Home / Natureza / Como Fazer Um Terrário De Orquídeas Passo A Passo

Como Fazer Um Terrário De Orquídeas Passo A Passo

Respondendo a primeira pergunta que pode lhe vir à cabeça: um terrário é um tipo de recipiente onde será recriado o ambiente em que uma planta vive originalmente, com fatores presentes na natureza, tal como substrato e apenas um tipo de ar.

Basicamente, o terrário é um pequeno ecossistema que pode, até mesmo, funcionar de forma independente, sem a necessidade rega.

Para saber mais sobre esse tipo de terrário, continue com a leitura!

Os terrários não servem apenas para dar mais naturalidade a uma planta, mas tem sido amplamente utilizado para serem usados como peças decorativas de ambientes internos e externos.

Os terrários são tão versáteis, que é possível combinar vários elementos para que os mesmos combinem a decoração de um determinado lugar.

Além do mais, os terrários podem possuir diferentes tamanhos, sendo pequenos ou enormes, criando em garrafas pets ou nas lindas redomas de vidro.

Os terrários podem ser simples ou extremamente arranjados, e isso dependerá do empenho da pessoa que quer construir ou comprar um já pronto.

Muitas pessoas criam terrários para que as plantas saiam dos vasos e passem a fazer parte de um ambiente mais natural, rico e diversificado.

O terrário de orquídea não consegue ser tão versátil quanto os terrários diversos, que comportam dezenas de plantas.

A orquídea é uma flor que cresce para cima, e não para os lados, por isso o terrário precisa ser vertical ou dentro de uma redoma que comporte seu tamanho. O quão vertical? Isso irá depender da espécie da orquídea.

Construa Seu Terrário Aberto De Orquídeas Passo A Passo

O terrário aberto de orquídea é um tipo de terrário ornamental que pode substituir os vasos comuns.

Antes de tudo, será necessário ter um conhecimento prévio da espécie da orquídea, para se ter ideia do tamanho que a mesma ficará, pois o terrário deve possuir medidas que não deixem a planta passar da fora do recipiente, se não ela ficará recebendo ações de dois tipos de ambientes diferentes.

Com isso em mente, é possível que você crie um terrário de madeira, de vidro, de plástico, de PVC, de barro, de acrílico e até mesmo de xaxim, além de demais materiais.

A preferência é por materiais que deixem a planta à mostra, como vidro, plástico ou acrílico.

Com esses itens determinados, você começará o processo de estruturação do terrário de orquídea.

No fundo do terrário, será necessário o forramento com pedra, pois elas irão influenciar na filtragem da água.

Depois da pedra, é aconselhável colocar carvão misturado com cascos de pinus, e em seguida borrifar água com bicarbonato de sódio em cima.

Durante esse processo de estruturação, você precisará equilibrar a orquídea no meio para a mesma ficar em pé em meio aos pedaços de pedras, carvão e pinus.

Como Fazer A Manutenção Do Terrário Aberto De Orquídea

Ao construir um terrário de orquídea, é importante ter um controle absoluto sobre a quantidade de água a ser utilizada nas regas.

A partir do momento em que o substrato de carvão e pinus começarem a apresentar encharco, a raiz da orquídea começará a apodrecer. Se você conseguir perceber isso, controle melhor a quantidade de água.

Para perceber se a orquídea está hidratada ou não, enfie o dedo no substrato, se o dedo vier a ficar sujo, significa que o substrato está úmido, caso contrário, regue a planta, sem molhar as flores.

Após efetuar a rega da orquídea, é necessário evitar os locais onde há acúmulo de água, espalhando a mesma ou secando com um lenço.

Além de garantir longevidade à orquídea, essa ação evita acúmulo de possíveis larvas que serão nocivas à planta, ao ambiente e às pessoas.

Como Construir Um Terrário Fechado De Orquídeas Simulando Um Ambiente Natural?

O terrário ideal para as orquídeas é aquele em que há uma simulação perfeita de um ecossistema, e para que isso ocorra, é necessário construir um terrário fechado, por onde a água não possa escapar.

O mais indicado para esse tipo de terrário, é comprar um terrário de vidro, podendo ser pequeno ou grande, dependendo do tipo da orquídea, e que seja em formato de redoma.

Para realizar a camada de drenagem, pode ser usado pedra ou argila expandida. O substrato pode ser feito com terra bem nutrida, ou pedaços de pinus que irão fornecer nutrientes à orquídea.

Terrário Fechado De Orquídeas
Terrário Fechado De Orquídeas

Nessas horas, alguns itens de decoração podem fazer parte do terrário, para deixa-lo mais encantador. Itens como musgo verde e pedras brancas darão um aspecto único ao terrário. Você, ainda, pode utilizar outras plantas de menor tamanho para enfeitar seu terrário.

Preferencialmente, utilize plantas rasteiras de pequeno porte, para que as mesmas não deixem a orquídea escondida.

O posicionamento da orquídea não deve ser feito diretamente na terra, mas sim no substrato. Caso você tenha dúvidas sobre que tipo de substrato deve usar, você pode comprar em lojas de jardinagem, um pacote de substrato para orquídeas.

Antes de fechar o terrário, é necessário fazer a única rega, para que a mesma possa fazer o processo de renovação do ar.

Ao regar o terrário, nunca molhe a flor, molhe apenas o solo e as plantas ao redor que também servirão para ajudar no processo de filtragem do ar.

Um Terrário De Orquídeas Fechados: A Orquídea Sobrevive Ou Não?

Essa é uma das maiores dúvidas sobre a construção de um terrário fechado, onde muitas pessoas optam por ter terrários abertos.

Na verdade, um terrário fechado pode sobreviver mesmo sem a necessidade de que você o regue, já que o ambiente fechado irá fornecer constante filtragem e criação de hidrogênio e renovação de oxigênio.

Porém, se houver receio de que a orquídea morra, você pode construir um terrário seguindo o passo a passo acima, e deixa-lo aberto, e assim haverá a necessidade da rega regular.

Construir um terrário está focado mais no fato da criação de um ambiente, pois os recipientes podem ser encontrados prontos em lojas de floricultura.

Observe as imagens disponíveis aqui no artigo e tire proveito das melhores ideias na hora de compor um terrário ideal para sua orquídea e para seu estilo de ambiente.

Não esqueça de posicionar o terrário em um local que possua uma boa iluminação, com raios solares incidentes, se possível, pois a orquídea necessita do ambiente perfeito para alcançar sua plenitude.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *