Home / Natureza / É Correto Dizer Que O Homem Evoluiu Do Macaco?

É Correto Dizer Que O Homem Evoluiu Do Macaco?

A teoria da evolução é uma teoria cientifica sobre a origem do ser humano. De tempos em tempos, novas descobertas e novas teorias surgem, dando novos esclarecimentos e estabelecendo novos conceitos sobre a existência da vida na terra. Assim como qualquer teoria, há várias teorias que a refutam. Porém, entre os cientistas, a teoria da evolução ainda é a que mais explica de onde viemos.

O Início Da Teoria Da Evolução

Provavelmente você já tenha estudado sobre isso, e já ouviu esse nome tão famoso. Charles Darwin. Ele foi um biólogo, cientista e naturalista. Ele foi o precursor do conceito que esclarecia sobre a origem humana. Até então, os estudos científicos haviam chegado em conclusões incertas, até que aos poucos, os cientistas aderiram à teoria de Darwin. A propagação de sua ideia não foi fácil. Depois de formular sua teoria, ainda passou anos estudando para comprová-la e convencer os cientistas de que fazia sentido. Ele trabalho tantos anos com seus estudos que adoeceu por excesso de trabalho. A recomendação dos médicos da época era para que vivesse no campo por alguns anos e descansasse a mente. Darwin chegou a ir para o campo, porém não conseguiu desligar. Conheceu novas pessoas e novos objetos de estudos.

A Teoria Da Evolução: O Homem Evoluiu Do Macaco?

Certamente, ao longo do tempo, muitos cientistas tiveram acesso a teoria da evolução. Muitas vezes o conceito da teoria é repassado de forma errônea, deixando brechas abertas para refutação. Existe uma imagem famosa sobre a evolução, é provável que você já tenha tido algum contato. Ela mostra um pequeno macaco, em seguida um macaco maior seguido de um homem pouco evoluído e assim segue até chegar ao humano de hoje.   Essa imagem então veiculadas hoje é considerada uma imagem equivocada sobre a evolução. Isso é errado porque ela demonstra esse processo como se fosse um processo linear, sendo que a evolução não é exatamente assim. Caso o processo linear fosse possível, com certeza, hoje não existiriam mais macacos, somente humanos. De acordo com a real teoria da evolução, as espécies não se substituem. Porém, elas têm um ancestral em comum. Portanto, respondendo a pergunta original desse texto, o homem não evoluiu exatamente do macaco, mas temos uma ancestral em comum com ou seja, o mesmo que originou os macacos, originou os humanos. Isso porque o processo de evolução acontece em ramificações. Vamos entender melhor.

Ilustração da Evolução do Macaco Para o Homem
Ilustração da Evolução do Macaco Para o Homem

Entendendo A Evolução

Então, se essa imagem tão famosa não é tão correta como pensávamos, como realmente acontece a evolução das espécies?

Ao contrário do que muitos pensam, Charles Darwin elaborou mais do que uma teoria. Além da teoria da evolução, que é a sua principal teoria, ele elaborou processos para que essa teoria acontecesse, assim como estudou outras coisas também. De acordo com Darwin, a teoria da evolução caminha junto com seus processos, ou seja, o processo de ramificação.

O processo de ramificação acontece com a divisão geográfica das espécies. Por exemplo, imagine que existe uma espécie igual a outra, porém as duas estão divididas por um fator geográfico.  Esse fator impede que essas espécies se cruzem, assim como promove diferentes desafios e diferentes vivências para cada endivido dessa espécie. Portanto, os desafios enfrentados por uma não serão enfrentados por outras isso faz com que elas desenvolvam habilidades diferentes.

Charles Darwin
Charles Darwin

Nesse pequeno caso já é possível ver um processo básico de seleção natural. As duas espécies, depois de anos, já terão aspectos diferentes. Com o passar de muitos anos, essas habilidades, mudanças e preparos podem ser físicos, mentais etc.

Evolução x Criação

Desde que a teoria da evolução foi propagada estabelecida, vários criacionistas rebateram a sua veracidade. Isso porque ela vai de encontro totalmente com a teoria criacionista. Além disso, ela estava convencendo pessoas de que a igreja, que é a base da teoria da criação, não estava correta. Até hoje existem grandes embates sobre a veracidade das duas teorias.  Portanto, em qual se deve acreditar. De onde, de fato vieram os humanos. Vamos entender melhor.

A Teoria Da Criação

Essa teoria é a que mais vai de encontro com a teoria da evolução. Não somente por seus conceitos e termos, mas porque trata-se de uma crença religiosa e porque é uma das mais acatadas pela população. De acordo com a teoria criacionista, os humanos são resultado de uma criação feita por um ser Sobrenatural. Como qualquer outra teoria, as duas, tanto a teoria da evolução quanto a teoria da criação, possuem diversas versões e ramificações. Muitos acreditam que ela foi feita de um jeito outros acreditam que ela foi feita de outro jeito. Na época em que a teoria da evolução foi propagada, muitos criacionistas se levantaram contra essa ideia. Por muito tempo foram chamados até de antievolucionistas.

Diferente do que muitos pensam, a teoria da criação não se enquadra somente na versão cristã. Também não se limita somente à ideia de que Deus criou o homem. Diversas religiões tem um ser sobrenatural com o poder para a criação. Portanto o hinduísmo, cristianismo, religiões da Grécia antiga, entre outros todas acreditam na teoria da criação de acordo com o ser sobrenatural com essa capacidade.

No Que Acreditar

Evolução e Criação
Evolução e Criação

A maior dificuldade encontrada para acatar uma das teorias são suas versões, a incapacidade de ver os fatos e a dúvida. Apesar de Darwin ter sua teoria muito bem estabelecida, não podemos ver o processo acontecendo. Somos uma parte micro de um processo que é macro. A teoria da criação também não pode ser provada. O ponto crucial para acatar uma das teorias é, primeiramente, entender que muitas vezes as pessoas acreditam simplesmente porque estão acostumadas a ouvir e não por que pesquisaram. Ou seja, muitos acreditam na teoria da criação pois a religião de sua família ensinou assim e, desde pequeno, é isso o que ouvem. Porém, por outro lado, muitos acreditam na teoria da evolução simplesmente por que foi ensinado na escola. Em qualquer um dos casos muitos acreditam, porém não entendem os conceitos e nem os motivos que os levaram a acreditar. A pesquisa pode levar ao conhecimento

Veja também

Armillaria Ostoyae

Tipos De Fungos: Espécies Com Nomes, Fotos E Curiosidades

Os fungos são organismos eucarióticos, ou seja, possuem, em suas células, material genético (DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *