Home / Animais / Qual Animal é Membro da Família das Cabras?

Qual Animal é Membro da Família das Cabras?

As cabras são mamíferos ruminantes pertencem à grande família taxonômica Bovidae, na qual estão presentes outros ruminantes muito famosos, a exemplo dos bois, búfalos, bisontes e ovelhas. As cabras que conhecemos na atualidade são, na verdade, uma subespécie da cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus), domesticada a milhares de anos atrás.

O termo “cabra” é popularmente generalista, todavia, refere-se apenas à fêmea adulta, uma vez que os machos adultos recebem a denominação de bode; ao passo que os filhotes até os 7 meses são chamados genericamente de cabritos (independentemente se são machos ou fêmeas). Atualmente, existem uma peculiaridade de raças de cabras, algumas delas conhecidas como leiteiras (em virtude da capacidade de produzirem muito leite para fins comerciais) e outras excelentes para comercialização de carne.

Mas, nesse artigo, não vamos falar unicamente das cabras, uma vez que outros animais membros de sua família taxonômica também estarão em pauta.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Taxonômica das Cabras

Saiba Tudo Sobre as Cabras
Saiba Tudo Sobre as Cabras

As cabras-domésticas estão inclusas nas seguintes categorias taxonômicas, citadas do maior ao menor nível hierárquico:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Artiodactyla;

Família: Bovidae;

Subfamília: Caprinae;

Gênero: Capra;

Espécie: Capra aegagrus;

Subespécie: Capra aegagrus hircus.

Família Taxonômica Bovidae

A família Bovinae conta com um total de 10 subfamília, sendo elas a Bovinae (na qual, estão presentes os bois, búfalos e algumas espécies de antílopes); Cephalophinae; Hippotraginae; Antilopinae; Caprinae (na qual estão as cabras e ovelhas); Reduncinae; Aepycerotinae; Peleinae; Panthalopinae; e Alcelaphinae.

Os integrantes deste grupamento possuem boa distribuição geográfica, sendo ausentes apenas na Austrália. As maiores espécies podem pesar mais do que 1 tonelada, bem como alcançar altura de até 2 metros ao nível da cernelha; todavia, também é possível encontrar espécies pequenas que pesam até 3 quilos. Grande parte das espécies vive em bandos com estruturas sociais complexas, contudo, também é possível observar indivíduos de hábitos solitários.

Na qualidade de animais ruminantes, possuem o estômago dividido em 4 câmaras, de modo que o alimento seja deglutido para ser regurgitado e ingerido novamente. Esta é apenas um breve resumo sobre esse mecanismo tão complexo e necessário para a digestão da matéria orgânica (celulose).

Estes animais geralmente não apresentam dentes caninos ou possuem os mesmos em conformação modificada para atuarem como dentes incisivos extras. Convém lembrar que os dentes incisivos são essenciais em animais de hábitos herbívoros. Também são dotados de cascos com dois dedos.

Todos os machos do grupamento possuem chifres, sendo que tais estruturas também podem ser encontradas em algumas fêmeas. Tais chifres podem variar de acordo com características como o tamanho, bem como o formato (existem espécies com chifre até mesmo em espiral), mas todos, basicamente, são saliências ósseas revestidas por queratina.

Qual Animal é Membro da Família das Cabras? Bois

Família das Cabras
Família das Cabras

A terminologia “boi”, assim como “touro” é utilizada para referir-se aos machos adultos da espécie gado-doméstico (nome científico Bos taurus). A fêmea adulta é conhecida como vaca, ao passo que os indivíduos mais jovens recebem a denominação de “bezerro” e, posteriormente, “novilho”.

As vacas domésticas possuem um comportamento gregário muito forte, logo frequentemente são encontradas em rebanhos. Acredita-se que sejam capazes de emitir vocalizações para interagir dentro desses rebanhos (seja em curtas ou em longas distâncias). Curiosamente, também são capazes de expressar quadros emocionais através dos mujidos (tais como excitação, angústia e outros).

A criação de gado foi introduzida no Brasil na mesma época dos primeiros engenhos de açúcar em Pernambuco, o que equivale à primeira metade do século XVI. No entanto, as áreas de pastagem de gado concorriam com os locais para plantação de cana-de-açúcar, logo, tal atividade foi se dirigindo cada vez mais para o interior, estabelecendo pequenos povoados ao longo do seu trajeto. Tais povoados teriam se transformado posteriormente em vilas e cidades.

Qual Animal é Membro da Família das Cabras? Búfalos

Os búfalos são animais pertencentes ao gênero Bubalus, o qual conta com um total de 5 espécies, sendo o búfalo doméstico (nome científico Bubalus bubalis) o mais comum.

Estes ruminantes são robustos, com extremidades curtas.. No Brasil, há 4 raças reconhecidas: o Carabao, o Mediterrâneo, o Murrah e o Jafarabadi. Apesar do grande porte, são animais dóceis.

O Brasil possui atualmente 3 milhões de cabeças de búfalos, e, dessa forma, abriga o maior rebanho do Ocidente.

Qual Animal é Membro da Família das Cabras? Ovelhas

Ovelhas
Ovelhas

As orelhas domésticas são ruminantes pertencentes à mesma subfamília taxonômica das cabras (Caprinae), no entanto, distribuídas em outro gênero (Ovis). A terminologia “ovelha”, embora popularmente pode ser empregada em âmbito geral é utilizada apenas para referir-se às fêmeas adultas, machos adultos são chamados de carneiros; ao passo que os ‘filhotes’ são os cordeiros.

As ovelhas possuem grande importância comercial no fornecimento de carne, leite, couro e, principalmente lã- a qual é confeccionada a partir do longo pelo encaracolado e denso.

Algumas diferenças das cabras em relação às ovelhas incluem ausência de chifres. Tais estruturas estão presentes em muitas raças de cabras, porém ausentes em todas as ovelhas. Apenas os carneiros apresentam chifres e estes possui formato encaracolado. Mais uma diferença é que os bodes possuem barba, enquanto os carneiros não.

A fisionomia de cordeiros e cabritos também pode ser bastante semelhante, todavia, diferenciações importantes estão presentes. Os cordeiros, por exemplo, possuem uma cabeça mais arredondada, assim como orelhas pequenas e um corpo mais robusto. Já no caso dos cabritos, estes apresentam cabeça ligeiramente alongada, assim como orelhas maiores e caídas.

Qual Animal é Membro da Família das Cabras? Antílopes

Existem cerca de 90 espécies animais classificadas como antílopes, dentre elas o gnu, a gazela e outros. Possuem grande velocidade durante a locomoção, bem como até mesmo certa graciosidade. A distribuição geográfica envolve desde a África (áreas de planície); até o centro e sudoeste da Eurásia. A coloração da pelagem pode variar entre as cores dourada, avermelhada, cinza ou amarronzada.

*

Depois desse breve apanhado sobre alguns dos animais da família Bovidae, que tal continuar por aqui para conhecer também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Criadores de Búfalo. O Búfalo. Disponível em: < https://www.bufalo.com.br/home/o-bufalo/>;

Brittanica Escola. Antílope. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/antílope/480621>;

Casa da ovelha. Você sabe a diferença entre cabra e ovelha ? Disponível em: < https://www.casadaovelha.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-cabra-e-ovelha>;

Wikipédia. Bovídeos. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Bovídeos>.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.