Home / Animais / Quais São os Animais Caprinos ?

Quais São os Animais Caprinos ?

Os animais caprinos são aqueles pertencentes ao gênero taxonômico Capra, dentro os quais as cabras domésticas (nome científico Capra aegagrus hircus) são as mais populares. Este gênero está incluso dentro da família Bovidae, a qual é composta basicamente por ruminantes, dentre os quais estão presentes os bois, búfalos e antílopes.

Mesmo com a popularidade das cabras, a maioria das espécies do gênero é composta por animais selvagens, apesar da domesticação das cabras ser um processo antigo (iniciado a aproximadamente 8.000 anos atrás).

Mas, afinal, além da cabra, quais são os animais caprinos ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Características das Cabras Domésticas e do Seu Valor Comercial

Cabras Domésticas
Cabras Domésticas

Cabras é uma terminologia que pode ser empregada para referir-se a estes animais de uma forma geral, porém é mais adequada com uso apenas para as fêmeas adultas. Machos adultos são chamados de bodes. No caso dos filhotes até os 7 meses de idade (machos e fêmeas), a denominação correta é cabrito.

O processo de domesticação das cabras iniciou-se a partir da necessidade de consumo de sua carne, leite e  couro. Atualmente, existem raças de cabras consideradas leiteiras (uma vez que produzem um grande aporte de leite), bem como raças de cabras especializadas no fornecimento de carne. Também é possível encontrar raças que desempenham bem essas duas funções.

Alguns exemplos de raças de cabra leiteira mais utilizadas no Brasil incluem a Murciana, Toonenburg, Saanen e Parda Alpina. Estas demandam uma ambiente de manejo menos rústico. Além do ambiente, outros fatores, tais como a alimentação também podem influenciar na produção de leite.

Em relação às raças especializadas em carne, alguns dos exemplos mais famosos incluem a Savanna e a Boer. No caso das raças com dupla aptidão (ou seja, bom fornecimento de leite e carne de alto valor), a raça Anglonubiana é bastante utilizada.

Entre as raças, existem diferenças em relação à coloração da pelagem e dimensões corporais. Em algumas raças, as cabras podem apresentar chifres. No caso dos machos (bodes), em todas as raças, é possível notar chifres e barbichas. Existem raças cujos bodes podem apresentar peso superior a 140 quilos e outras nas quais o peso das cabras é de 20 a 27 quilos.

As cabras não possuem a pelagem abundante e encaracolada encontrada nas ovelhas, uma vez que apresentam pelos curtos e lisos. Todavia, em algumas raças, esta pelagem pode ser aproveitada para a confecção de peças de vestuário.

As cabras possuem um período gestacional que dura entre 150 a 170 dias. Cada gestação resulta em um único filhote. Na natureza, os cabritos tendem a permanecer na presença da mãe por um período superior a 6 meses; no entanto, quando estão em cativeiro, este período é de aproximadamente 3 meses- permanecendo durante 20 dias em aleitamento materno exclusivo.

Além das cabras e bodes, os cabritos também possuem valor comercial, uma vez que são classificados como detentores da carne vermelha mais saudável do mundo. Esta carne curiosamente apresenta 40% menos gordura saturada do que uma porção equivalente de frango sem pele. Além do mais, possui sabor suave com grande valor gastronômico.

Comparativamente, os cabritos podem apresentar fisionomia semelhante aos cordeiros (filhotes de ovelhas), contudo, há diferenciações pontuais e significativas. Os cabritos possuem cabeça mais alongada, assim como orelhas maiores e caídas. No caso dos cordeiros, as orelhas são pequenas e a cabeça assume um formato mais arredondado. Cordeiros também apresentam o corpo mais robusto.

Quais São os Animais Caprinos ?

Caprinos
Caprinos

No gênero Capra, estão presentes as cabras selvagens (nome científico Capra aegagrus) e as suas 6 subespécies (dentre elas, a cabra doméstica), assim como algumas espécies de ‘bodes’ selvagens conhecidas como tur, makhor e íbex.

Na natureza, as cabras selvagens podem ser encontradas em bandos contendo aproximadamente 500 indivíduos. Estes animais possuem como hábitat natural as montanhas temperadas e apresentam incrível capacidade de equilíbrio em territórios mais íngremes.

Em relação aos bodes selvagens conhecidos como tur, estão correspondem a 2 espécies, sendo elas a Capra caucásia e a Capra cylindricornis. A primeira é listada como espécie ameaçada pela IUCN (como população em torno de 6.000 indivíduos) e os indivíduos machos podem apresentar até 1 metro de altura (ao nível da cernelha), bem como pesar até 6 quilos. A primeira espécie é conhecida como Tur do Oeste do Cáucaso, ao passo que a segunda espécie é denominada Tur do Leste do Cáucaso.

O markhor (nome científico Capra falconeri) também pode ser conhecido pelos nomes de cabra selvagem da Índia ou cabra paquistanesa. É uma espécie encontrada no Oeste do Himalaia que atualmente não possui perigo para extinção, no entanto, no ano de 2015, foi classificado como em perigo pelo IUCN. Este cenário mudou após o aumento de 20% da sua população nas últimas décadas. Estes indivíduos possuem  chifre em formato de saca—rolhas, bem como uma longa barba que se estende do queixo ao início do tórax.

Além da espécie principal, o markhor possui 4 subespécies, as quais possuem características e nomenclaturas específicas, são elas o Markhor de chifres retos (nome científico Capra falconeri megaceros), o Markhor de Chialtan (nome científico Capra falconeri chialtanensis), o Markhor de Suleiman (nome científico Capra falconeri jerdoni), o Markhor de Bukharan (nome científico Capra falconeri heptneri).

Na espécie íbex-dos-alpes (nome científico Capra ibex), os machos apresentam longos chifres recurvados que podem atingir até 1 metro de comprimento. Os íbex também podem ser encontrados em outras espécies e subespécies, a exemplo do íbex-da-núbia (nome científico Capra ibex nuabiana ou Capra nubiana) do íbex-de-gredos (nome científico Capra pyrenaica victoriae), do íbex- espanhol (nome científico Capra pyrenaica), do íbex-de-andaluz (nome científico Capra pyrenaica hispanica), do íbex-asiático (nome científico Capra ibex sibirica) e outros.

Estima-se que a expectativa de vida dos caprinos esteja compreendida entre 12 a 22 anos.

Quais São os Animais Ovinos ?

Ovelhas e cabras são animais taxonomicamente muito próximos, no entanto, estão agrupados em gêneros diferentes. As ovelhas pertencem ao gênero Ovis, dessa forma, elas e os demais animais do grupamento podem ser chamados de ovinos.

Além das conhecidas ovelhas-domésticas (nome científico Ovis aries), existem mais 7 espécies de ovinos reconhecidas , são elas o carneiro-de-dall (nome científico Ovis dalli); o carneiro de Bighorn (nome científico Ovis canadenses); o muflão (nome científico Ovis musimon ou Ovis ammon musimon), o muflão- asiático (nome científico Ovis orientalis), o urial (nome científico Ovis vignei), o Argali (nome científico Ovis ammon) e o Ovis nivicola.

Com exceção das ovelhas domésticas, todas as demais espécies são selvagens.

Ao contrário do que ocorre com as cabras, as ovelhas (fêmeas adultas) jamais apresentam chifres.

Dicas Básicas Para a Criação de Cabras

A alimentação das cabras é formada basicamente por ervas daninhas, gramíneas, moitas e arbustos. Existe uma diversidade de gramíneas encontradas no mercado que podem ser oferecidas a estes animais. Algumas leguminosas, raízes e cereais também são permitidas, no entanto, folhas de árvores frutíferas são expressamente proibidas.

As cabras devem contar com um local de alojamento adequado, devidamente coberto, bem como cercado por arame farpado. Cabras recém-paridas e suas crias devem ser separadas das demais. O ideal é que este alojamento não seja próximo a rodovias, de modo a evitar a fuga, bem como roubo das cabras.

*

É sempre bom contar com a sua companhia em cada artigo e material do site. Volte sempre. Por aqui há um amplo acervo à sua espera.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Casa da ovelha.  Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

Cursos CPT. Caprinos- conheça as principais raças e faça a melhor escolha. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/cursos-cabras/artigos/racas-de-caprinos-conheca-as-principais-racas-e-faca-a-melhor-escolha>;

Wikipédia. Capra. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra>;

Wikipédia. Capra falconeri. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra_falconeri>;

Wikipédia. Ovis. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovis>;

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.