Home / Animais / Curiosidades Sobre o Escorpião do Deserto e Fotos

Curiosidades Sobre o Escorpião do Deserto e Fotos

Eles são seres que merecem nossa atenção, e todo cuidado com os escorpiões é pouco. Pois eles podem estar onde menos imaginamos e como são bem pequenos, muitas vezes passam despercebidos por nós.

Mas o que causa arrepio e tremor em muitas pessoas, é o fato do escorpião ser altamente venenoso e ter potencial para causar uma série de danos em qualquer um. Se o ferido não for atendido com agilidade e rapidez, o quadro de infecção pode piorar e até levar a morte.

Então atente-se aos diferentes tipos de escorpiões. Aqui no Brasil podemos identificar três principais espécies: o Escorpião Amarelo, o Escorpião Preto e o Escorpião do Nordeste. Os quais faremos uma breve introdução a seguir.

Mas neste artigo, vamos tratar em especial de uma espécie, que não está presente aqui na América e muito menos em solo brasileiro.

Confira curiosidades e fotos sobre um dos escorpiões mais temidos do mundo , são seres poderosos, que com uma simples picada, podem derrubar o maior dos animais, conheça agora o Escorpião do Deserto.

Escorpiões – Aspectos Gerais

Os escorpiões possuem inúmeras famílias e diferentes gêneros. Existem muitos, estima-se que estão presentes no planetas mas de 1.500 espécies de escorpiões, e elas podem contem o veneno altamente perigoso, como também não causar dano algum.

Eles realmente são seres muito antigos, estão na Terra há bem mais tempo que nós, estima que datam de mais de 400 milhões de anos. Eles desenvolveram-se, se adaptaram e mesmo com a expansão urbana e das grandes metrópoles, eles conseguiram continuar e procriar a sua espécie.

No Brasil, eles podem ser encontrados em praticamente todos os Estados. Adoram viver em meio as folhas, cascos de árvores, entulhos, buracos; ou seja, gostam de habitar lugares quentes e úmidos. Por isso podem ser encontrados dentro da nossa casa.

Atente-se aos lixos e entulhos acumulados peto da sua residência, cuidado também com seu animal de estimação, se ele for picado por um escorpião, dificilmente não sofrerá consequências.

Eles estão presente na classe dos aracnídeos, o mesmo que as aranhas, pois possuem características e alguns hábitos semelhantes, além é claro, da estrutura corporal.

Os escorpiões podem possuir de 3-20 centímetros; acredite, existem escorpiões que são quase do tamanho de uma mão humana, como é caso do Pandinus Imperator, que vive na África. Ou mesmo do Escorpião do Deserto que surpreende a todos com seu tamanho.

Escorpião do Deserto

Habitantes do Norte da África, esta espécie de escorpião é considerada uma das mais poderosas e potentes de todos os animais terrestres. Ao lado das cobras e dos sapos venenosos, estes pequenos seres são capazes de derrubar uma ou mais pessoas.

Eles possuem um veneno poderoso para capturar suas presas, já que consegue através da picada, imobilizar e com as garras segurar o animal que posteriormente virará alimento para o escorpião. Eles alimentam-se basicamente de outros insetos e são considerados carnívoros.

Escorpião do Deserto Andando na Terra
Escorpião do Deserto Andando na Terra

Desta maneira, podemos perceber que ele é um exímio predador, que está vivo até hoje por causa das suas garras e do seu poderoso veneno. Ele se esconde em meio a areia do deserto, e por possui a coloração corporal amarelada, dificilmente é identificado pelos outros seres. Podendo assim ferir e capturar sua presa.

Conheça a seguir algumas curiosidades destes animais tão pouco conhecidos, mas que podem causar grande impacto em qualquer população humana.

Curiosidades Sobre o Escorpião do Deserto

Estrutura Corporal

Ele possui um corpo médio, não é tão grande como outras espécies. É capaz de medir até 10 centímetros e pode ser imperceptível.

Ele é todo amarelado, com as pinças de coloração escura. Sua cauda é longa e amarela, exceto na ponta, que também é escura, e é bem ali onde o veneno está presente.

Desta maneira, eles são ótimos caçadores e conseguem se adaptar as diferentes situações e lugares.

Escorpião do Deserto na Mão de um Homem
Escorpião do Deserto na Mão de um Homem

Africano e Asiático

A espécie de escorpião Androctonus Australis, conhecido também como Escorpião do Deserto vive no Norte da África e Oeste da Ásia.

Ele está presente na Somália, no Chade, Egito, Líbia, Argélia pela parte do território africano, como também está presente na Arabia Saudita, Índia, Israel e Paquistão pela parte do território asiático.

Como podemos perceber, é uma espécie que se expandiu muito ao longo dos anos. Mas existe uma ameaça para esses animais.

Habitat

Eles estão nestes países, é fato, mas qual a vegetação, o solo, ou seja, o ambiente em que eles vivem? Eles estão presentes em meio ou em baixo das rochas ou paredões rochosos.

Podem ser encontrados também em áreas montanhosas, com extremo calor, como também em dunas.

Diferente de outros animais pequenos, eles não cavam buracos  profundos, ou mesmo escondem-se no subsolo. Eles ficam na primeira camada do solo, ainda na superfície, na areia, nas rochas ou mesmo em folhas.

Podem ser encontrados ainda em habitações humanas; dentro de calçados, pedregulhos ou tijolos.

Comércio de Animais Exóticos

Apesar de poderosíssimos, eles não conseguiram escapar do mercado ilegal de animais. Os Escorpiões do Deserto são capturados por seres humanos para serem comercializados por valores altíssimos.

Junto com o Androctonus Amoreuxi e com o Pandinus Imperator, ele é visado para o comercio ilegal.

É uma pena isso ainda acontecer com tanta frequência nos dias de hoje e nenhuma atitude ser tomada.

Veneno Poderoso

Estamos falando aqui de uma das espécies terrestres mais poderosas do Planeta Terra. Ele é muito perigoso e pode causar muitas mortes ao longo de um ano.

Se a picada acontecer e os cuidados médicos não forem imediatos, sérios danos podem acontecer e causar uma série de consequências negativas para a pessoa ferida.

Escorpião do Deserto: Fotos

Agora que você sabe alguns fatos sobre este incrível animal, confira algumas fotos a seguir, para poder ter melhor assimilação e estar por dentro de todos os seres vivos que habitam este imenso planeta Terra.

Os escorpiões são seres que habitam este planeta há muito tempo, como outros também. Existem animais que não conhecemos, ou simplesmente deixamos de lado algumas informações fundamentais relacionadas a eles.

E Para saber mais sobre estes incríveis animais, como também de muitos outros, confira outros posts do Mundo Ecologia e se divirta com informação e conhecimento.

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *