Home / Animais / Tudo Sobre o Porquinho da Índia: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre o Porquinho da Índia: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar sobre um animal que vem crescendo muito na casa dos brasileiros, esse pet tem sido cada vez mais procurado para companhia, estamos falando do porquinho da índia. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.

Tudo Sobre o Porquinho da Índia

Nome científico – Cavia porcellus.

Para começar entenda que ele não é um porquinho, e para sua decepção ele também não veio da índia. Será que fomos enganados esse tempo todo? A verdade é que ainda pouco se sabe sobre esse animal, seu nome por exemplo veio de acordo com a lenda por conta de alguns navegadores que buscavam o caminho das índias. O porquinho da índia é nativo da América do Sul. De qualquer forma, o que sabemos é que eles foram domesticados ao longo dos anos e nos dias atuais são animais de estimação presentes nos lares de diversas pessoas no mundo.

Vamos conhecer mais sobre esse animal especial?

Características do Porquinho da Índia

Porquinho da Índia
Porquinho da Índia
  • Essa é uma espécie de roedor, que possui todas as características de um, por isso ainda não se sabe porque é chamado de porquinho.
  • Esse animal mede cerca de 20 a 25 cm de comprimento, e podem pesar até 1 kg;
  • A expectativa de vida do porquinho da índia é de 5 a 6 anos de vida;
  • Não vivem sozinhos, em seu habitat natural costumam viver em grupos de cerca de 10 animais;
  • Tem uma alimentação bem saudável única e exclusiva de vegetais;
  • Os dentes desse animal crescem continuamente ao longo da vida e precisam ser desgastados;
  • A pelagem deles podem ser de cores variadas, assim como uma variedade de comprimentos;
  • São animais bem assustados, pois em seu habitat natural precisavam fugir dos predadores;
  • É uma espécie de hábitos diurnos, diferentes de outros da mesma espécie;
  • Adoram um cochilo e por isso tiram vários durante o dia, não dormem por horas;
  • Sempre tenham mais de um, são animais sociáveis que precisam de companhia, são brincalhões e carinhosos com seus donos.

Alguns deles podem viver até 10 anos, mas no geral vivem por cerca de 4 a 6 anos;

São territorialistas, mas são sociáveis, são capazes de se reproduzir o ano inteiro, a cada parto nascem de dois a seis filhotes. Se você for acasalar o seu pet, saiba que o macho precisa ter entre três e quatro meses de vida, já a fêmea precisa ter entre três a sete meses de vida, nunca com mais tempo de vida que isso. A gestação dessa fêmea deve durar cerca de 59 a 72 dias, mas geralmente o tempo é de 62 dias. Quando nascem, os pequenos porquinhos da índia medem cerca de 7,62 cm. Eles podem ser desmamados com três semanas de vida. São muito brincalhões, cuidados para não assustar o pequeno e levar uma mordida.

Curiosidades e Fotos

  • O porquinho da índia mais velho chegou aos 14 anos de vida;
  • Em segundo lugar uma fêmea que viveu até os 13 anos;
  • Porquinhos da índia adultos têm algo em torno de 25 cm os machos, que pesam cerca de 1200 a 1500 g;
  • As fêmeas da mesma espécie não passam de 20 cm e o seu peso varia entre 900 e 1200 g.

Como Cuidar de um Porquinho da índia

São animais que ocupam pouco espaço e não precisam de muitos cuidados, por isso se você mora em apartamento ou tem pouco espaço, essa é uma boa ideia. Se passa muito tempo fora de casa também pode ser bacana, pois são bem independentes. Mas nem por isso fica isento de alguns cuidados para que vivam bem e felizes.

Você vai precisar comprar uma gaiola, é a  melhor maneira para que fiquem seguros quando não tem ninguém em casa. Elas precisam ser espaçosas, ambientes cercados também funcionam.

Eles precisam de ambiente térreo, nada de gaiolas em andares, o solo também não pode ser diretamente com grades, é necessário que seja forrado para que eles não lesionam suas patas que são bem delicadas. Não se esqueça do substrato no chão.

Brinquedos e Acessórios

Para que se sintam confortáveis é bacana tentar recriar seu habitat natural, eles gostam de tocas, por isso invista em túneis e tocas em lojas especializadas, pois assim podem se esconder e brincar. Compre brinquedos próprios para eles também, assim eles vão gastar energia e se distrair, além de objetos de madeiras para que desgastem seus dentes.

Não podemos esquecer de comedouros próprios e  bebedouros também.

Alimentação do Porquinho da Índia

Saiba que em lojas especializadas você vai encontrar rações específicas para esses animais, e essa deve ser a base alimentar do dia a dia do animal. Podemos incluir alguns outros alimentos esporadicamente, nada impede que você ofereça vegetais como a couve por exemplo, podem ser incluídas também frutas, pois elas lhe oferecem uma boa quantidade de fibra ajudando no adequado funcionamento intestinal. Só cuide para não exagerar na dose.

Para comer a vontade e sem restrição você pode oferecer para ele feno de capim, eles são ricos em fibras, mas não só por isso, o feno vai ajudar no desgaste do dentes evitam uma série de problemas que o animal poderia desenvolver.

Higiene do Porquinho da índia

Não se esqueça do substrato, ele vai te ajudar na hora de recolher os excrementos do animal, é necessário trocar o substrato sempre que aparentar estar úmido, se está sujo ou com mau cheiro. Isso impacta muito na saúde do bichinho.

Eles fazem o famoso banho de gato, se lambendo para tentar ficar limpo, mas nem sempre isso é suficiente. Para ajudar você pode escovar o seu pelo diariamente, isso ajuda a retirar a sujeitas e os pelos soltos.

É necessário que esses animais tomem banho com uma certa frequência, principalmente no de pêlos mais longos. No calor eles podem precisar de tosa também.

E aí? o que você achou das características desse animal? Teria ou tem um em casa? Conta para a gente aqui nos comentários e até a próxima.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.