Home / Animais / Tudo Sobre O Cavalo: Características, Nome Científico E Fotos

Tudo Sobre O Cavalo: Características, Nome Científico E Fotos

O cavalo é simplesmente um animal fantástico! Por conta de suas inúmeras características, força, beleza e diferenciais, ele é um companheiro presente na vida dos seres humanos desde os primórdios!

Se formos nos aprofundar na história da humanidade, analisando os mais variados contextos e até mesmo conquistas, logo poderemos ver que esses animais tinham sua relevante presença ao lado de personalidades importantes!

E não é para menos! Estamos falando de animais fortes, fieis e absolutamente versáteis! Os cavalos são mamíferos quadrupedes, do gênero Equus e que ainda podem chegar a obter mais de 1,50 metros de altura.

Já o peso, também é outro fator que impressiona! Em média, um cavalo pode ter cerca de 500 quilos em sua fase adulta!

No gênero Equus, fora os cavalos, podemos também encontrar outros animais, como é o caso do asno e também da zebra.

Outro detalhe importante e que merece destaque, é que existem incontáveis raças de cavalos em todo o planeta, sendo que por aqui, no Brasil, contamos com dezenas delas!

São diversos os exemplos de raças de cavalo, como no caso da crioula, pantaneira, manga-larga, quarto-de-milha, puro sangue inglês e também o puro sangue lusinato!

Quer conhecer mais sobre esse animal tão cheio de potencial e características marcantes? Então você está no conteúdo certo! No decorrer desse artigo você irá mergulhar um pouco na existência e nos diferenciais desses fantásticos mamíferos! Confira!

Conheça Mais De Perto Algumas Das Principais Características Dos Cavalos!

Como já mencionado anteriormente, os cavalos são animais mamíferos e, por isso, possuem o corpo repleto de pelos.
É importante destacar que o pelo desses animais podem sofrer diferentes variações, sendo até mesmo possível perceber alguns com pelos de tonalidades diversas! Há animais com marrom claro, escuro, preto, branco e também os que apresentam manchas!

Além disso, é importante saber que se referem à animais quadrupedes, ou seja, que recorrem ao uso de seus quatro membros para serem capazes de se locomover.

No que diz respeito à sua altura, é fundamental salientar que ela pode também ser muito variável! O fato é que isso pode depender substancialmente da raça em questão.

Entretanto, os cavalos são animais que podem manifestar um tamanho que vai de 1,40 metros até 1,70 metros aproximadamente! Isso levando em conta a altura das patas até a parte final de seu pescoço.

Os cavalos também são animais muito pesados! Muitos mesmo! Em geral, um cavalo, com aproximadamente 1,50 metros de altura pode pesar cerca de 400 quilos – isso mesmo! Um valor bem impressionante, não é mesmo?

Outro detalhe de suma importância é que algumas raças, em especial, podem apresentar valores ainda mais impressionantes (sim, é possível). Isso tanto é verdade que alguns tipos de cavalo podem chegar a ter o peso de quase uma tonelada!

Há ainda outros pontos que chamam atenção com relação aos cavalos de uma maneira geral, principalmente quando nos referimos à gestação das éguas! Em geral, o tempo de gestação dura cerca de 11 meses!

Depois do nascimento, os cavalos permanecem sendo alimentados pela mãe, sendo que o aleitamento tende a durar até mais ou menos os 7 meses de vida.

O Que É Preciso Saber A Respeito Da Alimentação Dos Cavalos?

Os cavalos são grandes fãs dos vegetais! Isso os configura, portanto, como animais herbívoros!
Mas, diferente do que algumas pessoas possam imaginar, os cavalos não são animais ruminantes! Pois é, talvez você tenha ficado surpresa com essa constatação, não é mesmo? Mas, é um fato!

Quando dizemos que os cavalos não são animais ruminantes, isso quer dizer que eles não possuem estômago com variados compartimentos. Nesse caso, eles se referem a animais monogástricos.

Animais monogástricos nada mais são do que àqueles que possuem um estômago mais simples. Além disso, a digestão das fibras acontece totalmente no intestino grosso!

A Importância Dos Cavalos Para Os Seres Humanos!

Como mencionado no começo desse conteúdo, os cavalos sempre foram animais muito presentes na vida dos homens – e isso pode ser comprovado em diversos momentos da história da humanidade!

Ou seja, o cavalo foi e ainda é um animal de grande relevância para o nosso desenvolvimento. No passado, ele foi muito usado como um fundamental meio de transporte – logicamente, esse é um dos diversos exemplos!

Isso porque, além de ser um fundamental transporte para muitas pessoas, ele também era muito usado para transporte de cargas e ainda tinha uma importante atuação no trabalho com o gado!

Mas, nos dias de hoje isso não é mais uma realidade! Porém, o fato de os cavalos não serem mais usados no progresso social não quer dizer, de forma alguma, que eles não continuam mantendo sua enorme importância.

Atualmente, é mais comum a convivência com esses animais em situações mais “leves”. Isso inclui, por exemplo, o hipismo, polo, adestramento, salto, vaquejada, rodeio e até mesmo uso em terapias diversas!

Os Cavalos São Importantes Na Produção De Soros, Sabia?

Você já ouviu falar sobre isso? Se a sua resposta foi não, saiba que não é um caso isolado! Embora o tema tenha uma grande relevância, poucas pessoas de fato têm entendimento sobre!

O fato é que os cavalos também possuem uma enorme importância quando se trata da produção de soros – isso pode ser evidenciado, principalmente, na produção de soro antiofídico.

Vale destacar que os cavalos acabam participando desse processo porque na produção de soros eles recebem um antígeno, o que contribui para que eles possam realizar a produção de anticorpos!

Soro Antiofídico
Soro Antiofídico

Nesses casos, os animais são submetidos a uma quarentena, para que depois, parte de seu sangue seja retirada. Nesse processo é também realizada a separação do plasma das hemácias.

Em suma, o plasma que foi devidamente separado, deverá passar por um processo, para que posteriormente, seja utilizado na produção do soro!

Entendendo Melhor A Diferença Entre A Mula, O Bardoto E Burro!

Vamos testar um pouco de nossos conhecimentos sobre esse universo: certamente todos nós sabemos que a égua nada mais é do que a fêmea do cavalo, não é mesmo?

Mas, é preciso ainda analisar um outro aspecto! Isso porque, diferentemente do que é esperado por parte das variantes dessa espécie, eles são absolutamente capazes de se reproduzir com jumentos!

E quando esse tipo de cruzamento se estabelece, temos no final das contas descendentes estéreis – estamos falando dos burros, bardotos e também das mulas!

Bardoto
Bardoto

E é aí que acaba morando toda a confusão na cabeça de muitas pessoas! Mas, para lhe ajudar, iremos ressaltar abaixo o significado de cada um desses temos. Confira:

• Mula: refere-se a um animal que nasce por meio do cruzamento de um jumento com uma égua. A mula é, portanto a fêmea!

• Burro: refere-se a um animal que nasce por meio do cruzamento de um jumento com uma égua. O burro, nesse caso, é o macho!

• Bardoto: aqui, trata-se do animal que foi devidamente originado por meio do cruzamento de um cavalo com uma jumenta!

Conheça Um Dos Mais Fantásticos Cavalos Selvagens!

Agora que você conhece um pouco mais as características e diferenciais desse animal, podemos falar de alguns tipos específicos – e vamos começar falando justamente de um dos mais impressionantes!

Estamos nos referindo ao cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii), que nada mais é do que um animal selvagem e que pode ser encontrado na Mongólia!

Infelizmente, esse animal foi incluído na lista de espécies que estão ameaçadas de extinção (Lista de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) – e o perigo é realmente eminente!

Mas, o lado positivo é que em outros momentos essa espécie já foi classificada como totalmente extinta da natureza, porém, houve uma reversão desse cenário!

Cavalo-De-Przewalski
Cavalo-De-Przewalski

Tudo isso graças a muitos esforços de programas, que contribuíram para a sua reintrodução. Todos esses programas não somente foram um sucesso no final das contas como também foram cruciais para alterar a mudança de uma categoria tão alarmante!

Vale destacar que esse cavalo é considerado essencialmente diferente das demais raças de cavalos domésticos. Um dos pontos que chama atenção para esse aspecto pode ser percebido justamente pela juba.

Esse cavalo selvagem possui uma juba não somente mais curta, como também ereta! Outras características também ajudam a diferenciá-lo, como no caso de sua cauda que é formada por pelos bem mais curtos, principalmente na região superior.

Além disso, cavalo-de-przewalski pode apresentar uma faixa marcante e escura, que pode ir desde a sua juba até a região da cauda.

Durante os meses de inverno, o cavalo-de-przewalsk tem a capacidade de criar uma crina bem mais espessa do que o habitual, sendo que a mesma é perdida com a chegada da primavera.

Outro detalhe importante é que esses cavalos tendem a serem menores do que os demais tipos domésticos. Eles ainda possuem uma cabeça de tamanho maior!

Mais Curiosidades Sobre Os Cavalos Que Todo Mundo Deveria Saber!

Confira abaixo algumas curiosidades sobre os cavalos que poderão lhe surpreender:

Os cavalos são animais realmente impressionantes! Uma de suas curiosidades mais marcantes é que eles podem ficar longos períodos de tempo se alimentando. Em geral, eles podem permanecer entre 12 e 18 horas simplesmente pastando!

A expectativa de vida desses animais também chama atenção! Em média, um cavalo pode viver até 25 anos.
Os cavalos que costumam ficar confinados por um tempo maior podem acabar desenvolvendo severos problemas, como distúrbios emocionais! Isso pode representar até mesmo comportamentos anormais por parte dos cavalos.

Não há uma noção exata de quando se estabeleceu a domesticação desses animais, porém, muitos especialistas acreditam que tal processo se deu ainda na Ásia Central – isso levando em conta o ano 3.000 a.C.

Os cavalos provavelmente pisaram em solo brasileiro por volta de 1549. A chegada desses animais foi por meio da Caravela Galva, que eram provenientes da Ilha do Cabo Verde.

Uma égua prenha de um jumento possui um tempo maior de gestação. Esse tempo é superior do que ocorre com uma égua que esteja prenha de um cavalo. No primeiro caso, a gestação pode durar de 360 ate 375 dias.

Informações Sobre As Raças De Cavalos!

Ao todo, há a estimativa de que existam mais de 100 raças de cavalos em todo o mundo – sim, é bastante mesmo! Levando em conta o aspecto biológico, não existem raças em uma classificação taxonômica.

Porém, tal termo foi criado para que se fosse possível agrupar os cavalos que apresentassem características físicas em comum. Isso também é importante para estabelecer o cruzamento entre essas mesmas raças.

Embora isso possa parecer algo sem grande importância, saiba que não é bem assim! Priorizar o cruzamento entre os cavalos de um mesmo grupo é uma maneira de se transmitir características marcantes e perpetuar a espécie.

E no caso dos cavalos, há ainda as raças que são classificadas como selvagens! Elas ficam concentradas, principalmente, na Ásia e também nas regiões da Europa!

Esses animais selvagens costumam viver prioritariamente soltos na natureza, ou seja, não foram domesticados pelos homens!

Confira abaixo algumas raças de cavalo que merecem destaque:

Mangalarga Marchador:

Mangalarga Marchador
Mangalarga Marchador

Essa é uma raça tipicamente brasileira e que chama atenção não somente por sua força, mas também evidente beleza!

A raça é resultado do cruzamento entre espécies presentes na Península Ibérica, que foram trazidas para o Brasil – isso ainda na época da colonização.

Esse é um cavalo de porte médio e que ainda apresenta um corpo essencialmente robusto e muito forte! Por tais aspectos, ele é bastante idealizado para a prática de esportes e também para transportes.

Mangalarga:

Mangalarga
Mangalarga

O conhecido Mangalarga ou Mangalarga Paulista consiste no resultado obtido o cruzamento entre duas raças – o Alter e o Andaluz.

Se trata de um cavalo apropriado para sela, e bastante indicado também para a prática de modalidades esportivas e ainda trabalhos de carga!

Uma de suas características mais marcantes é a sua marcha trotada, bem como a perfeição de suas articulações fortalecidas e membros!

Puro Sangue Inglês:

Puro Sangue Inglês
Puro Sangue Inglês

Esse é um cavalo muito famoso por conta de ser um animal extremamente valente e também muito veloz!
Em geral, se trata de um cavalo muito apreciado para corridas. Afinal, se trata de uma raça que pode atingir uma velocidade realmente elevada!

Árabe:

O Puro Sangue Árabe ou simplesmente Árabe como algumas pessoas gostam de chamar, é um animal muito usado para o esporte hípico.

Em geral, essa raça possui um focinho bem mais curto, um pescoço alongado e olhos muito marcantes e expressivos.

Existe uma crença muito difundida que essa é uma das raças mais antigas que se têm notícias!

Cavalo Árabe
Cavalo Árabe

Quarto de Milha:

Esse é um cavalo que tem como origem a América do Norte. Com o passar dos anos ele foi adaptado para suprir demandas de trabalhos com o gado.

E isso se justifica também pelo seu temperamento! O fato é que se trata de uma raça bastante dócil e que permite facilidades para ser domado!

O Quarto de Milha também é um cavalo que tem capacidade de percorrer grandes distâncias, sendo que pode fazer isso em um curto prazo de tempo!

Quarto de Milha
Quarto de Milha

Se É Beleza Que Você Quer, Essas Raças Estão Prontas Para Lhe Provar Que São As Mais Impressionantes Do Mundo!

Se você quer ver beleza, então não precisa procurar muito! Os cavalos mais bonitos poderão lhe impressionar bastante!

Nós já falamos um pouco das raças que possuem maior popularidade, mas algumas delas poderão se repetir nesse tópico, porque também marcam presença na lista de cavalos com uma beleza bastante particular!

Ficou curioso? Então confira a seguir uma relação de cavalos lindíssimos e com reconhecimento por conta dessa característica!

O Friesian / Frísio É Um Dos Cavalos Mais Bonitos Do Mundo!

Friesian
Friesian

Afirmar que essa é uma das raças de cavalos mais lindas em meio à tantas outras não é nenhum exagero! E tudo isso é possível por conta de suas particularidades físicas!

Esse cavalo é dono de um pelo totalmente negro, sem contar bastante longos! Ele apresenta até mesmo pelos em suas pernas. A raça é predominantemente preta, sendo que sua origem é da parte litorânea da Holanda.

Mesmo tendo sua origem na Holanda, nos dias atuais esse cavalo é mais criado no Canadá, bem como nos Estados Unidos. Ele é extremamente dócil e justamente por conta disso quase beirou a extinção.

O Mangalarga Marchador Também É Dono De Uma Beleza Única!

Em geral, os cavalos que pertencem à raça manga-larga são muito fortes, bem como ágeis e substancialmente dóceis.

Uma de suas características mais marcantes está diretamente ligada a maneira como ele marcha, sem contar as variações que podem ser feitas por meio de seus movimentos precisos.

Vale salientar que essa raça depende de um grande domínio por parte do seu domador. Somente assim torna-se possível fazer com que ele faça a famosa marcha trotada.

O Mangalarga Paulista Também Evidencia Uma Beleza Exuberante!

Pertencente a mesma raça citada anteriormente, esse é outro cavalo que preenche a lista de cavalos mais bonitos do mundo! Mas, diferente do que acontece como Mangalarga Marchado, o Paulista não é muito adepto de marchar.

Porém, isso não lhe tira o título de exímio cavalo de sela, sendo indicado como um animal perfeito para o trabalho. A prática esportiva é outra vertente ideal para ele.

Ele é detentor de uma resistência muito evidente, sem contar a sua docilidade, o que lhe torna um grande companheiro do homem!

Mangalarga Paulista
Mangalarga Paulista

O Puro Sangue Inglês possui uma genética diferenciada!

O Puro Sangue Inglês ou simplesmente PSI tornou-se uma realidade por meio de uma melhora genética com o cruzamento de diferentes cavalos que possuíam características próprias.

Vale salientar que esse animal é especialmente preparado e totalmente veloz, sendo por isso ideal para lidar com pistas de corrida.

Isso tanto é verdade, que o Puro Sangue Inglês pode chegar a uma impressionante velocidade de 17 metros/s, e ainda quase 60 km/h!

Cavalos X Aprimoramento Genético!

Diante do constante aprimoramento genérico e ainda a domesticação de cavalos, esses animais passaram a ficar cada vez mais preparados para diferentes destinações – e, claro, também ganharam ainda mais beleza!

Isso tanto é verdade que grande parte desses mesmos cavalos são considerados excelentes corredores de uma maneira geral, enquanto outros podem ser ainda melhores para realizar trabalhos no campo.

Além de tais aspectos, é preciso destacar que o trato com animais é um outro quesito extremamente relevante! Isso porque ele não somente deve como precisa ser bastante diferenciado.

Somente assim será possível ir de encontro a todo o potencial existente e, acima de tudo, se espera.
Em suma, quando os cavalos são tratados de maneira idealizada e adequada podem ser capazes de ir muito além do que é imposto à eles!

Mas, Afinal, Qual É O Cavalo Mais Bonito Do Mundo? Descubra!

Sim! De fato afirmar qual o animal é o mais bonito do mundo seja uma atividade envolta de muita complexidade! Afinal, cada raça possui suas particularidades e superações de desafios, não é mesmo?

Mas, um dos que poderia ocupar um imposto de tamanha importância existe e para certificar isso bastaria apenas admirá-lo – acredite, a beleza desse cavalo beira um momento mágico!

Esse cavalo, que mais pode ser associado à uma obra de arte, é pertencente da raça Akhal-Teke, sendo a sua origem no Turcomenistão. Ao olhar esse cavalo fica de fato evidente que ele poderia sim receber tal título!

As Características Do Cavalo Akhal-Teke – Uma Beleza Estonteante!

Cavalo Akhal-Teke
Cavalo Akhal-Teke

Quem avista esse cavalo, mesmo que de longe, logo percebe que uma parcela de sua beleza pode ser atribuída à sua pelagem! A pelagem desse cavalo possui uma tonalidade que pode ser bem variável.

Entretanto, em grande parte dos casos, o tom predominante é o dourado, que de tão intenso e único chega a refletir sob a luz solar.

Essa é também uma raça que tem como hábito marcante viver em temperaturas mais elevadas, algo que justifica porque ele é mais encontrando no deserto! Ele ainda possui grande resistência aos climas mais austeros.

Existe uma crença de que a raça Akhal-Teke era bastante usada por diversas tribos nômades, recebendo o nome de Teke – daí a origem de seu nome, Akhal-Teke! Essa possibilidade teria ocorrido a mais de 2600 anos.

No ano de 1935, alguns pesquisadores tentaram encontrar formas de aumentar o tamanho desse animal, e para tanto apostaram em alguns tipos de cruzamentos com outras raças.

Eles usaram o Puro Sangue Inglês para tal tentativa, porém, a experiência acabou não surtindo os resultados esperados.

Um Cavalo, Diversas Histórias!

De acordo com diversas pesquisas, entende-se hoje em dia que a espécie de cavalos Akhal-Teke é uma das mais antigas. A estimativa é de que ela exista a mais de 2.600 anos – ou seja, bastante tempo!

Quando a tentativa de aumentar a estatura desse cavalo falhou, muitos se propuseram a um outro desafio! No caso, os donos de cavalos Akhal-Teke tinham como objetivo viajar até Moscou. Toda a trajetória seria de 4.100 km.

E acredite: esse desafio foi devidamente cumprido, durante aproximadamente 84 dias, onde uma parte deles foi em meio ao deserto, inclusive!

Essa foi uma das maiores provas de que esse cavalo não são donos apenas de muita beleza como também que são altamente resistentes a adversidades!

Vale destacar que todo o trajeto que durou 84 dias foi feito ainda com pouca comida e uma pequena quantidade de água – outras raças de cavalos certamente não dariam conta desse desafio, sem a menor sombra de dúvidas!

Mas, o Akhal-Teke tem dois adversários de peso quando se trata do título de cavalos mais bonitos do mundo! Isso porque o Mangalarga e o Campolina também não deixam em nada a desejar nesse quesito.

Os Cavalos E A Realidade Atual!

Ninguém pode negar que os cavalos são animais donos de um evidente glamour, e isso é algo válido até os dias atuais! Mas, hoje a visão sobre esse aspecto é um pouco diferente: os cavalos, em geral, se fazem mais presentes principalmente em modalidades esportivas.

Em geral, trata-se de um animal muito admirado e adorado por parte das pessoas, e justamente por isso a criação deles permanece até os dias atuais!

Porém, há muitos anos atrás, esses animais eram muito usados como meios de transporte – para não dizer que em alguns casos eram a única forma de as pessoas se locomoverem!

Isso ajuda a constatar que eles são de fato os meios de transporte mais antigos de que se têm notícias!
O sentimento que os adoradores de cavalos possuem pode até mesmo ser comparado ao que muitos sentem por seus pets, sabia?

Agora, quem ama incondicionalmente esses animais poderá se assustar um pouco com essa informação: isso porque, em algumas culturas, os cavalos são considerados iguarias da culinária. Sim, você não leu errado.

Em algumas partes do mundo os cavalos acabam sendo até mesmo uma das carnes mais consumidas entras as pessoas!

Carne de Cavalo
Carne de Cavalo

Outro ponto que jamais podemos esquecer de mencionar é que os cavalos também foram importantes para os homens em tempos de guerras e batalhas – dificilmente você verá obras que relatem tais períodos sem que elas tenham a figura desse animal!

Tudo isso ajuda a entender que certamente os cavalos são grandes e fieis companheiros dos homens, e nos mais variados momentos! E todo esse amor certamente acaba sendo retribuído com uma bagagem histórica enorme!

Cuidados Essenciais Com Cavalos – Como Manter Seu Animal Sempre Saudável?

Obviamente ter um cavalo requer alguns cuidados essenciais. Esse é um animal de grande porte, com necessidades bem específicas, e que não podem ser colocadas de lado ou em segundo plano.

Cuidados com os dentes:

Você já ouviu aquele ditado que diz “cavalos dados não se olha os dentes”? Pois bem…se o cavalo é dado a você, olhar os dentes é essencial, sim.

Pouca gente sabe, mas exames odontológicos são fundamentais para esses animais. Conforme o animal envelhece, e ele pode sofrer com uma série de problemas relacionados a seus dentes.

Dente do Cavalo
Dente do Cavalo

Um dos cuidados essenciais é evitar alimentos açucarados. Esse tipo de petisco pode comprometer os dentes, fazendo com que apodreçam rapidamente.

Se você estiver educando o cavalo, uma forma de recompensá-lo é através do uso de cenouras, que são saudáveis e não são doces, portanto, não vão prejudicar a saúde dos dentes.

Permita Que Seu Cavalo Se Exercite:

Cavalos precisam se exercitar. É verdadeiramente impossível imaginar alguém que tenha um animal desse porte e que não disponha de espaço para que ele mantenha os músculos aquecidos.

O ideal é que o animal tenha uma rotina com dois períodos de exercícios, sendo um pela manhã e um a tarde. Tenha atenção para escolher momentos em que o sol não esteja tão quente, evitando desconforto ao animal.

Escovação Dos Pelos:

A escovação também faz parte de práticas diárias que são fundamentais para garantir o bem-estar e, nesse caso, a beleza do animal. Evitar que a crina e a calda embolem é muito importante!

Embora esses pelos sejam tratados no banho, é importante manter uma rotina de cuidados, mesmo que não seja dia de lavar o cavalo.

Vacinação Para Cavalos – Esses Animais Precisam Ser Imunizados?

Vacinação Para Cavalos
Vacinação Para Cavalos

É um erro pensar que cavalos não precisam de vacinas e imunizações. A verdade é que muitas doenças podem ser evitadas simplesmente se você se preocupar com esse ponto, e mantiver a carteirinha de vacinação do seu animal devidamente atualizada.

Algumas das doenças mais importantes, e que podem acometer equinos são: tétano, raiva, influenza, encefalomielite, rinopneumonite. Felizmente para todas essas existem métodos de prevenção e vacinas.

A vacinação deve ser assunto essencial e inadiável para um criador de cavalos. Em alguns casos os cavalos precisarão tomar duas doses de uma vacina, principalmente quando estão com a carteirinha de vacinação desatualizada.

Existe Protocolo De Vacinação?

Diferentemente do que acontece com outros animais, os equinos não possuem um protocolo de vacinação a ser seguido. O que acontece é que cada situação poderá demanda mais ou menos vacinas.

As condições de criação e a saúde do animal são algumas das coisas que vão ajudar a entender melhor quais são as demandas de cuidados específicas.

Criadores e especialistas acreditam que a demanda por um protocolo estabelecido a respeito da vacinação em equinos se torna cada vez mais urgente e importante já que o número de animais cresce a cada dia.

Com isso aumenta também a disseminação e doenças variadas. Mas, enquanto não há uma determinação a respeito, é função de cada criador prestar atenção em seu animal garantir a saúde e o bem-estar.

Quando Levar Ao Veterinário?

Embora grandes e musculosos, cavalos são animais de organismo e musculatura sensíveis. Eles precisam visitar o veterinário com frequência, ou tão logo o tutor perceba qualquer problema.

O mais comum é que os veterinários especializados façam visitas nos locais onde os animais estão, já que transportá-los pode ser um problema.

Cuidados Com a Pele:

Outra coisa importante é ter cuidado com a pele do cavalo. Esses animais devem ser abrigados apenas completamente secos. Então, evite dar banho com frequência, e sempre escolha fazer isso em dias quentes.

Deixe o cavalo secar ao sol ou a sombra, mas nunca guarde o animal úmido. Isso pode desenvolver fungos e fazer com que ele tenha problemas de pele gravíssimos.

Cavalos Sorriem? Descubra Agora Porque Eles Parecem “Mostrar Os Dentes”

Se tem uma coisa curiosa a respeito desses animais é que eles às vezes parecem “sorrir”. Na verdade, isso nada mais é do que o chamado “reflexo de flehmen”, um comportamento identificado não somente nos animais ungulados, mas também em felinos e outros mamíferos.

Cavalo Mostrando os Dentes
Cavalo Mostrando os Dentes

Esse reflexo acontece como uma estratégia para aumentar as narinas e sentir melhor o cheiro das coisas. Por isso eles “escondem” os lábios, franzindo a testa, de modo que as narinas pareçam maiores.

Embora essa seja uma reação comum a ambos os gêneros, é mais frequente em machos. Os garanhões, que são machos em condições de procriação, costumam usar o reflexo de flehman para perceber se a fêmea está pronta para cruza, sentindo o odor da urina.

Dessa forma, o macho entende que as chances de rejeição são menores, já que consegue identificar a fêmea que está em busca de um parceiro.

Reflexo De Flehman Em Filhotes:

Também é comum perceber essa reação em filhotes. Embora seja lindo e encantador imaginar que os pequenos estão “sorrindo”, a bem da verdade é que eles estão tentando encontrar a sua mãe através do cheiro.

É importante entender que filhotes nascem com pouca ou nenhuma visão. dessa forma o odor é realmente o único aspecto familiar e através do qual eles conseguem se encontrar com suas mães.

Por fim, mas não menos importante, o reflexo é usado também entre animais do mesmo sexo a fim de compreender a hierarquia e o nível hormonal dentro do bando. Isso acaba contribuindo para que os animais não briguem, e respeitem a hierarquia.

O reflexo de flehmen não é uma reação exclusiva dos equinos. Você pode perceber isso também em gatos domésticos, principalmente quando encontram com outros do mesmo sexo ou cães.

Tudo Sobre Os Olhos Dos Cavalos

Olhos Dos Cavalos
Olhos Dos Cavalos

Se tem uma coisa que chama a atenção nos cavalos é os olhos. Eles parecem tão focados e tão expressivos, que podem realmente nos impressionar.

Acontece que os cavalos possuem os olhos mais largos entre os mamíferos terrestres. São 5 centímetros de diâmetro que também permitem uma visão exemplar.

Existe um mito de que por conta desses olhos de maiores proporções eles enxergam as coisas maiores do que seres humanos – e por siso parecem mais assustados também.

Mas isso não passa de apenas uma lenda. O olho maior permite que eles enxerguem meio ângulo, mas não altera em nada o tamanho real das coisas.

Segundo estudos, há ainda evidências de que os cavalos não conseguem distinguir as cores tal como o ser humano.

Eles têm certa percepção, mas somente com algumas tonalidades e mediante bastante luz. Porém, a visão noturna desses animais é bem melhor do que a nossa.

O Que São E Para Que Servem As Ferraduras?

Cavalo Com Ferradura
Cavalo Com Ferradura

Você deve saber que os cavalos usam uma ferradura. É uma placa de metal que vai na parte debaixo do casco.

Embora seja utilizada para garantir a proteção do casco, que pode ser facilmente danificado durante as caminhadas, a ferradura cumpre outro papel essencial.

O casco do cavalo é revestido por queratina, uma proteína que também existe no cabelo humano e nas unhas.

Acontece que a queratina tende a ser escorregadia, e não facilita o caminhar.
Então, podemos dizer que é uma espécie de sapato, que também garante um fator antiderrapante, facilitando para que o animal se movimente e tenha melhor tração.
Por isso os cuidados com a ferradura são essenciais!

Essa “ferramenta” deve ser revista com frequência, e diante de qualquer problema é importante providenciar o reparo e/ou a troca imediata. Assim você consegue oferecer maior conforto e mais segurança para o animal, evitando quedas, por exemplo.

Ter um cavalo requer muitos cuidados. Esse animal é bem peculiar, e como qualquer outro, demanda de alguns cuidados. Como você pode ver, existe também uma grande variedade de raças, e cada uma carrega consigo algumas características bem particulares.

Segundo algumas pesquisas e estudos, os cavalos são animais absolutamente inteligentes. Eles conseguem não apenas compreender, mas também memorizar aquilo que os humanos dizem.

Trate Um Cavalo Com Carinho E Tenha Um Amigo Para Toda A Vida!

A sua memória pode ser tão boa quanto a de um elefante, que é mundialmente conhecido por conseguir reter informações com precisão por um longo período.

Por isso mesmo são animais razoavelmente fáceis de serem treinados e adestrados. Um cavalo tem a capacidade de se lembrar de uma pessoa que o trate bem, e pode desenvolver vínculos duradouros, nutrindo um grande carinho pelo ser humano.

Isso nos faz entender que esse animal merece amor, proteção e cuidados. Embora sejam muito potentes para a realização e trabalhos diversos, os cavalos não devem ser explorados até a exaustão.

O animal deve dispor de um lugar limpo e agradável para viver, com alimentos de qualidade e água fresca, bem como locais com sombra e proteção contra chuva. Também deve contar com períodos de descanso, e atenção veterinária.

Tudo o que conquistamos e evoluímos enquanto sociedade contou com a participação dos cavalos, que foram companheiros no campo de guerra, nas revoluções e em todos os períodos importantes da humanidade.

Não há nada mais justo do que retribuir isso com carinho, cuidados e condições decentes para que o animal se mantenha saudável e feliz.

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *