Home / Animais / Tipos de Escorpiões Pequenos

Tipos de Escorpiões Pequenos

Nos últimos anos, devido à expansão do meio urbano, aconteceu também a proliferação de inúmeras espécies de animais peçonhentos que vivem em esgotos, em canais, na rua e até mesmo nas nossas casas;e com os escorpiões não foi diferente!

Eles adoram habitar locais úmidos, quentes e alimentam-se de outros insetos, tudo o que o meio urbano proporciona. As espécies de escorpiões mais comuns aqui no Brasil são: o Escorpião Amarelo, o Escorpião do Nordeste e o Escorpião Preto.

Eles estão distribuídos em praticamente todas as regiões, porém, já são considerados escorpiões de médio e grande porte, apesar de medirem apenas 5-8 centímetros.

Mas também existem os que dificilmente podem ser avistados, eles são os escorpiões pequenos e podem estar em qualquer canto, apesar de não serem vistos com frequência aqui no Brasil.

Mas fique tranquilo, diferente das outras espécies, os escorpiões pequenos são inofensivos, eles possuem o veneno, mas este não afeta seres humanos.

Continue acompanhando este artigo para que conheça os diferentes tipos de escorpiões pequenos, suas principais características, onde habitam e o que comem. Confira!

Escorpiões – Aspectos Gerais

Os escorpiões são seres que habitam o planeta há muito mais tempo que nós, estima-se que eles estão aqui há 430 milhões de anos. São seres pré-históricos, verdadeiros anciãos da terra.

E desta maneira, os escorpiões podem ter diferentes tamanhos e diferentes espécies, desde os que possuem apenas alguns centímetros até os que alcançam 20 centímetros, como por exemplo, o Pandinus Imperator – considerada a maior espécie de escorpiões do mundo.

Estima-se que existam nada mais nada menos do que 1.500 espécies e elas são divididas em diferentes gêneros e famílias; e como os escorpiões tiveram ótima adaptabilidade em inúmeros lugares, hoje eles estão espalhados pelo mundo todo, em vários países e continentes.

Eles estão divididos em mais de 150 gêneros e em média 20 famílias, ou seja, existem muitos escorpiões, muito mesmo.

Grande parte das espécies de escorpiões é venenosa, porém, a intensidade do veneno varia de acordo com o tamanho do animal. Então escorpiões com mais 5 cm podem ser perigosos, mas os pequenos, com cerca de 2-3 cm não são capazes de afetar humanos.

Sendo assim, escorpiões maiores são mais perigosos do que os menores, estes que possuem apenas alguns milímetros e o veneno não reage e não causa danos ao corpo humano, apenas o dor da picada.

Aqui no Brasil existem apenas 4 famílias de escorpiões, e são elas: a Chactidae, Buthidae, Bothriuridae e Ischnuridae.

Mas apesar disso, são apenas 3 espécies que mais aterrorizam e estão mais presentes em lares, em casas e são elas: o escorpião preto, o escorpião do nordeste e o escorpião amarelo. Eles possuem de 5-8 centímetros de comprimento.

Os escorpiões pequenos no qual falaremos a seguir estão muito presente em território europeu e dificilmente são encontrados por aqui.

Conheça agora as espécies de escorpiões pequenos e que estão espalhadas pelo mundo!

Escorpiões Pequenos

Eles estão em todos os cantos do mundo e apesar de seu tamanho, são ótimos predadores, por isso conseguiram sobreviver e se adaptar há muito tempo. Eles utilizam o veneno principalmente para capturar suas presas. Já que em humanos, cachorros ou crianças, o veneno pode não afetar ou fazer alguma diferença.

Desta maneira, eles também estão presentes nos lares e nas residências do mundo inteiro.

Eles habitam lugares úmidos, adora ficar em baixo de rochas, próximos a paredões rochosos, ou em troncos de árvore, em meio as folhas. Eles estão principalmente na Europa, e você pode encontrar todas as espécies de escorpiões europeus aqui.

Eles são seres curiosos, com apenas alguns centímetros, conheça agora os tipos de escorpiões pequenos.

Tipos de Escorpiões Pequenos

Belisarus Xambeui

Belisarus Xambeui
Belisarus Xambeui

Esta é uma espécie curiosa de escorpião, com apenas 3-4 cm, possui a corpo amarelo pálido com variação para o marrom nas patas e a cauda mais escura. Eles são extremamente raros; em toda a Europa, estão em apenas em alguns lugares da França e da Espanha.

Ele é muito encontrado em entradas de cavernas, ou mesmo construções ou estruturas abandonas. Ele contém o veneno e sua picada pode ser dolorosa, porém, não é tão potente e não oferece perigo.

Euscorpius Germanus

Euscorpius Germanus
Euscorpius Germanus

Este pequenino de coloração preta é uma das menores espécies de escorpião, ele mede entre 2-3 cm. É uma espécie que adora habitar áreas montanhosas com alta umidade.

Eles habitam áreas geladas, que varia entre 4°C a 10°C, como por exemplo: Suíça, Áustria, Eslovênia, Bulgária e Croácia.

Euscorpius Alpha

Euscorpius Alpha
Euscorpius Alpha

Habitantes do Sul da Suíça, do Norte da Itália e da Áustria, esta espécies é na verdade uma subespécies da E. Germanus – citada acima –, ou seja, elas possuem características muito parecidas.

A espécie E. Alpha, assim como a E. Germanus possui o corpo inteiro preto, e no comprimento também são semelhantes, já que estes alcançam até os 3 cm.

Escorpius Beroni

Escorpius Beroni
Escorpius Beroni

Esta é uma espécie que prefere habitar áreas montanhosas, então vive principalmente no Norte da Albânia – regiões onde atingem os 2.400 metros de altitude.

Com apenas 3 centímetros de comprimento, este pequenino possui a coloração marrom claro no tronco e tons mais escuros na cauda e nas patas.

Pseudolychas Ochraceus

Pseudolychas Ochraceus
Pseudolychas Ochraceus

Estes pequeninos de Gauteng, Africa do Sul, possuem apenas 28 mm, ou seja, raramente ultrapassam os 3 centímetros. Eles possuem a coloração corporal puxada para o marrom, mas também com tons de vermelho.

Ele costuma habitar naturalmente vegetações ou florestas densas e também áreas ribeirinhas, mas devido a alta expansão urbana na Africa do Sul , ele se adaptou e vive dentro das casas, em jardins, em meio as folhas.

Euscorpius Flavicaudis

Euscorpius Flavicaudis
Euscorpius Flavicaudis

Esta espécie mede apenas 3,5 centímetros no máximo e está distribuída na parte Oeste e Sudoeste da Europa, como Inglaterra, França e Espanha.

Ele possui os membros mais alongados, com um corpo totalmente preto e as pernas com variações mais claras. Ele pode ser encontrado principalmente em áreas úmidas, como florestas, parques, jardins ou também em construções e estruturas abandonadas.

Escorpuis Gamma

Escorpuis Gamma
Escorpuis Gamma

Estes pequenos escorpiões com apenas 3 cm de comprimento, estão presentes na Itália, Eslovênia, Áustria e Croácia.

Eles habitam principalmente altas e geladas montanhas, em paredões rochosos, em meio às folhas e também em troncos de árvores.  Seu corpo é totalmente preto, junto com a cauda e com as patas.

Gostou? Continue acompanhando os artigos do nosso website!

Veja também

Ficha Técnica do Bull Terrier: Peso, Altura e Tamanho

O Bull Terrier é um cão único, graças à sua cabeça “ovo”. Alegre, fidedigno, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *