Home / Natureza / A Reprodução do Ganso Sinaleiro

A Reprodução do Ganso Sinaleiro

Alguns relacionamentos que acontecem na natureza são um sonho para muitas pessoas, pois vários animais, e especialmente as aves, na grande maioria das vezes, possuem um parceiro para a vida toda. Isso mesmo! Isso faz com que a maioria das aves sejam consideradas espécies monogâmicas. O instinto de família é instaurado fortemente a partir do momento em que ocorre a copulação entre o macho e a fêmea, tornando os dois pais altamente protetores que brigarão com tudo e com todos se o propósito for proteger os ninhos, os ovos ou os filhotes.

Um filhote de ganso é altamente independente, e esses são capazes de mergulhar e se alimentar por conta própria a partir do primeiro dia de vida.

Quer conhecer tudo sobre a vida dos gansos? O site Mundo Ecologia fornece conteúdos de extrema qualidade aos seus leitores.

Acesse também: Gansos Sinaleiros, Ninho de Ganso Sinaleiro e Com que Idade o Ganso Começa a Botar?

O Acasalamento

Os gansos machos praticam movimentos e até mesmo dançam para atrair as gansas, que por sua vez irão acompanhar o ganso mais proeminente nesses movimentos. O acasalamento dessas aves, geralmente, ocorre na superfície da água, mas somente quando há um rio ou lagoa por perto, caso contrário, o acasalamento ocorrerá em solo (apenas para algumas espécies). Se o intuito for facilitar o acasalamento das aves, os donos dos gansos podem criar lagos artificiais com piscinas de plástico, baldes (grandes o suficiente) ou caixas d’água.

O ritual de acasalamento entre alguns gansos varia, onde certas espécies se comportarão mais parecidos com os patos e em outros casos tendo uma forma original de se comportar.

O Ganso Sinaleiro Chinês e o Ganso Sinaleiro Africano (ou Ganso Sinaleiro Pardo) são as variedades de gansos sinaleiros mais comuns no Brasil. O ritual de acasalamento do ganso sinaleiro chinês consiste em um longo período de rotações entre um e outro, e por isso raramente a copulação ocorre no solo, mas somente na água. A fêmea, em muitos casos, fica submersa na água durante certo período, enquanto o macho fica por cima. Alguns movimentos são agressivos, pois o macho sempre “segura” o pescoço da fêmea com o bico.

Ganso Sinaleiro Africano
Ganso Sinaleiro Africano

No caso do Ganso Sinaleiro Africano, a ideia de copular somente na água não é tão peremptória quanto a do Ganso Sinaleiro Chinês, pois estes, além de fazer performances breves, podem acasalar dentro ou fora da água. Geralmente esses gansos, quando estão em um rio, tendem a abrir suas asas o máximo que conseguem e grasnam o mais alto possível.

É sempre a gansa quem escolhe com que parceiro esta quer reproduzir.

O Que é Um Ganso Sinaleiro, Afinal?

Um ganso sinaleiro possui esse nome devido ao fato de que este evidencia ocorrências com seus altos grasnados. Basicamente, um ganso sinaleiro trabalha como um cão de guarda, que ao invés de latir, “berra” para que todos ouçam.

É extremamente comum que as pessoas tenham os gansos como bichos de estimação, onde as aves atendem até mesmo por nomes. Essa é uma característica intrínseca dessas aves, pois elas são facilmente domesticáveis e constam como as primeiras aves que foram domesticadas no mundo; e um dos trabalhos a quais essas mais se tornam eficazes em um sítio ou fazenda, é o fato dos gansos grasnarem para tudo o que for inconveniente, como, por exemplo, a presença de uma pessoa estranha ou de predadores de ovos como os guaxinins e as cobras.

Ganso Sinaleiro Chinês
Ganso Sinaleiro Chinês

As duas variedades de gansos sinaleiros mais conhecidos são os gansos chineses e os gansos africanos, ambos caracterizados por terem um calombo na testa. O ganso chinês é de cor branca e se assemelha com um cisne. Seu bico e suas patas são alaranjadas. Já o ganso africano ou ganso pardo, possui uma cor acinzentada, possuindo patas e bicos negros.

O Que Ocorre Depois do Acasalamento?

O casal de gansos sinaleiros, na maioria das vezes, constroem seus ninhos juntos depois da copulação. São usados gravetos, palha e penas de ambos para a montagem e aquecimento do ninho. O macho, após ser selecionado como o pai da ninhada, irá proteger ao máximo sua família, se tornando altamente agressivo com todos ao redor de sua família, seja este humano ou outros animais.

A gansa botará cerca de 5 a 8 ovos por ninhada, colocando um por dia, e logo após botar seus ovos, esta ficará focada em se sentar no ninho para incubá-los, e esse processo levará cerca de 25 a 30 dias, até que os ovos comecem a chocar. Nesse período, o ganso estará por perto para auxiliar na proteção do ninho e da fêmea. Muitas vezes, quando a fêmea sai para se alimentar e para se banhar, o macho assume o lugar na incubação, para manter os ovos aquecidos.

Filhote de Ganso Sinaleiro
Filhote de Ganso Sinaleiro

Os filhotes são capazes de andar, nadar e mergulhar, mesmo no primeiro dia de vida. Estes nunca fazem qualquer atividade que os distancie dos pais. Caso isso aconteça, esse gritará ao máximo para chamar a atenção. Em muitos casos, quando os pequenos se perdem e começam a gritar, acabam, infelizmente, chamando a atenção de predadores.

Reprodução em Massa de Aves

Os processos de reprodução explicados acima ocorrem em meio ao habitat natural dos gansos, mas ainda assim, em muitos casos, o ser humano, com o intuito de reproduzir mais aves e mais ovos para consumo, pode mexer com determinados aspectos, onde os instintos animais trabalharão a favor dos humanos.

Ovos de Ganso Sinaleiro
Ovos de Ganso Sinaleiro

As aves, por exemplo, se reproduzem em determinadas estações do ano, tendo preferência pela primavera e outono, quando as águas estão mornas, suas penas estão em renovação e as folhas estão maduras. Esse tipo de ambiente influencia diretamente na reprodução das aves, e é algo que pode ser feito artificialmente pelo homem, utilizando estufas, por exemplo.

Como foi dito, os gansos são aves que dificilmente trocam de parceiros durante a vida inteira, e por esse fato pode se chamar os gansos de aves monogâmicas. Mas ainda assim, quando a questão de reprodução em massa fica em questão, é possível que um ganso copule com até quatro gansas durante seu período fértil. Normalmente um ganso pode copular de 3 a 5 vezes durante o dia, mas apenas com sua parceira.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *