Home / Natureza / Permeabilidade do Solo Argiloso

Permeabilidade do Solo Argiloso

O solo argiloso é um dos mais conhecidos tipos de terra para se usar. Porém, não é porque ele é famoso que seu uso é fácil. Muito pelo contrário! Alguns ainda possuem uma dificuldade imensa de manusear o solo argiloso.

Além disso, a falta de conhecimento sobre o solo aliada ao despreparo para o cuidado — tanto em ferramentas quanto em processos — fazem com que o solo argiloso seja muito prejudicado por inexperientes. Por mais que a intenção seja boa, devemos ter o mínimo de cuidado e informação para mexer com a terra!

Dados sobre a permeabilidade dele podem ajudar. Isso é uma chave que muitos têm compreendido e utilizado em suas hortas particulares. Que tal descobrir mais sobre isso? Aqui você verá diversos dados sobre este tipo de solo, e algumas comparações com outros tipos de terra. Prossiga com o artigo!

Porosidade, Permeabilidade e Águas Subterrâneas

Tipos de Solo Argiloso
Tipos de Solo Argiloso

Para discutir questões relacionadas ao suprimento de água, você deve entender como a água subterrânea se move ou está contida na rocha subterrânea.

A água subterrânea é armazenada em pequenas fendas e vazios no solo e no leito rochoso.

Porosidade é a proporção de um volume de rocha ou solo que consiste em espaços abertos. Rochas ígneas e metamórficas, como granito e xisto, têm baixa porosidade, a menos que sejam fraturadas. No entanto, muitas rochas sedimentares podem ser bastante porosas.

A porosidade nos diz quanta água a rocha ou o solo podem reter. A permeabilidade é uma medida da facilidade com que a água pode viajar através do solo poroso ou do leito rochoso.

Solos e sedimentos soltos, como areia e cascalho, são porosos e permeáveis. Eles podem conter muita água e flui facilmente através deles. Embora barro e xisto sejam porosos e possam conter muita água, os poros desses materiais de grão fino são tão pequenos que a água flui muito lentamente através deles. A argila tem uma baixa permeabilidade.

Más Escolhas Quanto ao Solo

A maioria de nós não é abençoada com a escolha do solo. Estamos presos com o que temos. E parece que, onde quer que nos movamos, ficamos presos ao barro. Não que o solo não seja perfeito (para ser ecologicamente correto) para o uso pretendido.

Se você enfrentar um problema semelhante, não se preocupe. Se seu solo tem mais ou menos argila, contanto que você entenda com o que está trabalhando e o mantenha ao longo dos anos, adicionando matéria orgânica e tratando a estrutura do solo corretamente, você pode obter o melhor dos solos argilosos e desfrutar uma horta produtiva.

A Argila é mais Promissora

Antes de tentar administrar o solo argiloso em sua horta, ajuda a ter um pouco de conhecimento sobre a mineralogia do solo. A fração mineral de um determinado solo consiste de partículas de areia, silte e argila.

Partículas de argila são as menores das três, silte são de tamanho intermediário e areia, a maior. Partículas de argila, de ponta a ponta e lado a lado em planos extensos, são empilhadas em uma matriz semelhante a um sanduíche e mantidas juntas por forças eletroquímicas.

Esse empilhamento de partículas de argila dispostas horizontalmente resulta em uma grande área de superfície. Como as partículas individuais de argila são carregadas negativamente, elas têm a capacidade de atrair e reter, ou absorver, elementos carregados positivamente (chamados cátions), como amônio, potássio, cálcio, magnésio e outros oligoelementos.

Os solos argilosos são relativamente férteis devido a essa capacidade de absorver esses importantes nutrientes vegetais. Por outro lado, as partículas de areia única e não carregada nos solos arenosos não têm capacidade para absorver os cátions e, portanto, contribuem muito pouco para a fertilidade do solo.

Textura do Solo

A designação textural de um solo é determinada por suas porções relativas de areia, silte e partículas de argila, e indica qual dos três mais influencia as propriedades do solo.  Propriedades de areia, silte e argila são obviamente dominadas por essas respectivas frações. Por exemplo, os solos argilosos (geralmente mais de 40% de argila) são frequentemente mal drenados.

Por outro lado, solos francos bem drenados são misturas de areia, silte e argila em proporções aproximadamente iguais, e são bem drenados. Um arenoso, no entanto, tem muito mais areia e muito menos argila do que um barro argiloso.

Estrutura do Solo

Estrutura do Solo
Estrutura do Solo

A textura do solo é uma propriedade inerente do solo que você — caso seja jardineiro — não pode mudar (exceto através de intervenções extremas). Em vez disso, você deve direcionar seus esforços para melhorar a estrutura do solo.

A estrutura do solo é definida pela maneira como as partículas do solo são montadas como agregados. Em solos argilosos, as partículas de argila são tipicamente dispostas ao longo de um plano horizontal em uma estrutura semelhante a uma placa.

Quando essas agregações horizontais são empilhadas e consolidadas ao longo do tempo, elas podem ser bastante rígidas e pegajosas. Seu objetivo na melhoria da estrutura do solo é conseguir uma agregação estrutural mais frouxa, mais granulosa ou granulosa. Um solo com a última estrutura tem uma consistência frágil.

O Cultivo da Terra (Tilth)

O cultivo da terra ou lavoura (com o termo em inglês Tilth) é a condição física do solo no que se refere à facilidade de lavoura, qualidade da sementeira, facilidade de plantio e penetração profunda das raízes.

Um solo que drena bem (ainda tem capacidade de retenção de água), não crosta, absorve a água rapidamente, facilita a aeração, e não faz torrões é dito ter bom tilth. E com a estratégia de gerenciamento correta, um bom tilth é possível em um solo argiloso.

Veja também

Fruta Figo

Figo: Segredos de uma Fruta Milenar

Você já teve o prazer de saborear um figo suculento? Essa fruta milenar possui uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *