos de tamanho, coloração e mesmo no valor nutricional do fruto. O que diremos aqui portanto refere-se a composição nutricional da banana que, assim como o sabor difere um pouco entre uma e outra banana, os índices podem sofrer pequenas variações em quantidades de nutrientes.

A banana contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, assim como fibras e, consequentemente, eleva os níveis de energia imediatamente, de forma sustentável e substancial. A banana tem um teor muito alto de potássio, mas é baixa em sal, tornando-se o alimento perfeito para ajudar a superar a pressão arterial elevada. Contém um alto teor de ferro e pode estimular
a produção de hemoglobina no sangue, melhorando assim os casos de anemia. A banana contém calorias, proteínas, lípidos, carboidratos, fibra, vitaminas A e C e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro.

Quando comparado com a maçã, a banana tem quatro vezes mais proteína, o dobro dos hidratos de carbono, o triplo do fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e duas vezes as outras vitaminas e minerais; Além disso, é rico em potássio e representa um dos alimentos mais baratos que existem.

Benefício Nutricional da Banana

A banana é um alimento que faz parte da dieta para distúrbios intestinais devido à sua textura macia e suave. É uma das poucas frutas que podem ser consumidas sem inconvenientes em casos de ulceração crônica; Também neutraliza a hiperacidez e reduz a irritação, uma vez que reveste as paredes do estômago. O consumo de banana em meio as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e evita a sensação de desconforto de manhã. Devido ao seu alto teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, impedindo assim, o uso de laxantes.

Pode ser consumido em pacientes que devem ganhar peso. Em caso de hipertensão arterial, já que o potássio que contém ajuda a reduzir o sódio do sangue e, portanto, reduz a tensão arterial. No caso de atletas que perdem sais minerais devido à competição. Contém fibras, o que ajuda a evitar a constipação. A inclusão da banana como parte da dieta regular, pode reduzir o risco de morte por acidente vascular cerebral em até 40%.

Uma das maneiras mais rápidas de combater uma grande ressaca é tomar uma vitamina de banana adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, aumenta os níveis reduzidos de açúcar no sangue, enquanto o leite acalma e reidrata o seu sistema. A banana tem um efeito antiácido natural no corpo. Então, quem sofre de azia pode comer uma banana para obter um alívio relaxante.

Veja também

Damasco Seco

Damasco Seco, Como Consumir? Damasco Seco Precisa Lavar?

Ter uma alimentação saudável com certeza é uma parte essencial e extremamente necessária para se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *