Home / Plantas / Alecrim Rasteiro: Características, Benefícios, Cultivo e Fotos

Alecrim Rasteiro: Características, Benefícios, Cultivo e Fotos

Pelo menos uma variedade de alecrim é absolutamente essencial em um jardim de ervas culinárias que se preze, a erva Rosmarinus officinalis ‘Prostratus Group’, ou alecrim rasteiro.

Nome científico: Rosmarinus officinalis var. prostratus

Nome comum: Alecrim Rasteiro

Família: Lamiaceae

Ordem: Lamiales

subclasse ou classe: Asteridae

Características

Seu reclame comercial on-line  anuncia:

Compre Rosemary ‘Prostate’ on-line

Arbusto baixo que se espalha no chão em vez de crescer com galhos eretos. Atinge uma dimensão final de 35 cm de altura e mais de 1 m de diâmetro. Folhagem aromática e perene. Suas folhas verde-escuras são pontudas como agulhas; o seu aroma é semelhante ao da cânfora e do seu sabor picante.

Não é uma propaganda enganosa!!!

O alecrim rasteiro é realmente uma espécie que apresenta um desenvolvimento diferente entre todas as suas variedades, pois com o crescimento, a planta se torna pendente. Seu tempo de vida é longo, vivendo acima de três anos.  É uma planta que cresce espontaneamente em algumas regiões em torno do Mediterrâneo, esta planta é presença marcante no  mundo rural daquelas terras.

O alecrim rasteiro é uma erva perene, arborizada com folhas perfumadas que  ao contrário da maioria dos pés de alecrim apresenta um  baixo crescimento rasteiro ideal para cobertura de solo.  A floração pode ocorrer diversas vezes ao ano.

Cultivo do Alecrim Rasteiro

Recomendada para taludes, zonas inclinadas ou vasos, porque assume um hábito de crescimento horizontal, cobrindo áreas enormes e estabelece um eficiente controle de infestação de insetos. É muito prática em zonas de solos mais pobres ou inacessíveis. Ela parece natural em vasos, lembrando sempre de colocá-lo em um local que receba de 5 a 6 horas de sol/dia, cestas de suspensão e se envolve facilmente em torno de quadros de arame circular para criar cercas vivas.

Este alecrim rastejante é um perene tenro com folhagem verde perfumada e flores de primavera / verão azul pálido. É nativa da região do Mediterrâneo e, como tal, prefere um solo leve e arenoso, que satisfaz plenamente as suas escassas necessidades alimentares. Tendo dito isto, o alecrim é tolerante à maioria das condições do, mesmo solos secos e calcários, desde que não seja dentro de manguezais e alagadiços. Ele vai suportar bem  geadas se as condições não forem ventosas e excessos de chuvas  também.   Fiel às suas origens é cultivada bem em áreas temperadas e ensolaradas, embora precise de muita água e solos úmidos durante o verão.

Se não for podada, a planta pode ficar desarrumada e espalhada, por isso deve ser podada após a floração para mantê-la compacta. Como um guia, podar após o primeiro fluxo principal de flores. Colheita regular das folhas, especialmente as pontas dos galhos para cozinhar funciona como um regime de poda em curso e ajuda a manter a planta espessa e compacta.

Descrição

O alecrim rastejante apresenta  folhas aromáticas em forma de agulha verde-escuras em hastes prostradas arqueadas, por isso é muito compacto e ideal para um jardim menor, onde uma  variedades maiores não caberiam ou apenas para fazer uma mudança das variedades usuais mais eretas.

É um forte crescimento de folhas verde-escuras emitindo um cheiro forte, especialmente quando plantadas em pleno sol, onde esta planta do Mediterrâneo se torna muito vistosa. O alecrim é muito atraente para as abelhas e outros insetos polinizadores também. Símbolo de amizade e fidelidade, muitas flores parecem brancas dependendo do tipo de solo, disponibilidade de água ou nutrientes.

Utilidades

As folhas de Rosmarinus officinalis ‘Prostratus Group’ ou alecrim rastejante, são extremamente aromáticas e podem ser finamente picadas e usadas para dar sabor a uma variedade de pratos, especialmente recheios. Muitos cozinheiros simplesmente cortam raminhos de alecrim e colocam com carnes assadas, especialmente cordeiro, porco, frango e peru. Bonito quando picado e adicionado para assar batatas e ótimo em molhos à base de tomate.

As folhas também podem ser transformadas em chá para ajudar na digestão. As folhas podem ser secas para adicionar aos pratos também. Você pode usar as folhas em uma infusão para a água do banho também para ajudar a relaxar os músculos enquanto estimula a mente. É, naturalmente, destilado em um óleo essencial também e adicionado a muitos produtos cosméticos. Diz-se que a planta herbácea de alecrim ajuda na memória e, na verdade, na linguagem das flores, é usada para denotar lembranças. Diz-se também prolongar a vida!

Benefícios do Alecrim Rasteiro

Suas utilidades são muitas e em diferentes áreas. Na culinária as folhas tanto frescas como secas são utilizadas, além de para temperos, em macerações com óleo ou vinagre e frescas em salada. Na medicina, promove a circulação e diminui o endurecimento arterial como uso tópico e é eficaz para depressões leves, enxaquecas e dores de cabeça em infusão. É usado como cosmético em perfumes e enxaguamento capilar. Finalmente, é dado um uso ornamental (em jardinagem, bouquets, pomares) e doméstico (galhos frescos colocados nos quartos  afastam os insetos e aromatizam o ambiente). Seu uso não é recomendado para pessoas que sofrem de ataques epilépticos, além disso, também é contra indicada durante os períodos de gestação e lactação, devido à sua forte composição química.

O alecrim é um tempero culinário amplamente utilizado. Rosemary às vezes tem sido tradicionalmente dito para crescer apenas em jardins de casas onde a “amante” é verdadeiramente o “mestre”.  A planta tem sido usada na medicina tradicional por suas propriedades adstringentes, tônicas, carminativas, antiespasmódicas e diaforéticas. Os extratos e o óleo volátil têm sido usados ​​para promover o fluxo menstrual e como abortivos.

Extratos de alecrim são comumente encontrados em cosméticos, e uma loção da planta tem sido dito para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a calvície.  Relatos históricos sobre o uso terapêutico do alecrim como planta medicinal estão disponíveis. A planta do alecrim é uma das mais antigas ervas medicinais conhecidas, foi usado séculos atrás para melhorar a função mental e a memória.

Não é de surpreender que o sabor e aroma do alecrim da erva, historicamente utilizado para fortalecer a memória, seja inesquecível. O alecrim tem um sabor aromático único, semelhante a um pinho, equilibrado por uma rica pungência, uma combinação que evoca a floresta e o mar. Seu sabor memorável e benefícios exclusivos para a saúde fazem com que seja uma erva indispensável para todas as cozinhas.

 

Veja também

Arroz Selvagem: Pipoca, Calorias: Combina Com o Que?

O arroz selvagem pertence a um gênero de plantas monocotiledôneas da família do poaceae (a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *