Home / Natureza / O Que os Gansos Comem?

O Que os Gansos Comem?

Os gansos foram as primeiras aves a serem domesticadas no mundo, pois a sociabilidade delas é superior a qualquer outra. São aves que estão presentes em várias partes do mundo, principalmente em rios e lagos. As aves domesticadas fazem parte dos sítios e das fazendas, servindo como animais de estimação, que protegem os ambientes e arredores.

Os principais gansos que são utilizados como animais de estimação são os Gansos Sinaleiros. Aprenda mais sobre eles clicando em GANSOS SINALEIROS.

Gansos Vivem Na Água, Mas Comem Sempre no Solo

A maioria das aves aquáticas se alimentam de algas e animais aquáticos, mas os gansos mantem uma alimentação com tudo aquilo que vem da terra, principalmente as hortaliças, como raízes da mandioca, da batata, de cenouras, de beterrabas, cavando o solo no intuito de achar as melhores partes. Os gansos também comem verduras que brotam na superfície da terra, como alface, brócolis, couve-flor e também se alimentam de legumes, como a berinjela e os pimentões.

Os gansos são criaturas herbívoras e ovíparas (cabendo pequenas exceções carnívoras em seu cardápio), pois estas podem ainda consumir ovos de patos e de marrecos. Essas aves também se alimentam de frutas e sementes que caem das árvores. Os gansos domésticos são alimentados basicamente de ração específica, ou da mistura de grãos e folhagens que formam uma dieta baseada em bastante nutrientes vindos da terra.

Um ganso selvagem como o Ganso Sinaleiro Africano, por exemplo, pode comer até um quilo de folhas por dia ou perto desse valor se for alimentado com ração.

Alimentar os Gansos Pode ser Prejudicial Para Eles

É muito comum de ver pessoas em parques alimentando vários animais, o que pode ser uma prática inviável para as espécies. E por quê? Alguns animais, principalmente os animais que podem ser domesticados, como os gatos e os gansos, tendem a estreitar a relação com as pessoas que os alimentam, ficando assim dependente de tais pessoas, perdendo o interesse em procurar por alimento por conta própria. Isso, no final de contas, fará o ganso se tornar dependente de uma pessoa que nem sempre estará ali para alimentá-lo.

Alimentação Ideal dos Gansos
Alimentação Ideal dos Gansos

Os gansos domesticados se acostumam com os horários de refeições e sabem que sempre terão comida, mas os silvestres, a partir do momento em que ganham comida fácil, deixarão de se preocupar com o fato de terem que procurar por conta própria.

Gansos em Áreas Rurais
Gansos em Áreas Rurais

Em áreas rurais ou parques públicos que possuem rios ou lagos, é muito comum encontrar gansos, e dessa forma é importante entender o porquê de haver placas que indicam para que não alimentem os animais, pois esses criam alianças com os visitantes e acabam deixando seus instintos naturais de lado.

As Melhores Maneiras de se Alimentar Os Gansos

Os gansos são criaturas conhecidas pelo temperamento explosivo. A partir do momento em que esses batem as asas, é melhor se afastar, porque o ganso empreenderá uma corrida desesperadora em cima de sua vítima. Por essa razão, é importante manter as crianças longe dos gansos, porque essas são presas fáceis para levarem bicadas, que podem ser bastante doloridas e, em caso de regiões como os olhos, pode até mesmo cegar. Se o ganso abrir as asas ou se ele levantar o pescoço e grasnar altamente, mostrando sua língua, pode ser certeza que alguém o irritou o suficiente. Nesse momento, o ideal é sair de perto de fininho.

O primeiro passo, portanto, é analisar se o ganso está manso e se não há, no ambiente, elementos que podem assustar o animal, como outras pessoas circulando ou barulhos estridentes. Os gansos são sensíveis a barulhos e reagem a tudo.

Os gansos, apesar de poderem ser domesticados, são criaturas bastante rústicas, morando em ninhos bem aconchegantes ou em restos de construções abandonadas. Portanto, esses não seriam diferentes na hora de comer.

Ganso Comendo
Ganso Comendo

Se a intenção for dar comida para um ganso, que essa comida esteja em algum recipiente, ou até mesmo no solo, mas essas comidas nunca devem ser oferecidas diretamente da mão da pessoa, pois o animal não distinguirá nada com nada e morderá, sem dúvidas, os dedos do indivíduo.

O Que Dar Para o Ganso Comer?

A ideia de não alimentar um ganso se dá pelo fato de que esses estão inseridos em um ambiente natural, em que os mesmos precisam se focar na procura de alimentos, e se as pessoas externas passarem a ter influência nesse habitat, poderá haver um desbalanceamento na ordem natural.

Caso os gansos sejam criados em fazendas, sítios ou parques privados, seus tutores terão a obrigação de alimentar essas aves, pois nem sempre o ambiente externo terá elementos o suficiente para saciar a fome do animal. Nesses casos, é importante saber que os alimentos preferidos dos gansos são as verduras, que são as folhagens verdes e os talos e caules de várias hortaliças. Além de saciarem o apetite da ave, tais alimentos farão um bem extremo a elas.

É absolutamente importante saber que os gansos não comem apenas hortaliças, e que esses, por vezes, consomem outros alimentos providos pela natureza. Nisso está inclusivo a ingestão de pequenos peixes e moluscos.

O Cuidado com Alimentos Não Indicados
O Cuidado com Alimentos Não Indicados

Por outro lado, precisa haver uma análise, também, sobre o que não dar para os gansos comerem. Não significa que se não for dado, por exemplo, um pão francês com manteiga, o ganso não irá comer. Com certeza ele irá, assim como biscoitos recheados, restos de comida e massas. Mas, nesse momento, há a necessidade de pensar sobre a vida do animal, que pode sofrer uma intoxicação alimentar ou até mesmo ficar obeso e não conseguir procurar por alimento.

Se sua intenção for conhecer tudo sobre os gansos, é possível fazer isso acessando outros artigos no site Mundo Ecologia:

COMO FAZER NINHO PARA GANSO;

COM QUE IDADE O GANSO COMEÇA A BOTAR?

A REPRODUÇÃO DO GANSO SINALEIRO

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *