Home / Animais / Chinchila Rosa: Tamanho, Características e Fotos

Chinchila Rosa: Tamanho, Características e Fotos

Pertencente à família Chinchillidae, seu nome conhecido popularmente é chinchila. O mamífero roedor é nativo dos Andes, na América do Sul. Com uma pelagem cerca de 30 vezes mais macia e suave que os cabelos dos humanos, a chinchila também possui 20,000 pelos, sendo o mesmo muito denso.

Sua história começa no século XVI, e desde então, a chinchila foi caçada justamente por seu tipo de pelagem. Durante o século XX os roedores passaram a ser raros, e foi graças ao Mathias Chapman, um biólogo americano, que eles foram salvos. Em 1923, Mathias levou 11 chinchilas, os únicos da época, para os Estados Unidos e os fez reproduzirem, salvando assim a espécie, e cada vez mais após os anos 60, a chinchila foi ficando mais popular.

As chinchilas se tornaram cada vez mais popular como um roedor de estimação, assim como o coelho ou porquinho da índia. Por possuir vários tipos de mutações, as chinchilas são muito desejadas e apreciadas.

Cada chinchila pode possuir um tipo de cor, tamanho e características diferentes. No entanto, para que a sua mutação seja totalmente definida, pode levar cerca de um ou até dois anos. Então é de extrema importância que ao adquirir uma chinchila você saiba qual as cores genéticas do pai e mãe do roedor, para que você tenha uma chinchila exatamente da cor que você queira.

Características da Chinchila Rosa

Dentre as mutações, existe uma chinchila que possui a cor rosa. Essa é dividida em dois tipos: as homo beges e as hetero beges. Também são conhecidas como Pink White.

As duas possuem as orelhas cor de rosa, e os olhos são de cores avermelhadas. As diferenças entre os dois tipos são:

Homo beges: sendo toda branca, ela não possui nenhuma mancha bege no seu corpo, e o seus olhos possuem uma cor vermelha com tom mais claro.

Hetero beges: com os olhos de cor vermelha também, o tom do vermelho é mais forte, e no seu corpo podem ter várias manchas beges, e em suas orelhas, terão sardas.

Características da Chinchila Rosa

Suas características científicas são:

  • Reino: animália
  • Filo: chordata
  • Classe: mammalia
  • Ordem: rodentia
  • Família: chinchillidae
  • Género: chinchilla
  • Espécies: chinchilla

Tamanho e Fotos

Em média, uma chinchila pode alcançar até 30 cm de comprimento, junto com a cauda, que mede cerca de 12 até 20 cm. Os focinhos são mais achatados e a cabeça possui um tamanho considerado grande.

Sua expectativa de vida é de cerca de 13 anos, sendo a maior idade registrada de 22 anos. Pesam cerca de 450 g até 900 g.

Apesar de serem roedores pequenos, é muito recomendado que as chinchilas possam viver em uma gaiola de tamanho grande, para que a qualidade de vida da chinchila não seja prejudicada.

Alimentação, Cuidados e Higiene

As chinchilas possuem um sistema digestivo muito frágil e sensível, desta forma a sua alimentação deve ser muito equilibrada, balanceada e deve se dar preferência as rações próprias para a espécie.

Por exemplo: rações que são indicadas para hamsters e para os coelhos, como semente de girassol, são indicadas para a chinchila em quantidade baixa, pois as sementes possuem muita gordura. As mesmas devem sempre serem sem sal, cruas e com a devida casca.

Em lojas de produtos para animais, você poderá encontrar rações específicas para chinchila. Caso queira diferenciar na alimentação, alguns alimentos como alface em rama ou em cubo, suplementos alimentares e feno da montanha são as principais indicações.

Durante o dia, caso queira dar petiscos para a sua chinchila, maçãs desidratadas, uvas passas ou bananas desidratadas são as indicações ideais.

Nunca dê alimentação excessivamente para o seu roedor. Como citado, seu intestino é frágil, o que pode acarretar em problemas renais ou peso acima do indicado.

Quando falamos sobre os cuidados com a chinchila é muito importante notar uma diferença básica entre ela e os outros roedores: a chinchila é muito limpa. Diferente de hamsters, por exemplo, elas não criam pulgas, carrapatos e outros, pois o seu pelo é tão pesado e tão denso que os parasitas não conseguem sobreviver, e acabam morrendo por falta de ar.

Na hora do banho, não se pode usar água. Como os seus pelos são muito sensíveis e sua pele também, o dono deverá tentar seguir o banho natural das chinchilas. No seu ambiente natural, a chinchila vai usar o pó da montanha para remover a oleosidade, sujeira e gordura do seu pelo.

Dentro de casa, o ideal é dar um banho seco, usando, por exemplo, o carbonato de cálcio, que remove as sujeiras e deixa os pelos da chinchila frescos. Para faze isso é bem fácil: compre uma banheira própria para a chinchila, despeje o carbonato, e aí é só aguardar. Em alguns minutos, a própria chinchila irá deitar e rolar pelo pó. O banho seco pode ser dado 3 vezes na semana.

É recomendável que se leve a chinchila ao menos uma vez por ano ao veterinário. As chinchilas são roedores bastantes resistentes as doenças, e na maioria das vezes, se alguma doença aparecer, as principais estão relacionadas com problemas na respiração, com o estresse térmico, alimentações inadequadas, diarreias (trato intestinal), problemas na arcada dentária, entre outros.

Chinchila e sua Criação

As chinchilas podem ser criadas como animais de estimação, desde que sejam seguidas algumas orientações referentes a espécie.

Esses roedores são meigos, dóceis e raramente mordem alguém. Para segurar a chinchila, deve-se ter cuidado, apesar da chinchila ser muito sociável e deixam ser manuseadas facilmente.

No dia a dia é aconselhável que elas não vivam sozinhas, de preferência como casal, duplas ou trios.

Na hora da apresentação, o cuidado deve ser grande. As chinchilas, se entrarem em uma briga, podem apresentar diversos danos e ferimentos, pois são muito sensíveis.

Algumas dicas para acessórios, são: bebedouros, tocas, brinquedos, substratos, entre outros. Dentro da gaiola esses acessórios irão garantir a limpeza necessária, materiais adequados, entretenimento e diversão para elas.

Agora, você já sabe tudo sobre a chinchila rosa, e pode procurar a sua. Lembre-se: a chinchila rosa é uma mutação, e para que possa ser feita a escolha correta, deve-se verificar a genética dos pais da chinchila.

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *