Home / Animais / Tipos de Basset Dachshund – Quais São?

Tipos de Basset Dachshund – Quais São?

Dono de um formato inconfundível, o dachshund tem um corpo alongado, com pernas curtas e grandes orelhas.

Esta raça, normalmente, é muito conhecida pelo apelido de “salsicha”, “linguicinha” e “salsichinha”. O dachshund é uma raça de cachorro que possui um temperamento bem curioso, e é muito inteligente.

Ela foi muito usada no passado para a prática de caças a animais de pequeno porte, como raposas, coelhos e texugos. Esta raça de cão possui um faro muito apurado, é um animal muito ativo. Além disso, ele gosta muito de interagir com a família, inclusive adora ficar no colo de seu dono.

Os primeiros exemplares dessa raça, ou primeiros registros, foram feitos no século XV, no país da Alemanha. E aí que a história da raça basset dachshund começa. Alguns desenhos daquela época davam conta de um cão caçador, cujo corpo era comprido, com orelhas grandes e pernas curtas.

Era muito parecido com os primeiros cães caçadores de que se tem registro, os “hound”. Esses desenhos normalmente ilustravam a caça ao pequeno texugo. Não é por acaso que o significado de dachshund é “cão texugo’ na Alemanha.

Características do Dachshund

Este tipo de caça exigia um cão que tivesse uma personalidade bem corajosa, pois ele tinha a missão de rastrear e perseguir a presa. Em seguida arrancá-la de sua toca para, enfim, matá-la.

A raça dachshund original contava dois tipos conhecidos: o salsicha de pelo longo e o salsicha de pelo liso. No ano de 1890, foi incluído um terceiro tipo: o salsicha de pelo duro.

O cão salsicha de pelo curto e liso é resultado do cruzamento entre as raças pincher, braque e, provavelmente, do basset hound francês. Quanto às outras variações, existem grandes chances de serem resultados do cruzamento do spaniel com o Dachshund, que resultou no pelo duro e do cruzamento do Dachshund com o terrier, resultou no pelo longo.

Do ano de 1800 em diante, começou a ser criada como cão de companhia, época em que conquistou a realeza europeia. Isso, é claro, inclui a corte da então rainha Vitória. Foi desta data que a versão miniatura do cão começou a ser desenvolvida.

Dachshund Características

As cores desta raça são muito variadas. Os cães salsichas de pelo longo, o de pelo duro e o de pelo liso podem possuir uma cor única: o vermelho e creme, que é intercalada ou não com fios escuros.

Há também o dachshund com 2 cores, que é uma combinação entre o chocolate, o preto, wild boar (os fios apresentam tons de marrom, vermelho e preto), fulvo (tom parecido a um marrom claro), cinza azulado, incluindo marcas em creme e castanho.

E não é só isso! Também estão entre as cores que compõe esta raça, as cores com manchas contrastantes e arredondadas, as listras de faixas escuras, o sable (cor que possui um tom bastante escuro) e o malhado.

Os que apresentam um pelo duro possuem dois tipos de pelagem, na qual a mais curta tem uma textura e aparência parecidas às do pelo liso, que é curta e lisa, com uma camada cujo pelo é grosso e rígido. O basset dachshund que tem pelo longo, possui fios ondulados e lustrosos.

O Temperamento da Raça

O temperamento desta raça é marcado pelo seu passado de caçador. Por este motivo, eles estão constantemente farejando, gostam muito de cavar e de enterrar objetos.

Este cão, às vezes, pode ser um pouco teimoso, pois costuma seguir os seus instintos. Este jeito teimoso de ser desta raça dificulta bastante o seu adestramento quando já adulto.

Por isso, a dica é fazer isto quando eles ainda são filhotes, para que resultados melhores sejam alcançados.

No caso da personalidade desse animal ela é diretamente impactada pelas raças que originaram as variações desse cão. Por isso, no caso dos cães de pelo duro, eles podem se apresentar como animais mais maliciosos. Já os exemplares de pelo longo, tendem a ser mais tranquilos. Em contrapartida, os cães de pelo liso ficam no meio do caminho.

No entanto, seja qual for o tipo, os cães dessa ração são sempre animados, muito esperto e adoram brincar. Por isso, eles são considerados como ótimos companheiros.

Os Cães Dachshund Costumam Latir Muito?

Isso depende. Afinal, se o cão estiver se sentindo mais solitário, ele tende a latir mais sim. Além disso, devido às suas características físicas, o som que eles emitem acaba sendo potencializado, ficando bem mais alto.

Esses cães também são super agitados. Aventura é com eles mesmos. Além disso, eles gostam de descobrir as coisas, e de perseguirem animais pequenos. Por isso, quando são criados em casas com quintal, eles ficam muito à vontade, pois têm para onde correr e brincar o tempo todo.

Afinal, eles amam gastar energia. Portanto, por se tratar de um cão super animado, ele costuma ficar bem entediado se não encontrar ocupação.

Além disso, o Dachshund também não deve ficar sozinho por muito tempo. Pois, se isso acontecer, e ele não tiver um bom adestramento, pode fazer muita bagunça. O mesmo acontece quando ele fica entediado. Portanto, ele precisa de muita atenção para não danificar os objetos da sua casa.

Cuidados Com o Cão Dachshund

Assim como as demais raças de cães, o dachshund não exige um cuidado especial. Apenas os cuidados básicos que todo cão deve ter, considerando as suas próprias características físicas.

Então, confira abaixo alguns cuidados básicos que você precisa ter com um cão salsicha:

• Banho: esse cão não exige banhos tão frequentes. A não ser que ele tenha com o que se sujar. Somente os exemplares de pelo mais longo é que precisam de uma frequência maior um pouco. Porém, não se esqueça de secá-lo muito bem.

• Corpo: esse cão tem as costas muito alongadas. Por isso, tome muito cuidado para que ele não pule de um lugar para outro, como entre sofás, por exemplo. Afinal, ele pode se machucar com facilidade.

Além disso, ao pegá-lo no colo, não deixe de apoiar bem tanto a frente quanto a parte de trás do seu corpo.

• Escovação do cachorro salsicha: todas as 3 variações desse cão devem ser escovadas com bastante frequência. E o tempo exata varia de acordo com o comprimento do seu pelo.

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.