Home / Animais / Tubarão Lombo Preto ou Tubarão Seda: Características e Fotos

Tubarão Lombo Preto ou Tubarão Seda: Características e Fotos

O tubarão lombo preto também pode ser chamado popularmente de tubarão seda ou tubarão luzidio, porém o seu nome científico é Carcharhinus falciformis; o que indica que ele é um animal pertencente ao gênero Carcharhinus, e a sua espécie é a Carcharhinus falciformis.

Assim como os outros tubarões que já conhecemos, o tubarão lombo preto pode causar medo por conta de todo o seu tamanho, mas além disso ele possui diversas características interessantes que valem a pena serem estudadas de forma individual.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o tubarão lombo preto. Quais são suas características, onde ele vive, qual o seu tamanho e muito mais, sempre com fotos. Continue lendo para aprender tudo sobre esse tubarão de maneira simples e didática!

Onde o Tubarão Lombo Preto Vive?

Saber onde uma espécie de tubarão vive é essencial, justamente para evitar um possível contato com o animal durante uma viagem, por exemplo. O tubarão lombo preto é uma espécie que está bastante presente na natureza, o que significa que seus exemplares estão bem distribuídos pelo globo, o que faz com que ele esteja presente nos mais diversos locais do mundo.

Por esse motivo, é muito interessante prestar bastante atenção quanto à localização do tubarão lombo preto. E é por isso que listaremos agora onde ele pode ser encontrado normalmente, de acordo com os relatos de cientistas até os dias de hoje.

  • Oeste do Atlântico: na porção oeste do oceano Atlântico essa espécie de tubarão pode ser encontrada desde os Estados Unidos até o Brasil, incluindo o Golfo do México e o Mar do Caribe;
  • Leste do Atlântico: já na porção leste do oceano Atlântico o tubarão lombo preto pode ser encontrado desde a Espanha até a Angola;
  • Indo-Pacífico: no Indo-Pacífico (oceano Índico e parte do oceano Pacífico) ele pode ser encontrado em diversas localidades, como por exemplo da África do Sul até a China, de Natal ao Mar Vermelho, entre outros;
  • Leste do Pacífico: já na porção leste do oceano Pacífico ele pode ser encontrado do México ao Chile.
Localizações do Tubarão Lombo Preto
Localizações do Tubarão Lombo Preto

Portanto, fica claro que essa espécie de tubarão está muito presente na natureza nas mais diversas localidades, e é por isso que se torna tão importante estudar aprofundamente sobre o tubarão lombo preto.

Características do Tubarão Lombo Preto

Além de saber onde essa espécie vive, é muito importante saber também quais são suas características físicas, dessa forma você poderá reconhecer qualquer exemplar ao redor de todo o mundo, além de poder entender melhor como funciona o corpo do animal.

Em primeiro lugar, podemos dizer que esse tubarão é uma espécie cartilagínea, o que significa que o seu esquelo é constitúido completamente por cartilagens. Também são exemplos de peixes cartilagíneos a raia e as quimeras; já que geralmente as espécies desse tipo vivem no oceano.

Características do Tubarão Lombo Preto
Características do Tubarão Lombo Preto

Em segundo lugar, é possível afirmar que esse tubarão pode ter um corpo bem grande e imponente, assim como já é esperado de um tubarão. Isso porque na fase adulta ele pode medir entre 2,20 metros e 2,60 metros de comprimento e chegar a pesar até 350 quilos.

Em terceiro lugar, podemos perceber que esse tubarão não possui uma expectativa de vida alta quando comparada a muitas outras espécies de tubarão, já que o exemplar mais velho dessa espécie foi encontrado vivo com apenas 5 anos.

Por fim, quanto às cores do tubarão lombo preto, apesar de seu nome podemos afirmar que ele tende a ser cinza ao longo de todo o seu corpo e de um tom esbranquiçado na parte da barriga.

Portanto, agora você já saberá reconher um tubarão longo preto quando o vir, principalmente por conta da ajuda de todas as fotos aqui!

Hábitos do Tubarão Lombo Preto

Esse tubarão possui alguns hábitos que podem ser considerados muito interessante quando paramos para analisá-los de maneira detalhada. Por isso, vamos ver agora de acordo com categorias que deixarão o estudo mais dinâmico.

  • Alimentação

Tubarão Lombo Preto Procurando Alimento
Tubarão Lombo Preto Procurando Alimento

Como já é de se esperar, o tubarão lombo preto se alimenta principalmente de peixes menores do que ele. Porém, sua alimentação vai além disso, já que ele também pode se alimentar de argonautas e caranguejos pelágicos, e é claro que a sua alimentação irá depender do local em que ele vive.

  • Caça

Tubarão Lombo Preto Caçando
Tubarão Lombo Preto Caçando

O tubarão lombo preto é um grande caçador, principalmente quando levamos em consideração o seu temperamento e a sua grande capacidade de nadar extremamente rápido. Por esse motivo, ele está perto do topo da cadeia alimentar em vários dos lugares onde habita.

  • Temperamento

Temperamento do Tubarão Lombo Preto
Temperamento do Tubarão Lombo Preto

O tubarão lombo preto é o estereótipo que temos de como o temperamento de um tubarão seria: agressivo e ágil. Por isso, podemos esperar dele uma atitude de ataque e ao mesmo tempo bastante rapidez em todos os seus movimentos. Ele é considerado um animal perigoso quando perto de seres humanos.

Logo, o tubarão lombo preto não é diferente da maioria dos tubarões que conhecemos quanto ao temperamento e a forma de caçar, mas mesmo assim ele continua sendo muito interessante, já que suas características e gostos podem mudar de acordo com sua posição geográfica.

Utilização do Tubarão Lombo Preto

Infelizmente, o ser humano tem uma grande tendência a utilizar os animais das mais diversas maneiras, e com o tubarão lombo preto isso não seria diferente.

Ele é utilizado para fazer sais alimentícios e também roupas com seu couro. Além disso, o tubarão lombo preto pode ser utilizado para fazer sopa com suas barbatanas e até mesmo óleos alimentares com seu fígado.

Logo, esse animal é utilizado principalmente (assim como muitos outros tubarões) para fins alimentares – com a sopa, o óleo e o sal – e também para fins de moda, com as roupas de pele, bolsas e botas que são tão famosas ao redor de todo o mundo e dão o que falar principalmente em desfiles.

Quer saber um pouco mais sobre outras espécies de tubarões e não sabe onde encontrar as melhores informações? Não se preocupe, pois nós sempre temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Quais Praias Têm Tubarão no Brasil? Como Evitar um Ataque?

Veja também

Como Calcular a Idade de Um Cachorro?

Saber como calcular a idade de um cachorro não é uma tarefa das mais simples. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *