Home / Animais / O Que Tem Dentro das Conchas do Mar?

O Que Tem Dentro das Conchas do Mar?

Os exoesqueletos das conchinhas diferem dos endosqueletos de tartarugas de várias maneiras. Para entender o que tem dentro das conchas do mar, devemos entender como esses “cascos” se compõem.

Se você é um entusiasta do assunto e quer saber tudo a respeito, não deixe de ler o artigo até o final. A garantia mínima é que você vai se surpreender!

Conchas do mar são exoesqueletos de moluscos, como caracóis, ostras e muitos outros. Elas têm três camadas distintas e são compostas principalmente de carbonato de cálcio com apenas uma pequena quantidade de proteína – não mais que 2%.

Diferentemente das estruturas animais típicas, não são constituídas por células. O tecido do manto é localizado sob e em contato com a proteínas e minerais. Assim, extracelularmente forma uma concha.

Pense em colocar aço (proteína) e derramar concreto (mineral) sobre ele. Dessa forma, as conchas crescem de baixo para cima ou adicionando material nas margens. Como o exoesqueleto não é dissipado, a concha do molusco deve aumentar para acomodar o crescimento do corpo.

Comparando Com o Casco da Tartaruga

É interessante saber o que tem dentro das conchas do mar e de estruturas parecidas. Em comparação, os cascos de tartarugas fazem parte do chamado endosqueleto do animal vertebrado, ou esqueleto de dentro do corpo.

Suas superfícies são estruturas epidérmicas, como nossas unhas, feitas da proteína resistente e queratina. Debaixo das escápulas está o tecido dérmico e a concha calcificada, ou carapaça. Esta, na verdade, é formada pela fusão de vértebras e costelas durante o desenvolvimento.

Casco da Tartaruga

Em peso, esse osso consiste em cerca de 33% de proteína e 66% de hidroxiapatita, um mineral composto em grande parte de fosfato de cálcio com apenas algum carbonato de cálcio. Dessa forma, o que tem dentro das conchas do mar é uma estrutura de carbonato de cálcio, enquanto o endosqueleto de vertebrados têm, primariamente, fosfato de cálcio.

Ambas as conchas são fortes. Elas permitem proteção, fixação dos músculos e resistem à dissolução na água. A evolução funciona de maneiras misteriosas, não é mesmo?

O Que Tem Dentro das Conchas do Mar?

Na concha do mar não existem células vivas, vasos sanguíneos e nervos. Entretanto, já na concha calcária, existe um grande número de células em sua superfície e espalhadas por todo o interior.

As células ósseas que cobrem a parte de cima se dispersam por toda a concha, secretando proteínas e minerais. O osso pode crescer e remodelar continuamente. E quando um osso quebra, as células são ativadas para reparar os danos.

De fato, independente de o que tem dentro das conchas do mar, é interessante saber que elas podem se reparar com facilidade quando danificadas. A “casinha” dos moluscos usa secreções de proteínas e cálcio das células do manto para o reparo.

Como a Concha se Forma

O entendimento atualmente aceito de como a casca se forma é que a matriz proteica dos ossos e conchas é secretada para fora das células. Essas proteínas tendem a se ligar aos íons de cálcio, enquanto orientam e direcionam a calcificação.

A ligação de íons de cálcio à matriz proteica melhora a formação de cristais de acordo com arranjos hierárquicos precisos. Os detalhes exatos desse mecanismo permanecem obscuros nas conchas do mar. Contudo, pesquisadores conseguiram isolar muitas proteínas conhecidas por desempenhar um papel na formação de conchas.

Se o cristal de carbonato de cálcio é calcita, como na camada prismática, ou aragonita, como no nácar de uma concha do mar, parece ser determinado por proteínas. A secreção de diferentes tipos de proteínas em diferentes momentos e locais parece direcionar o tipo de cristal de carbonato de cálcio formado.

Depois de saber o que tem dentro das conchas do mar, não faz mal ter um pouco de conhecimento sobre sua formação. Elas precisam aumentar e ampliar gradualmente seu tamanho, adicionando nova matriz orgânica e mineral às margens externas.

A parte mais nova da concha, por exemplo, está localizada ao redor da abertura onde ela se abre. A borda externa de seu manto adiciona continuamente uma nova camada de concha a essa abertura.

Primeiro, ocorre uma camada não calcificada de proteína e quitina, um polímero fortalecedor produzido naturalmente. Depois, vem a camada prismática altamente calcificada que é seguida pela camada perolada final, ou nácar.

A iridescência do nácar ocorre, aliás, porque as plaquetas de aragonita de cristal funcionam como uma grade de difração na dispersão da luz visível. Entretanto, esse processo pode variar, pois, claramente, nem todas as conchas são iguais.

As conchas vazias de moluscos são um recurso “gratuito” resistente e prontamente disponível. Elas são frequentemente encontradas nas praias, na zona entremarés e na zona rasa das marés. Como tal, às vezes são usadas por outros animais, que não seres humanos, para diversos fins, inclusive para proteção.

Os Moluscos

As conchas dos moluscos são gastrópodes com casca marinha. A maioria das espécies cimenta uma série de objetos na borda de suas conchas à medida que crescem. Às vezes, são pequenos seixos ou outros detritos duros.

Muitas vezes, são usadas conchas de bivalves ou gastrópodes menores. Isso depende do que está disponível no substrato específico em que o próprio molusco vive. Não está claro se esses anexos de concha servem como camuflagem ou se pretendem ajudar a impedir que a concha afunde em um substrato macio.

Moluscos

Às vezes, pequenos polvos usam uma concha vazia como uma espécie de caverna para se esconder. Ou então, eles mantêm as conchas ao redor de si como uma forma de proteção, como uma fortaleza temporária.

Os Invertebrados

Quase todos os gêneros de invertebrados eremitas “usam” conchas vazias de gastrópodes marinhos durante toda a sua vida útil. Eles fazem isso a fim de proteger seus abdomens moles e ter uma “casa” forte para se retirar, caso seja atacado por um predador.

Cada invertebrado eremita é forçado a encontrar outra concha de gastrópode regularmente. Isso ocorre sempre que cresce muito em relação à concha que está usando atualmente. Algumas espécies vivem em terra, podendo ser encontradas a alguma distância do mar.

Invertebrados

E então? Gostou de saber o que tem dentro das conchas do mar? Certamente muitas pessoas pensam que é uma pérola, mas, pelas informações lidas, dá para saber que não é bem assim, não é?

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *