Ferret Furões são pequenos animais com saúde frágil: além de parasitas, as doenças de furão podem ser fatais e/ou contagiosas. Por isso, é essencial vaciná-los sempre que possível e consultar um veterinário, regularmente e com o menor alerta, que possa intervir antes que o furão seja severamente afetado.
Porém, quais seriam as doenças mais comuns desse fragilizado animal? Vamos saber sobre isso e também como identificar essas doenças.
Como Saber que o Furão está Doente?
Quando você vê uma mudança em seu ferret furão, é difícil saber se isso é preocupante e se é necessário uma visita a um veterinário. Vamos detalhar os principais sinais de chamada de uma doença no furão que necessitam consultar um veterinário.
Mudança de comportamento: ao conviver um bom tempo com o ferret furão e conhecendo bem o comportamento dele você será capaz de detectar rapidamente qualquer mudança no comportamento. Prostração, declínio na atividade, agressão súbita, etc podem ser sinais a consultar um veterinário.
Apetite e consumo de água: um ferret furão doente pode se recusar a comer e beber. Uma queda no apetite, um apetite variável de um dia para o outro ou mesmo a anorexia devem ser levados a sério. Da mesma forma, a perda de peso deve ser investigada. É aconselhável pesar seu animal regularmente para destacar qualquer variação no peso.
Temperatura retal: a temperatura retal normal de um ferret furão é de 37,8 ° C a 40 ° C. Uma temperatura anormal não é o sinal mais comum porque é difícil medir a temperatura dos furões em casa. É bom saber: ferret furões não suam como nós para regular a temperatura, eles ficam neutros quanto a isso. Eles toleram o calor relativamente bem, são relativamente inativos e dormem muito.
Sintomas respiratórios: os ferret furões são particularmente sensíveis a doenças respiratórias. Isso resultará em espirros, tosse, corrimento nasal, dificuldades respiratórias, etc. Diferentes causas podem ser responsáveis por sintomas respiratórios no ferret furão, como bactérias ou vírus. E os furões são suscetíveis à gripe, assim como à cinomose e raiva. É possível vaciná-los para protegê-los das duas últimas doenças.
Sintomas digestivos: ferret furões são curiosos na natureza e às vezes ingerem objetos não comestíveis que podem causar obstrução intestinal. Os ferret furões também podem sofrer de diarreia, gastrite etc. Existem também distúrbios das glândulas anais, sendo os mais freqüentes os abscessos.
É bom saber: O cheiro almiscarado dos ferret furões é devido à produção de sebo pelas glândulas sebáceas. As secreções dessas glândulas aumentam no momento da puberdade e durante os períodos de reprodução. A castração precoce reduz o odor causado pelas secreções sebáceas. As glândulas anais também secretam uma substância nauseante usada para marcar seu território.
Problemas dermatológicos: várias causas podem ser responsáveis por sintomas dermatológicos no ferret furão: parasitas, doenças endócrinas, alergias etc. As doenças endócrinas incluem hiperestrogenismo (em fêmeas não esterilizadas) e doença adrenal, levando à perda de cabelo.
Para evitar estes problemas, é aconselhável esterilizar (cirurgicamente ou medicamente) os furões. O protocolo de esterilização deve ser acordado com o veterinário que trata o animal. Há muitos sinais de apelação que devem levar você a consultar rapidamente um veterinário. Listamos os principais sintomas encontrados nos ferret furões.
Doenças mais Comuns do Ferret Furão e Como Tratar
A doença de Carré: o vírus morbillivirus é a causa, como nos cães. O único jeito de evitar que seu ferret furão a contraia é a vacinação. Deve ser a partir dos 2 meses com um reforço mensal todos os anos. Caso contrário, ela é incurável. É uma doença descrita como relâmpago. Em apenas 15 dias, seu ferret furão pode morrer.
É sintomático em no máximo um mês após a incubação. Você notará o ferret furão perdendo apetite, peso e com febre. Nariz e olhos com corrimento. Manchas como brotoejas surgirão no corpo dele.
Gastroenterite: se seu ferret furão tiver uma dieta pobre tenderá a isso. Também poderá ser em decorrência de calor excessivo, ventos estresse ou virológico. Vômitos, desidratação, diarreia ou falta de apetita são sintomáticos. Exige cuidados urgentes junto ao veterinário pois desidratação pode matar o seu ferret furão.
Gripe: um ferret furão gripado é caso de urgência veterinária, não descuide. É mais grave pra ele do que para humanos e é altamente contagioso. Tanto podemos passar pra eles como podem propagar pra outros furões. Problemas respiratórios e corrimento nasal são sintomáticos. Medir sua temperatura em casa é difícil. Vá imediatamente ao veterinário! Sintomas de gripe surgem em dois dias no ferret furão e pode se tornar insuperável, enfraquecendo-o até a morte!
Doença adrenal: basicamente problemas comuns nas glândulas supra renais do ferret furão. Emagrecimento, perda de pêlo e distúrbios urinários são sintomáticos. Este tipo de problema é comum principalmente em ferret furões esterilizados. Somente o veterinário pode tratar o problema, através de medicamentos ou cirurgicamente se necessário.
Doença aleutiana: o principal sintoma desta doença se notará na visão do seu ferret furão. A gravidade envolve a debilitação de seu sistema imunológico, que pode enfraquecer até a morte. Ocorre uma deterioração gradual no corpo do ferret furão, tornando-o incapacitado e enfraquecido, com uma rápida regressão física até matá-lo. Infelizmente, não há nenhum tratamento ou vacina para amenizar ou extinguir o problema.
Insulinoma: tumor pancreático que causa hipoglicemia e uma regressão física do ferret furão. Sintomas são a letargia maior, períodos de descanso que aumentam, por vezes, babando e falta de apetite promovem um emagrecimento. Leve-o ao veterinário que, através de exames de sangue, terá o diagnóstico preciso e assim saberá qual tratamento será necessário, que pode envolver inclusive intervenção cirúrgica. Infelizmente, as chances de erradicar o tumor são pouquíssimas, mas é possível minimizar bastante o problema.
Tumores de pele: um ferret furão pode sofrer com isso de diversas formas: carcinoma cutâneo ou masto citoma, adenocarcinoma, linfoma cutâneo, etc. Quaisquer que sejam os casos, são tratados através de intervenção cirúrgica. Se não tratar, também pode levar seu ferret furão à morte. Os sintomas prováveis são manchas, vermelhidão, nódulos ou outras marcas e protuberâncias estranhas na pele de seu ferret furão.
Linfoma: aqui falamos especificamente de um sintoma cancerígeno em seu ferret furão, chamado linfossarcoma. Seus sintomas se assemelham a de outras doenças como perda de apetite ou dificuldade de se alimentar, consequente perda de peso, inchaços em vários gânglios, letargia, etc. O ruim é que seu ferret furão pode morrer com essa doença sem ter apresentado qualquer desses sintomas sequer.
Infelizmente nesse caso o prognóstico é sempre ruim, mesmo que se inicie um tratamento a base de quimioterapia. A melhor sugestão para essa ou qualquer outra doença em seu ferret furão é sempre a prevenção, com alimentação e higiene adequada e a visita regular a seu veterinário.