Home / Natureza / Tudo Sobre Tigres

Tudo Sobre Tigres

O tigre (Panthera tigris) é uma espécie de felino que se restringe exclusivamente ao continente Asiático, e suas origens remontam cerca de 2 milhões de anos atrás. Atualmente os tigres ocupam a África e a Eurásia.

Cerca de um século atrás, o tigre dominava territórios que iam da Turquia até a Rússia, mas nunca desciam para Países africanos e nunca iam tão a Leste para as regiões europeias mais populosas.

Nesses tempos, os tigres era um dos animais mais comuns de se encontrar em certas regiões da Eurásia, mas, por incrível que pareça, mais de 90% da espécie de tigres foi dizimada, tanto por fatores naturais quanto pela ação do homem.

Alguns dos principais fatores que fizeram com que o tigre fosse drasticamente reduzido, foi a consumação do território, a caça predatória, a falta de estabilidade da cadeia alimentar e a indústria da monocultura.

Atualmente, os tigres são divididos em 9 subespécies, estando presentes em apenas 14 Países, e 3 dessas 19 subespécies já são consideradas extintas, sendo estes o tigre-do-Cáspio (Panthera tigris virgata), o tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica) o tigre-de-Bali (Panthera tigris balica).

Cientistas atuais classificam como espécies sobreviventes o tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), tigre-da-Indochina (Panthera tigris corbetti), tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni), tigre-siberiano (Panthera tigris altaica), tigre-de-Sumatra (Panthera tigris sumatrae) e o tigre-do-Sul-da-China (Panthera tigris amoyensis).

Características Física do Tigre: Conheça Tudo Sobre A Aparência E Coloração Dos Tigres

Os tigres mais conhecidos são os tigres-siberianos e os tigres-de-bengala, pois são os tigres em maior número dentre as subespécies, e portanto, os mais comuns de serem vistos em imagens na natureza ou em cativeiros pelo mundo.

Todas as espécies de tigres são bem parecidas entre si, com a mesma coloração laranja-avermelhada e padrões de linhas negras pelo corpo, e o que mais os distingue é o tamanho e o formato do rosto.

Não obstante, os tigres ainda podem apresentar colorações diferentes, como o tigre branco, que devido à mutações genéticas compostas por excessivos genes recessivos, fazem com que o mesmo seja branco com listras negras, dando um aspecto exótico ao animal, e os tigres brancos, do contrário do que pode parecer, não são raros de serem vistos, e a maioria se encontra em cativeiros.

É importante não considerar o tigre branco como sendo um tigre albino, pois o albinismo não traria as listras negras.

Por outro lado, existe a ideia de que exista tigres negros, o que não existe. O mais perto disso pode ser uma pantera negra, que é uma variação melanística da onça ou do leopardo, e podem apresentar manchas no corpo ao invés de listras.

Apesar dos tigres possuírem uma aparência quase que igual e de todos possuírem listras negras, cada subespécie possui um padrão único de listras e pessoas mais conhecidas do assunto conseguem identificar a espécie apenas observando o padrão de listras.

As listras dos tigres não são variações da pelagem do animal, mas sim de sua pele, ou seja, se tirar o pelo do tigre, as listras ainda aparecerão em sua pele.

Número de Tigres Presente No Mundo e Distribuição Geográfica

Como foi abordado anteriormente, o número de tigres foi reduzido quase em 90%, e de todo o território da Ásia que eles compunham, atualmente eles fazem parte de apenas 7% desse território, sendo reduzidos à menos de 4 mil exemplares distribuídos na natureza.

Em 2017, pesquisas apontavam que havia mais tigres em cativeiro do que distribuídos pela natureza, e isso ocorre porque existe muitos programas de reintrodução e de repopulação, que visa remover o status de conservação em risco em qual os tigres se encontram até os dias atuais.

Atualmente, os tigres que restringem à áreas do norte da África, sul da China e da Índia e partes do Sudeste da Ásia, como Indonésia e Tailândia, e habitam áreas de florestas densas, áreas pantanosas e cerrados e savanas.

Hábitos Dos Tigres e Características Exclusivas

Os tigres são animais com características exclusivas, e possuem hábitos parecido com os demais felinos da natureza, porém, enquanto outros felinos preferem caçar na noite e outros preferem caçar de dia, os tigres preferem o alvorecer, enquanto o sol nasce vermelho por trás das montanhas.

O fato dos tigres preferirem caçar durante esse turno, se dá pelo fato de que suas visões noturnas não são tão aguçadas como se costuma pensar, já que muitos felinos tem essa destreza, até mesmo o gato doméstico, que tem plena visão no escuro.

De qualquer forma, o tigre ainda possui seis vezes mais capacidade de enxergar no escuro que um humano.

Os tigres são animais essencialmente carnívoros e se alimentam de qualquer presa que conseguem apanhar, desde roedores a cervídeos e até mesmo grandes lagartos como crocodilos. Os tigres estão no topo da lista alimentar e não possuem nenhum predador natural, exceto o homem que dizimou parte de sua população nas últimas décadas.

Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre Os Tigres

  • O tigre é o maior felino que existe, onde o tigre-siberiano assume a posição número um, seguido pelo tigre-de-bengala, chegando a passar 300 kg no indivíduo macho, e na natureza, em seu habitat, os tigres são superados apenas pelos ursos.
  • Por outro lado, o tigre-de-Sumatra representa a menor subespécie de tigre, pesando cerca de 140 kg.
  • O tigre tem a capacidade de se comunicar com outros tigres e até mesmo outros animais através da frequência de seus miados, e já foi registrado que alguns tigres tentam imitar o som de suas presas no intuito de atraí-las.
  • O tigre possui uma comunicação corporal que consegue ser compreendido por outros tigres, onde os mesmos demonstram contentamento e descontentamento mediante a presença de outro exemplar da mesma espécie.
  • O tigre branco só existe em uma subespécie, que é o tigre-de-bengala.
  • Os tigres são amantes da água, e usam-na tanto para se refrescar e brincar quanto para caçar; já se foi observado que eles podem nadar quilômetros de distância atrás de presas, assim como realizar mergulhos a profundidades surpreendentes.
  • A melhor e mais usada estratégia para o tigre caçar são as investidas surpresas, e caso elas falhem, o tigre pode alcançar até mesmo uma velocidade de 60 km por hora atrás de sua presa.
  • Levando em consideração o tamanho, a velocidade que os tigres alcançam é relativamente alta, mas a forma mais prática de caça é usando sua extrema força, onde nenhum animal escapa de suas garras.

Veja também

Óleo de Soja na Pele

Quais os Benefícios do Óleo de Soja Para a Pele?

Óleo de soja  é o óleo vegetal extraído das sementes da soja. Ele contém altas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *