Home / Animais / Carrapato Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Carrapato Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Apesar de pensarmos que todo carrapato é igual, existem muitas espécies diferentes desse ácaro. O carrapato é considerado um parasita, isso porque parte de sua vida ele passa sempre em hospedeiro, sugando seu sangue e muitas vezes transmitindo doenças. Podem ser encontrados tanto em animais rurais como em animais domésticos e humanos. Apesar de não ser tão comum a incidência de carrapatos em humanos, é possível acontecer. De qualquer forma, eles preferem mais rurais e maiores.

Foto de um Carrapato
Foto de um Carrapato

Curiosidades e Fatos Interessantes

  • Espécies De Carrapato: Como já citado, não existe somente uma espécie de carrapato. Existem mais de 800 espécies. As mais comuns no Brasil são carrapato-estrela, carrapato-de-cavalo e carrapato-marrom. Todos eles ficam em animais específicos. Mas podem transitar de uma espécie para outra. Por exemplo, carrapato-estrela é comum de ser encontrado em cavalos, porém, caso humano entre em contato com esses animais podem ir de um hospedeiro para outro.
  • Idade Dos Carrapatos: Registro que datam o aparecimento dos carrapatos há 900 milhões de anos. Sendo um dos animais mais antigos que ainda existem. Isso também prova sua resistência, adaptação e capacidade de proliferação. Apesar de um ciclo de vida breve, se multiplicam com muita rapidez.
  • Parasitas: A alimentação, reprodução e sobrevivência do carrapato depende de um hospedeiro. Por isso grudam em animais ou humanos. O problemas são as toxinas e bactérias liberadas por esses animais. Podem causar grandes prejuízos à agropecuária.
  • Truque Da Natureza: A mordida de um carrapato acompanha a liberação de uma toxina anestésica. Por conta dela, o hospedeiro é capaz de não sentir e não perceber a presença do ácaro. Em humanos, muitas vezes é confundido com uma mancha, verruga ou pinta.
  • Carrapato Em Todo Canto: É possível encontrar carrapatos no mundo inteiro. Ou seja, caso você encontre um pasto muito longe, em qualquer pais, pode ter certeza que o agropecuário tem problemas e vive combatendo aos carrapatos, assim como os cuidadores brasileiros.
  • Doença Mais Famosa: Febre Maculosa é o nome da doença mais comum transmitida por carrapatos no Brasil. Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças como gripes e resfriado. Entre eles estão: dores, machas vermelhas na pele, cansaço, dor de cabeça, fadiga, etc.
  • Estudo E Ciência: Existe um museu no Brasil chamado museu do carrapato. A instituição concentra seus estudos e coleções aos carrapatos. Muito útil para descobrir mais sobre esses ácaros. Pode contribuir muito para o setor agropecuário com novas descobertas.
  • Prejuízo: Como já citado, os carrapatos vivem em grandes animais. Existem espécies especificas para cada um. Num grande pasto, quando existe um carrapato significa que já existem mais. Eles podem acabar com a produção de carne e leite. Isso porque debilitam os hospedeiros com a transmissão de doenças. Caso não sejam rapidamente exterminados, podem se tornar uma praga e acabar com grande parte de um rebanho. Os prejuízos anuais dos carrapatos nesse setor, giram em torno de 2 milhões por ano.

Carrapatos em Casa: O Que Fazer

Carrapatos em Casa
Carrapatos em Casa

Não é comum, mas pode acontecer. Se você encontrar mais de dois carrapatos em seu animal de estimação, já pode ser preocupante. É um sinal de que ali eles estão confortáveis para se reproduzir.

As fêmeas colocam seus ovos em locais escuros e com baixa umidade, então fique atento às frestas, assoalhos, atrás de moveis, buracos, entre outros.

Caso retire o carrapato de seu animal, ou de qualquer humano do recinto, mas não procurar acabar com os ovos espalhados, em poucos dias terá a mesma incidência de carrapatos. Os ovos levam em torno de 7 semanas para estarem prontos para que nasçam as larvas, então mesmo depois de se livrar do carrapato, faça checagens semanais nos cantos para exterminar de uma vez. Se encontrar, siga esses passos:

  • Pulverize inseticidas e carrapaticidas;
  • Faça uma boa faxina, deixe os produtos agirem;
  • Passe um aspirador de pó em todos os cantos.

Depois de tudo limpo, passe alguns dias analisando. Se precisar repita o processo. Porém, se perceber que não é suficiente, contate uma empresa especializada em dedetização.

Ciclo de vida de um Carrapato

A reprodução dos carrapatos não acontece no corpo do hospedeiro. Portanto, imaginando que uma larva acabou de ser desenvolvida, ela continua se desenvolvendo até que se torne um carrapato filhote. Esse carrapato fica na vegetação até a oportunidade de morder um hospedeiro. Ao encontrar um hospedeiro ele se instala, fixa suas garras e começa a extrair o sangue. Ao mesmo tempo que extrai, também libera toxinas e bactérias.

Assim que seu corpo fica estufado e cheio de sangue, quando consegue todo o necessário, ele sai do hospedeiro para botar ovos.

Ele procura um local seco e reservado, coloca seus ovos amontoados e em seguida ele morre. Esse é o total ciclo de vida de um carrapato, o agravante é a quantidade de ovos colocados que podem chegar aos milhares.

Prevenção Aos Carrapatos

Carrapato no Dedo
Carrapato no Dedo

Se você vive em locais rurais, com a presença de antes animais como bois, vacas, búfalos, cavalos, entre outras. Esteja sempre atento a suas roupas sua casa e o seu corpo. Tome todo cuidado para não deixar que um carrapato passa despercebido, pois a proliferação desse animal pode se tornar uma praga muito difícil de combater.

Se você criar esses grandes animais, conte com ajuda e auxílio de carrapaticidas especiais para cada espécie. Existem métodos simples e produtos de fácil manuseio para combater esse parasita.

Se você é dono de um pet, sempre esteja analisando a pelugem do seu animal de estimação, não só pelos carrapatos, é necessária uma análise periódica da pelugem pois ela pode dizer muito sobre a saúde do animal. Caso encontre, também conte com auxílio de carrapaticidas.

Caso tenha acesso a lugares com muita mata, grandes animais, ou coincidência de carrapatos, esteja preparado. Use roupas claras, tenha todas as partes do seu corpo protegidas com roupas de manga comprida e botas e ao retornar faça uma checagem geral.

Nunca esmague nem pise em um carrapato. Também não retire de um corpo e descarte ele vivo. Sua reprodução e proliferação é muito rápida. Caso ele seja esmagado, seus ovos podem se espalhar com facilidade, tornando o combate muito mais difícil.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *