Home / Natureza / Cerca Viva Com Manacá-de-Cheiro: Como Fazer e Fotos

Cerca Viva Com Manacá-de-Cheiro: Como Fazer e Fotos

O manacá é uma árvore única e exclusiva da nossa amada flora brasileira, sendo uma das poucas espécies de plantas no mundo inteiro que possui três colorações de flores em um único exemplar ao mesmo tempo, em tons de violeta, azul e branco.

O manacá também é conhecido como Manacá-da-Serra e Manacá-de-Cheiro, onde o primeiro nome está diretamente ligado ao lugar onde o manacá é mais comum no Brasil, que é no trecho de serra que passa pela Mata Atlântica, bioma esse que comporta o maior número de árvores de Manacá no Brasil.

O manacá-de-cheiro é uma das principais árvores que podem ser vistas quando se passa pela serra de Curitiba que desce até o litoral paranaense na cidade de Paranaguá, por onde vai até Morretes e Antonina, onde a Ilha do Mel, apesar de não estar nesse curso, fazer parte desse verdadeiro santuário paranaense de cultura e tradição.

Para se ter ideia, o passeio de trem que compreende esse trecho da Mata Atlântica da qual o Manacá-de-cheiro é uma das principais atrações, principalmente na primavera, é considerado um dos mais lindos do mundo inteiro. Caso haja interesse em saber mais sobre valores e informações relativas ao turismo, clique aqui.

Como Plantar Manacá-de-Cheiro

Para saber como fazer uma cerca viva do manacá-de-cheiro, será necessário, primeiramente, saber como plantar individualmente uma dessas árvores.

O manacá-de-cheiro é uma árvore de porte grande, pois pode atingir medidas de até 10 metros de altura, ou seja, ela se compara com um pé de goiabeira ou um pé de sombreiro.

Para plantar um manacá-de-cheiro, é necessário que haja bastante espaço, e que o mesmo seja plantado distantemente de locais de construções, pois suas raízes podem facilmente mexer nas estruturas mais sensíveis e acabar desestabilizando tais construções, como muros e paredes.

Árvore Manacá-de-Cheiro
Árvore Manacá-de-Cheiro

Ou seja, para plantar o manacá-de-cheiro, é necessário ter um espaço grande e amplo, como um quintal com um espaço aberto, preferencialmente.

Felizmente é possível, também, plantar o manacá-de-cheiro em áreas menos amplas, porém, será necessário realizar constantes podas para fazer com que a árvore permaneça dentro de determinado comprimento para que a mesma não adentre espaços que não deveria, por exemplo.

No Paraná, o manacá-de-cheiro é bastante comum nos canteiros com menos de 1 metros de largura entre a calçada e o asfalto, mas em muitos locais é possível ver que as raízes acabam quebrando parte da calçada pelo fato de que não houve o plantio correto desse rizoma dentro de um espaço confinado.

Quando a ideia é plantar uma árvore ou uma planta que possui raízes que se alastram, é necessário criar um caixote de ferro ou madeira sem fundo, para dessa forma fazer com que a raiz de tal árvore não passe do limite do caixote. Essa técnica é amplamente utilizada e não prejudica o desenvolvimento da árvore se o solo for nutrido o suficiente.

Como Fazer Cerca Viva de Manacá-de-Cheiro

Como pode ser visto anteriormente, é necessário que haja determinadas precauções ao se plantar um pé de manacá-de-cheiro, pois caso essas medidas não sejam tomadas com antecedência, a árvore pode crescer desordenadamente, e isso será muito pior se a intenção for fazer uma cerca viva de manacá.

  • Plantio 

Para que uma cerca de manacá-de-cheiro seja feita, é necessário plantar as sementes ou o rizoma da árvore com uma distância de 50 centímetros uma da outra.

  • Raiz 

Para que a cerca viva venha ficar estável e plana, será necessário controlar a ramificação da raiz, por isso é bom condicionar o crescimento dessas raízes em caixotes sem fundo, pois a raiz ao invés de crescer para os lados, crescerá para baixo do solo.

  • Poda 

Para fazer uma cerca viva bonita, será necessário realizar a poda do manacá-de-cheiro, pois dessa forma será possível controlar seu crescimento tanto para os lados quanto para cima. A dica mais valiosa é deixar que os galhos das árvores cresçam o suficiente para que os mesmos se entrelacem e a partir de então realizar a poda de suas extremidades para que elas fiquem ordenadas.

É Possível Fazer Cerca Viva com o Manacá-de-Cheiro-Anão

Apesar do manacá-de-cheiro ser uma árvore de porte grande e crescer até 10 metros de altura (e algumas vezes até mesmo passando essa estatura média), muitas vezes é possível ver o manacá-de-cheiro sendo plantado até mesmo em vasos que podem ficar, inclusive, dentro de casa.

Como isso é possível, afinal? Isso ocorre devido ao fato de que existe um cultivar anão do manacá-de-cheiro (Tibouchina mutabilis “nana”), que pode chegar a medir de 1 metro até 2 metros de altura. Se não houver uma poda devida, esses cultivares, apesar de serem chamados de “anões”, podem alcançar até 7 metros de altura.

Manacá-de-Cheiro-Bonsai
Manacá-de-Cheiro-Bonsai

O manacá-de-cheiro-anão também é comumente chamado de manacá-de-cheiro-bonsai.

Dessa forma, é possível encontrar exemplares do manacá-de-cheiro em seu cultivar anão, sendo possível assim criar uma cerca viva de menor estatura e com um cultivar mais simples, já que a poda pode ser mais facilmente controlada.

Cuidados com o Plantio de Manacá-de-Cheiro

Já foi dito anteriormente que é necessário tomar precauções quando se trata de plantar o manacá-de-cheiro, pois essas árvores tomam proporções que podem passar os 10 metros de altura, e isso é refletido também em suas raízes, que irão se espalhar pelo chão e muitas vezes se sobressair ao solo se plantadas não muito fundo no sob os mesmos.

É comum encontrar moradores que possuem árvores de porte grande que acabam sendo prejudicados com suas raízes, pois essas plantas ficam perto das divisões de muros, e as raízes são fortes o suficiente para mexer com a estrutura de construções desse porte.

É muito comum em cidades desde o Rio Grande do Sul até o Paraná, que são grandes cultivadores de manacá-de-cheiro, que as árvores plantadas em canteiros de ruas venham a arrancar o meio-fio ou quebrar parte da calçada onde foram plantadas.

O que achou desse post? Tirou bastante dúvidas? Deixe sua opinião conosco para melhorarmos cada vez mais e assim sempre disponibilizar mais informações para vocês, nossos queridos leitores.

Aproveite e veja mais posts sobre o manacá-de-cheiro aqui em nosso site Mundo Ecologia:

Veja também

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *