Home / Animais / Como Saber Se Meu Cachorro Morreu Envenenado?

Como Saber Se Meu Cachorro Morreu Envenenado?

A morte de cachorros é sempre um problema grave para as pessoas. Como o ser humano é muito próximo dos cães, no fim das contas a morte do animal atinge em cheio o dono e também o restante da família. Porém, em alguns casos a morte do cão pode ser ainda mais traumática, pois muitas vezes as causas são evitáveis. Em geral, esse é o cenário, por exemplo, quando o cachorro morre por envenenamento.

Portanto, um cachorro que morre envenenado tende a causar ainda mais sofrimento nas pessoas, sobretudo pelo fato de o envenenamento, em alguns casos, ser gerado de forma proposital. Em todo caso, a grande verdade é que muitos não conhecem ao certo os sintomas apresentados por um cão envenenado.

Logo, não são capazes de tomar medidas corretas no sentido de ajudar o cão a se livrar do produto tóxico gerador de toda a confusão. Ademais, por vezes os cachorros morrem e sequer se sabe qual é o motivo real da morte, pois os donos nem desconfiam da real causa da morte. Assim, é essencial saber mais sobre os cachorros e entender, de forma correta, como se dá o envenenamento dos cães.

Como Saber Se Meu Cachorro Morreu Envenenado?

Um cachorro que morre envenenado apresenta alguns sintomas importantes antes de falecer. Assim, o mais importante é que você tenha atenção às reações do animal quando ainda vivo, pois, uma vez morto, é muito mais complicado identificar o real problema por trás da morte.

Uma forma de antecipar a morte por envenenamento é olhar a boca do cachorro, já que um animal envenenado tende a ter coloração diferente na região da boca. Logo, analise a boca do seu cão e, caso encontre tons diferentes daqueles mais comuns, chame o veterinário. Ademais, outro sinal de que o cachorro pode ter morrido de envenenamento é a sua frequência cardíaca antes de perder os sentidos. Um cão com toxinas no corpo, em geral, tem o seu coração muito mais acelerado, pois o corpo faz de tudo para bombear sangue e retirar a toxina do organismo.

Assim, um cachorro agitado sem motivo pode estar sofrendo com problemas ligados ao envenenamento. Vale ainda dizer que um cão envenenado terá febre, ao menos na maior parte dos casos. Pode ser muito complicado medir a temperatura do animal, mas, se o seu cachorro estava com febre antes de morrer, pode ser que tenha ingerido toxinas perigosas.

Mais Sintomas de Um Cachorro Envenenado

Um cachorro envenenado apresenta uma série de problemas de saúde, que podem ser vistos de forma fácil e rápida pelo dono. Portanto, caso veja alguma coisa anormal no seu animal, desconfie logo de envenenamento e tenha atenção a alguns detalhes do cachorro. Entre tais sintomas, é possível citar a enorme dificuldade que o animal terá para produzir urina ou fezes.

Isso quer dizer que os rins do cachorro não estão funcionando da forma correta, algo que pode estar relacionado à ingestão de veneno. Ademais, um animal com os olhos amarelados pode também estar sofrendo com toxinas em seu corpo. Isso porque o envenenamento pode fazer com que o cachorro tenha muita dificuldade em utilizar seu fígado de maneira adequada.

Ainda é importante ressaltar que um cão que tenha ingerido veneno poderá ter problemas de orientação, não sendo capaz de se movimentar de forma direcionada. Ou até mesmo outras questões mais graves envolvendo o cérebro, como dificuldade para se movimentar e para realizar ações que antes pareciam simples. Isso tende a significar que o mamífero já não recebe mais a quantidade ideal de oxigênio por todo o corpo, o que causa tais problemas.

Como Evitar o Envenenamento de Um Cachorro

Há muitas formas de evitar que o seu cachorro seja envenenado. Porém, como se sabe, nem sempre é possível manter a segurança do animal em todo o tempo. Caso você more em uma casa e o vizinho queira envenenar o seu cachorro, por exemplo, será muito complicado impedir isso – a única solução simples é manter o cão sempre preso em casa, o que sequer é benéfico para a saúde do cachorro.

Todavia, ao evitar deixar lixo perto do cachorro, além de outras medidas rápidas, você será capaz de diminuir as chances de morte do animal por envenenamento. Comida estragada não deve ser descartada ao alcance do cachorro, por exemplo, pois nem sempre o cão poderá distinguir o alimento ruim do bom.

Cachorro Envenenado

Além disso, é fundamental não utilizar tinturas com chumbo em locais que o cachorro visita com frequência. Isso quer dizer que você não deve dar a possibilidade de o cão se envenenar, pois o animal não sabe ao certo o que pode ou não fazer em todos os casos. Sempre assuma que o cachorro fará o pior, pois essa é uma maneira de evitar tragédias e manter o seu animal a salvo.

Plantas, Comida e Produtos de Limpeza Podem Matar Cachorros

As plantas, os alimentos e os produtos de limpeza são os principais responsáveis pelas mortes de cães. Isso porque, para o cachorro, é muito simples acessar as plantas da casa, por exemplo, que geralmente ficam em locais expostos e baixos. Se alguma dessas plantas for venenosa, o cachorro terá grandes chances de morrer, Já em relação aos alimentos, o ideal é evitar manter comidas possivelmente estragadas perto dos animais.

Você não sabe ao certo qual será a reação do cachorro em relação a um alimento mofado ou estragado, então sequer permita que o cão possa alcançar o lixo. Por fim, muitas vezes os produtos de limpeza têm substâncias tóxicas em sua composição, podendo prejudicar até mesmo as pessoas. Logo, se até o ser humano pode ser prejudicado por esse tipo de produto, imagine o que pode acontecer com o cão.

O melhor mesmo é pesquisar bastante antes de comprar um produto para fazer a limpeza do chão, por exemplo, que é um local de fácil acesso para o animal. Ou, caso você não conheça o impacto do produto em relação ao animal, não arrisque e deixe o cachorro distante do local a ser limpo. Essas são medidas simples que podem preservar a vida do seu animal de estimação.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *