Home / Natureza / Tudo Sobre Solo Calcário

Tudo Sobre Solo Calcário

O solo calcário é um tipo de terra muito procurado por agricultores. Pode ser que você não tenha muita informação sobre este tipo de solo, mas, saiba que ele é rico em nutrientes para qualquer tipo de semente que adentra.

Definição – Tudo sobre este tipo de solo

O calcário é uma rocha sedimentar, formada pela deposição e subsequente cimentação na superfície da terra dentro de corpos de água. Restos esqueléticos de criaturas aquáticas contêm minerais como calcita e aragonita. Estas são diferentes formas cristalinas do sal carbonato de cálcio (CaCO3), que é a composição primária do calcário.

O calcário é uma rocha comum. Uma em cada dez rochas sedimentares é um calcário. É uma das rochas mais úteis disponíveis no planeta. A solubilidade e a cor do calcário muitas vezes o tornam semelhante a outras rochas sedimentares, como dolomita e dolostona.

O primeiro homem a fazer essa distinção foi o geólogo esloveno Belsazar Hacquet, que descobriu que o calcário tinha propriedades químicas diferentes das outras rochas com as quais se assemelhava.

Outros Nomes Dados ao Calcário

O calcário é — às vezes — chamado de cal agrícola, ou simplesmente apenas calcário, devido à sua utilidade no campo. A cal agrícola é considerada um condicionador do solo e é um aspecto importante da jardinagem, pois muitos gramados e jardins precisam de calcário para fornecer cálcio ao solo.

Também aumenta o nível de pH do solo ácido, reduzindo assim a acidez e aumentando a alcalinidade do solo.  Pode permitir a penetração da água e melhorar a fluidez do solo ácido. Muitas plantas, como feijões e tomates, requerem altos níveis de nitrogênio, fósforo, cálcio, potássio e magnésio, os quais são melhorados pela adição de calcário ao solo.

Solo de Jardins

Você pode dizer se o seu solo precisa de cal pela condição de suas plantas. Jardins que têm solo ácido resultam em crescimento insalubre de ervas e arbustos. Alguns deles têm suas folhas amareladas, enquanto alguns experimentam raízes queimadas.  No entanto, o único método preciso para saber se o solo do seu jardim precisa de cal é fazer com que seja analisado usando um kit de teste de solo ou passando por um laboratório de testes de solo.

Como Adicionar o Calcário no Solo?

Para adicionar calcário ao seu solo, você precisará de uma máscara facial, um litro de água destilada e um testador de nível de pH (tornassol, pH universal ou qualquer outra ferramenta).

Colocar uma máscara facial é muito importante, pois o processo cria muita poeira.

Prepare uma concentração de água destilada e solo e faça uma leitura de pH. Se estiver baixo, adicione mais limão e, se estiver alto, adicione mais água.

Selecione uma quantidade adequada para suas plantas e adicione a mistura ao seu solo. Espalhe uniformemente ao longo dos 20 centímetros superiores do solo.

O padrão geral deve ser em torno de duas colheres por nível de pH por metro quadrado. Pode levar alguns meses a um ano para estabilizar o nível de pH.

Adicionar o Calcário no Solo
Adicionar o Calcário no Solo

O calcário agrícola e o calcário dolomítico são os dois tipos de cal utilizados pelos jardineiros e agricultores para melhorar as condições do solo.

O calcário agrícola contém cálcio, enquanto o calcário dolomítico contém cálcio e magnésio.  Ambos os tipos de calcário são benéficos, mas alguns agricultores preferem usar a dolomita para combater as deficiências de magnésio nas plantas.

Confira outros benefícios da cal para a terra:

Calcário Corrige o pH do Solo

As chances são de que o solo em seu campo ou jardim se torne ácido ao longo do tempo devido a vários fatores, incluindo decomposição de material orgânico e erosão.

O calcário aumenta o nível de pH para uma faixa neutra benéfica para as plantas, normalmente entre 5,5 e 6,5. Se o pH é ácido e abaixo de 5,5, ou se o pH é alcalino e acima de 6,5, isso irá criar uma deficiência de nutrientes em suas plantas.

Você pode melhorar a qualidade nutricional de suas plantações usando calcário na quantidade recomendada.

O Calcário Aumenta a Eficácia de Alguns Herbicidas

Calcário Dolomítico
Calcário Dolomítico

A estrutura do solo em seu campo ou jardim melhora com a adição de calcário para corrigir o nível de pH do solo.

Devido a essa melhoria, os nutrientes são mais bem absorvidos e suas plantas podem reter mais água.  Além disso, os herbicidas trabalham de forma mais eficiente em um ambiente neutro baseado em pH e quebram mais rapidamente.

O Calcário Previne Toxicidades no Solo

Homem Aplicando Calcário no Solo
Homem Aplicando Calcário no Solo

Quando o solo em seu campo ou jardim atinge um nível de pH ácido, certos nutrientes, como alumínio, manganês, cálcio, magnésio, fósforo e ferro, elevam-se a níveis tóxicos. Não só o calcário impedirá a acumulação destes nutrientes, mas também melhorará com segurança o nível de cálcio.

Origem

O calcário tem duas origens: (1) precipitação biogênica da água do mar, sendo os agentes primários os organismos secretores de cal e os foraminíferos; e (2) transporte mecânico e deposição de calcários preexistentes, formando depósitos clásticos. Travertino, tufa, caliche, giz, sparite e micrite são todas as variedades de calcário.

O calcário há muito tempo fascina os cientistas da terra por causa de seu rico conteúdo fóssil. Muito conhecimento da cronologia e desenvolvimento da Terra foi derivado do estudo de fósseis incorporados em calcário e outras rochas carbonáticas.

O calcário também tem importância comercial considerável. Os calcários enriquecidos em fosfato pela ação química das águas oceânicas constituem a principal fonte de matérias-primas para a indústria de fertilizantes.

Quando aquecidas a temperaturas de 900 a 1.000 ° C (1.650 a 1.800 ° F), os calcários dissociarão o carbonato de cálcio e produzirão dióxido de carbono e cal, este último tendo aplicações importantes na fabricação de vidro e na agricultura.

Certas variedades de calcário também servem como pedras de construção; eles são amplamente utilizados para pisos, revestimentos exteriores e interiores e monumentos.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *