Home / Natureza / Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, devido à sua riqueza nutricional. Entre esses nutrientes, podemos citar as proteínas, que estão presentes até mesmo no ovo cozido. Por sinal, vamos saber a quantidade de proteínas dele?

Ovos: Alguns Benefícios Para a Saúde

O ovo é o tipo de alimento que possui inúmeros benefícios para a manutenção da nossa saúde. Um deles é justamente o fato de possui uma boa quantidade de proteínas, que, entre outras coisas, ajuda a construir e manter músculos fortes e saudáveis. Alguns especialistas, inclusive, salientam que os ovos ajudam a pessoa a se sentir satisfeita durante as refeições, auxiliando na perda de peso. Junto com as proteínas, esse alimento ainda ajuda a manter um metabolismo regulado.

Fora isso, os ovos fornecem vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde, como a vitamina D (importante componente para a absorção de cálcio), e a vitamina A (ótima no auxílio a um crescimento celular correto). Fora que eles também são ricos em vitaminas do complexo B, ideais para fornecerem a energia que o nosso organismo tanto precisa.

Pra concluir, podemos citar ainda que os ovos são uma fonte rica em riboflavina, selênio e colina. Esta última substância, por exemplo, ajuda a impulsionar o desenvolvimento cerebral ainda no útero, e além disso, pode auxiliar no combate à perda de memória com o passar da idade.

E, Quanto À Gordura E O Colesterol Presentes Nos Ovos?

Certamente, essa é uma preocupação recorrente quando o assunto é uma alimentação que contenha ovos, porém, é preciso destacar que o colesterol presente nesse tipo de alimento é o bom, e não o ruim. Inclusive, é necessário fazer essa diferenciação entre o LDL (que é o colesterol ruim) e o HDL (que é o colesterol bom).

A alta ingestão de comidas que tenham HDL não acarretam desenvolvimento de problemas cardíacos, segundo estudo recentes. Ao mesmo tempo, o que é preciso evitar são alimentos que possuam gorduras saturadas e trans, pois, dessa forma, os níveis de colestrol do organismo estarão em níveis saudáveis.

Colesterol de Ovo
Colesterol de Ovo

É verdade, no enanto, que certa parte dos ovos possui gordura saturada, mas também é verdade que boa parte deles é composta por gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, que são consideradas “gorduras boas”, já que foi comprovado que elas diminuem os níveis do LDL (o colesterol ruim).

Em suma, o mais recomendável é consumir alimentos que tenham mais gorduras poli e monoinsaturadas, do que saturadas propriamente ditas. Como os ovos, por exemplo.

Quantidade De Proteínas Em Um Ovo Cozido

O ovo cozido, em si, é a melhor forma de consumir esse alimento, já que frito, ele terá alguma gordura saturada que fez com que ele fritasse. E é no ovo cozido que se encontram quantidades bem significativas de proteínas, substâncias que ajudam o nosso corpo de diversas maneiras, como fornecendo energia, entre outros benefícios.

Estima-se que um ovo comum de galinha cozido, e com gema, possua cerca de 6,3 gramas de proteínas, sendo que a maior parte se encontra justamente nas claras. Importante frisar, contudo, que na gema se encontra uma substância chamada de ômega 3, que está na forma de DHA, e que ´essencial para o bom funcionamento do cérebro, além de controlar as taxas de gordura do sangue.

Ainda falando especificamente das partes que compõem um ovo, sabe-se também que a clara é rica em albumina, uma proteína de orgiem estritamente animal, e que possui um alto valor biológico. É uma substância excelente para a recuperação da massa muscular, sendo ideal para que faz academia, por exemplo. Isso se deve ao fato de que boa parte de sua composição proteica é de longa absorção. O mais recomendável, no entanto, é que a ingestão seja feita em um pós-treino.

Ou seja, basicamente a clara de um ovo tem em sua composição água (90%) e proteína, vitaminas e sais minerais (10%). Em uma única clara, estima-seque hajam cerca de 17 calorias, e é a única parte do alimento que, de fato, está livre de toda e qualquer gordura.

Ainda sobre a questão da recuperação da massa muscular que o ovo promove, a gema dele também é importante nesse processo. A questão é que, nela, existem tanto nutrientes proteicos quanto nutrientes lipídicos.

Tabela Nutricional Do Ovo Cru, Cozido E Frito

Quando o ovo se encontra cru, as substâncias que mais se sobressaem são as colorias, possuindo cerca de 64,35 kcal. É, inclusive, nessa categoria que vão ocorrer as maiores variações a depender da modalidade em que o ovo se encontre. Quanto à quantidade de proteínas, um ovo cru possui aproximadamente 5,85 gramas dessa substância.

Com relação ao ovo cozido, como já dissemos anteriormente, a quantidade de proteínas é de 6,3 gramas, ao passo que a de calorias é de 65,7 kcal. Trata-se da melhor modalidade do ovo para quem quer perder peso e para quem pratica atividades físicas regularmente.

Ovo Frito
Ovo Frito

E, quanto ao ovo frito, a quantidade de proteínas pula pra 7,8 gramas, ao passo que a quantidade de calorias também supera (e muito) o limite dos outros dois anteriores, chegando a 120 kcal. Isso acontece porque o modo de preparação dele é o mais diferenciado, tendo que levar manteiga, margarina ou azeite para ser frito. Inclusive, a quantidade de gorduras totais presentes nele também é outro destaque. Enquanto que no ovo cozido, essas gorduras representam 4,28 gramas, no cozido, ultrapassa as 9 gramas.

Conclusão

A quantidade de proteínas presentes no ovo é um dos benefícios mais claros que esse alimento pode nos oferecer. Porém, o mais recomendável é consumi-lo de forma cozida, pois, além das proteínas presentes, a quantidade de gordura não é tão grande quanto no ovo frito, por exemplo.

Tendo inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas, o ovo cozido pode ser um grande aliado para a regulação de diversos pontos em nosso corpo, inclusive, no auxílio do aumento da massa muscular para quem faz academia frequentemente.

Na dúvida, procure um nutricionista, e veja qual a quantidade de ovos cozidos que você pode consumir em determinados períodos, e aproveitar os benefícios de um alimento tão rico.

Veja também

Amêndoas Torradas Na Assadeira

Quanto Tempo Para Torrar Amêndoas? Como Fazer?

Cozinhar é algo muito prazeroso, principalmente quando sabemos as técnicas corretas que devem ser utilizadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *