Home / Natureza / O Que é Mica Dourada? Onde Ela É Utilizada e Encontrada?

O Que é Mica Dourada? Onde Ela É Utilizada e Encontrada?

O planeta Terra oferece aos seres vivos um ambiente bastante confortável e diverso, com ampla capacidade de alimentação e acomodação para cada um desses seres. Assim, o planeta é sustentável por si só e, na verdade, as pessoas é que prejudicam o seu funcionamento. É possível notar isso de forma ainda mais clara quando se tem acesso a detalhes mais profundos em relação à Terra, como é o caso do processo de formação de rochas, por exemplo.

As magmáticas, de forma ainda mais clara, são as melhores para realizar a análise. Isso porque elas se formam quando rochas derretem, no centro, da Terra, e deixam de existir quando viram rocha de novo, já na superfície do planeta. O processo, cíclico e sustentável por si só, é uma grande exemplo de como os mecanismos do meio ambiente funcionam. Outro exemplo do tipo pode ser visto com os minerais, como é o caso da famosa mica.

A mica é, na realidade, um grupo de minerais que inclui diversos tipos, todos muito semelhantes em funcionamento e, assim, bastante comparáveis. Portanto, se você deseja aprender ainda mais sobre o grupo da mica, entendendo melhor como ela pode ser usada e onde por ser encontrada, veja mais detalhes a esse respeito abaixo.

Onde Usar a Mica

A mica é um grupo de minerais e, assim, possui uso bastante frequente na vida de muitas pessoas. Logo, por mais que nem sempre seja possível notar, a mica é importante, por exemplo, para a produção de capacitores elétricos.

Esse tipo de material pode ser usado para inúmeras coisas, mas uma forma muito comum de uso se dá na produção de rádios. A mica também é muito usada para servir de isolante elétrico em ambientes de alta-tensão, fazendo o papel de impedir que a corrente elétrica flua através de uma rede de fios, por exemplo. Ademais, por ser extremamente resistente às variações de temperatura, é muito comum que a mica seja usada para a produção de vidros.

Esses vidros, mais tarde, serão utilizados para a produção de janelas para aquecedores ou fornos. Vale lembrar que o vidro tradicional é bastante frágil às variações de calor, o que se tornaria um grande problema nesses casos. Assim, é possível ver que a mica se faz presente em muitas questões do dia a dia, ainda que nem sempre seja possível sequer imaginar a sua importância.

Onde Achar a Mica

A mica pode ser usada para inúmeras coisas, como foi possível analisar. Porém, a pergunta que muitas pessoas se fazem é: onde encontrar a mica? Na verdade, a mica pode ser encontrada em muitos países do mundo, incluindo o Brasil e sobretudo em rochas.

Assim, Brasil, Rússia e Índia são os responsáveis pela produção de cerca de 75% de toda a mica internacional. No Brasil, o mais comum é que as reservas sejam encontradas em Minas Gerais, estado nacional muito conhecido pelo fato de possuir inúmeras reservas minerais em seu território.

Assim, calcula-se que ainda há muitas reservas de mica em todo o mundo, já que o uso do material não é tão desenfreado como o uso do petróleo, por exemplo. Portanto, é possível que o Brasil continue como um forte produtor de mica por mais muitas décadas, fazendo uso e comercializando um material bastante importante para a indústria internacional.

Contudo, a Índia ainda é a maior produtora da mica em todo o planeta, possuindo também a maior zona de extração de mica de todo o planeta, algo realmente extraordinário e que chama atenção. Porém, em termos de importância, a mica ainda permanece como uma atividade menor para economia indiana.

Mais Formas de Uso Para a Mica

A mica pode ser usada para a produção industrial e para a produção de capacitores, já que se mostra um material adequado para tais funções. Todavia, a mica também se mostra extremamente útil para o cumprimento de outras atividades. No caso, entre elas está o uso da mica em algumas pastas de dente, o que não causa nenhum prejuízo para a saúde humana.

Na verdade, a mica, em sua versão para a pasta de dente, serve como uma maneira de tornar a superfície dos dentes mais lisa e suave, fazendo o polimento do local. Ademais, ainda dá um tom de brilho aos dentes, o que é muito importante para as pessoas. Outra forma de uso da mica se dá para a produção de vidros de estufas.

Isso porque, como se mostra mais resistente também ao choque, o vidro de mica pode suportar muito melhor todo o impacto sofrido. Por fim, a mica ainda é usada em algumas construções, em geral fundida a outros materiais. Todavia, isso é menos comum, até mesmo pelo fato de que a mica é um material relativamente caro para o uso na construção civil.

Efeitos da Mica No Corpo Humano

Há pessoas que acreditam na força da mica para o corpo humano, usando o mineral, em forma de pedra ou pó, para melhorar algumas questões ligadas ao corpo. No caso, essas pessoas acreditam que a mica pode ser importante para ajudar contra diabetes, insônia, problemas no baço, nos rins e na tireoide.

Ademais, sessões de massagem e relaxamento com a mica pode ser úteis para acabar com o estresso, com a dificuldade de relacionamento, depressão e perturbações do sono. O processo costuma ser comum em algumas partes da África, sobretudo na África do Sul, onde utilizar a mica para a melhora das questões ligadas ao corpo humano já é algo mais comum. Nos Estados Unidos e no Brasil, apesar de o processo já existir, a aceitação é menor.

No creme dental, como já explicado, a mica possui poder de tornar os dentes mais polidos e até mesmo mais brilhantes, mas para tal há um tratamento adequado com a mica antes do uso.

Assim, não é recomendado utilizar qualquer substância, seja para o consumo ou para massagens, sem o prévio conhecimento a respeito dessa substância. Busque saber com o seu médico, antes de tudo, quais problemas a mica pode causar e se você pode fazer uso do mineral.

Veja também

O Que São Horizontes Transicionais? Como Eles Acontecem?

O solo é importante para a realização de todo o ciclo da vida no planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *