Home / Animais / Urubu Alimentação

Urubu Alimentação

Os urubus são animais que despertam um certo tipo de repulsa ao mesmo tempo que despertam curiosidade em nós, seres humanos. Parte disto ocorre justamente devido ao tipo de hábitos alimentares que o mesmo possui. Pertencem a família Cathartidae e ao todo existem cerca de 5 espécies, sendo que a grande maioria delas pode ser encontrada no Brasil.

Além de o urubu e a sua alimentação, que por si só já é capaz de nos intrigar, outro fator que faz com que essas aves sejam tão curiosas é a sua aparência. Os urubus são aves que apresentam características físicas e hábitos semelhantes aos abutres, que são aves que habitam parte do continente europeu, asiático e africano, e por isso são conhecidos também como abutres do novo mundo, uma vez que habitam o continente americano.

Possuem em geral penas pretas, que se mesclam a variadas cores dependendo da espécie em questão. Geralmente possuem pouquíssimas ou nenhuma penugem na região da cabeça e pescoço, além de um bico relativamente pequeno para a espécie e pés totalmente desajeitados quando entram em contato com o solo.

Além disto, o urubu é considerado como uma das aves que possuem o voo mais alto da natureza e possuem um mecanismo para poupar energia enquanto voa, sendo que para isto esta ave se aproveita das correntes de ar.

O Urubu E A Sua Curiosa Alimentação

Bom, como você deve saber os urubus tem a sua alimentação baseada no consumo de carniça. A carniça, como é popularmente chamada, é nada mais, nada menos do que o material orgânico, ou corpo de um animal morto em decomposição. O hábito de se alimentar de animais em estado de putrefação, como é o caso dos urubus é chamado de necrofagia.

Porém, o que muita gente não sabe é que não é só de carniças que um urubu sobrevive. Não é sempre que o urubu vai conseguir encontrar um corpo de algum animal em decomposição para conseguir se alimentar, pois isto envolve além de uma intensa procura, a sorte de ser o primeiro a encontrar o seu alimento, isto porque além de a maioria das espécies não possuírem um bico que lhe favoreça de forma a permitir que ele possa rasgar a carne para conseguir se alimentar, a maioria ainda tem de esperar outras espécies de urubu maiores, como é o caso do urubu rei, se alimentarem primeiro para que depois ele possa se aproximar e fazer a sua tão esperada refeição.

Urubu Rei se Alimentando
Urubu Rei se Alimentando

Nestes casos, para não ficarem com fome, alguns urubus se aventuram na caça. Quando isso acontece, embora não sejam muito habilidosos com esta prática, os urubus acabam indo a captura de algumas presas, que normalmente são animais de pequeno porte, como por exemplo, lagartos e outros répteis, pequenos roedores e em alguns casos até mesmo animais mais exóticos, como os sapos.

Por Que Os Urubus Não São Bons Caçadores?

Os urubus são considerados pertencentes ao grupo de aves de rapina, porém muitas pessoas acham esta classificação um pouco contraditória e até mesmo inadequada.

A controvérsia existente na classificação do urubu como uma ave de rapina se dá devido ao fato de eles serem animais que praticamente não caçam, se comparados a águias e gaviões, por exemplo. A falta de habilidade do urubu para caçar é algo que pode ser explicado conforme as suas características físicas de uma forma anatômica.

Os urubus possuem um bico relativamente pequeno e inapropriado para a caça, pois devido ao seu formato a missão de capturar as suas presas fica muito mais dificultada. Outro fator é o formato de seus pés que são achatados e não possuem as curvaturas que as garras que outros tipos de animais de rapina possuem e que são necessárias para que a presa em questão seja capturada com eficiência e exatidão.

Por Que A Alimentação Dos Urubus Não Lhe Causam Problemas De Saúde?

Como já sabemos, a carne de um animal quando se encontra em estado de putrefação, fica completamente exposta e propensa a virar, por exemplo, uma colônia de vários tipos de bactérias que irão se desenvolver neste meio. Porém, o urubu e sua alimentação despertam a curiosidade de muitos que ficam instigados a descobrir qual é o motivo que faz com que este animal se alimente de animais mortos em decomposição e mesmo assim não contraiam nenhum tipo de doença.

Primeiramente vamos ao fator externo que contribui para este feito que é o fato de o urubu possuir a ausência de penas em sua face, uma vez que isto ocorre justamente para evitar que os restos de alimentos que possuem essas bactérias fiquem contidos em sua penugem e com isto haja a proliferação indesejada de bactérias e fungos naquela região.

Outro fator, é que além de o urubu possuir um sistema imunológico extremamente resistente, o seu estômago ainda é responsável por secretar um suco gástrico que é capaz de neutralizar o PH das bactérias presentes no alimento em decomposição, evitando assim que o urubu seja alvo de doenças e infecções.

Como A Alimentação Do Urubu Pode Ser Benéfica Para A Manutenção Da Saúde Do Ser Humano

Embora muitas pessoas possuam nojo e até mesmo certa repulsa pelos urubus devido a sua alimentação, os urubus são um tipo de ave que possui extrema importância tanto para a natureza de forma geral, quanto para a manutenção da saúde de outros animais e até mesmo de nós, seres humanos.

Dois Urubus de Cabeça Preta e um Urubu Rei Prestes a se Alimentarem
Dois Urubus de Cabeça Preta e um Urubu Rei Prestes a se Alimentarem

Pelo fato de se alimentarem de animais mortos em decomposição, o urubu se torna responsável por fazer a limpeza do meio ambiente, retirando do solo todo e qualquer material orgânico em decomposição, que caso não seja removido poderá trazer inúmeros problemas. Um desses problemas é justamente a proliferação de diversas doenças que podem se espalhar pela natureza como produto do processo de putrefação deste material. Justamente por este motivo é que o urubu é um animal que apresenta extrema importância para nós.

Além disto, outro fator de contribuição importante do urubu que também ocorre por intermédio da sua alimentação é o controle de animais que podem vir a se tornar epidêmicos caso não sejam tomadas providências, como é o caso de roedores, por exemplo.

Veja também

Tipos de Chihuahua de Pelo Longo, Pelo Curto, Mini Toy e Micro

Todos sabemos que os cães são uns dos animais mais amados no mundo, principalmente por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *