Home / Natureza / Caça de Javali no Brasil: Por que é Legalizada? Quais as Causas e Efeitos?

Caça de Javali no Brasil: Por que é Legalizada? Quais as Causas e Efeitos?

O javali é um mamífero originário da Europa que foi introduzido no Brasil por vontade própria, porém, com o passar do tempo a criação do animal perdeu o controle e atualmente ele é considerado uma praga para plantações e outros tipos de atividades desenvolvidas no campo.

Por esse motivo, a caça de javali é considerada uma atividade legal no Brasil (quando o caçador segue algumas regras que falaremos mais para frente) e vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos.

Mas afinal, caçar um animal que existe em “excesso” é um controle biológico ou um retrocesso?

Questões como essa estão muito presentes em todos os sites sobre caças, estatutos e institutos ambientais. Portanto, para que você consiga tirar suas próprias conclusões, neste artigo nós iremos falar um pouco mais sobre a caça de javali no Brasil: como ela funciona, porque existe, quais são as regras… assim você poderá criar uma opinião própria e entender o cenário atual da fauna.

Porque a Caça de Javali é Legalizada no Brasil?

Como já dissemos anteriormente, o javali é um dos únicos mamíferos silvestres que pode ser caçado por conta do aumento descontrolado de sua população no Brasil.

Por esse motivo, a caça do animal é vista como um “controle de pragas” com a intenção de proteger os campos de agricultura e até mesmo mamíferos menores; a adesão a essa atividade foi tão grande que no ano de 2015 mais de 7 mil caçadores já estavam cadastrados no sistema legalmente.

Com essa caça liberada, o conflito de opiniões é cada vez maior. Existem muitos grupos que apoiam a atividade e muitos grupos (geralmente de ambientalistas) que a consideram antiética e até mesmo perigosa para a fauna brasileira.

Portanto, esse é um assunto que ainda divide muitas opiniões; mas ele nos faz lembrar que os javalis não se alastraram naturalmente pelo país, esse crescimento acelerado da espécie foi resultado da ação humana e agora o ser humano tomou uma medida desesperada para corrigir seus atos.

Porque o Número de Javalis Cresceu Tanto?

Todos sabem que o javali existe em excesso na natureza brasileira, mas poucos sabem o porque esse animal é tão presente a ponto de ser considerado uma praga.

O javali foi introduzido no Brasil pelos povos europeus durante a década de 90 no Rio Grande do Sul e, portanto, não é um animal típico da fauna brasileira. A única intenção ao trazer o javali para cá foi possuir uma carne nova e exótica que seria vendida por altos preços.

Porém, por não ser nativo do país, o javali obviamente não possui predadores naturais em nossas terras, já que a população das outras espécies nem o conheciam anteriormente. Então, com a falta de predadores, não houve um controle de espécie e os javalis começaram a se reproduzir de forma descontrolada.

Enquanto outras espécies possuíam animais que nasciam (por meio do nascimento natural) e morriam (por meio da alimentação de outros animais carnívoros) os javalis apenas nasciam (por meio do nascimento exacerbado) e acabaram se tornando uma superpopulação que atualmente destrói a agricultura e causa descontrole em outras espécies.

Portanto, é possível concluir que a caça de javalis está sendo feita puramente para corrigir uma ação humana do passado, já que os animais não são de forma alguma culpados pelo crescimento de sua espécie de forma não natural.

Regras Para a Caça de Javali

Para que a atividade seja considerada legalizada, primeiramente ela não pode ser chamada de “caça de javali”, mas sim de “controle de espécies exóticas”, essa denominação serve apenas para reduzir a culpa e o real impacto da ação executada.

A caça pode ser feita por meio de diversos elementos: armadilhas, armas… a única coisa necessária é que a morte do animal seja rápida e o menos dolorosa possível, pelo menos é isso que a lei ambiental prevê.

Além disso, os caçadores esportivos precisam ter uma autorização especial concedida pelo governo que servirá como um passe livre para a caça, essa autorização deve andar com o caçador. A arma utilizada também precisa ter o porte legalizado e o Ibama deve ser avisado sobre cada novo caçador.

Homens Carregando Javali Morto
Homens Carregando Javali Morto

Por fim, a cada 3 meses o caçador deve enviar um relatório para o governo especificando suas atividades de caça durante todo o período que passou.

Essas regras podem parecer muito precisas, bem feitas e extremamente eficazes, mas a verdade é que a prática é muito diferente da teoria e existem muitos caçadores ilegais e com pouca experiência, o que acaba gerando outros problemas ambientais na fauna.

Os Efeitos Colaterais da Caça de Javali

Essa atividade pode parecer extremamente segura aos olhos de muitas pessoas, mas a verdade é que diversos problemas acabam sendo desencadeados com a caça de javali.

Em primeiro lugar, ela banaliza a caça a animais e torna normal o ser humano matar outras espécies. Isso é péssimo para a preservação de outros animais pois a caça de javali acaba por naturalizar esse tipo de atividade.

Em segundo lugar, existem diversos animais muito parecidos fisicamente com o javali (como o cateto e a queixada), o que acaba gerando mortes acidentais dessas espécies, causando descontrole da fauna local.

Em terceiro lugar, as armadilhas espalhadas pela floresta afetam muitos outros animais e, assim como no item anterior, acabam por matar espécies que nada tem a ver com o javali, gerando desequilíbrio.

Por fim, é extremamente injusto matar animais que sentem dor por conta de um erro cometido pelos seres humanos há décadas atrás. Não é justo considerar como “praga exótica” um animal que foi introduzido propositalmente no país.

Portanto, apesar da ideia ser eficaz no papel e ter parecido funcionar em um primeiro momento bem no início de tudo, a caça de javali ainda possui muitos efeitos colaterais que acabarão sendo igualmente negativos para a fauna de nosso país no futuro, seja ele distante ou próximo de agora.

Se interessou por esse bichinho tão injustiçado e quer saber um pouco mais sobre ele? Leia também em nosso site: Qual é o lugar de origem do javali europeu

Veja também

Sobreposição de Nicho Ecológico: O que é? Princípios e Conceitos

Todos os conceitos da biologia são extremamente úteis para entendermos com precisão o que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *