Home / Animais / Tem Crocodilo No Brasil? Se Sim, Onde Eles Ficam?

Tem Crocodilo No Brasil? Se Sim, Onde Eles Ficam?

Se você já assistiu Pica-Pau fique sabendo que o animal o qual irei lhe apresentar hoje não tem nada a ver com o simpático personagem deste desenho animado. Na vida real o Crocodilo é completamente selvagem e com uma fúria impressionante.

Por mais incrível que isso pareça, este animal possui dentes capazes de arrancar seus braços e pernas em apenas um único ataque, ou seja, com apenas uma mordida.

Não Existem Crocodilos no Brasil!

Eles estão por toda parte! Não adianta tentar fugir! É claro que se você mora em cidades super povoadas e movimentadas não vai conseguir ver um animal desses, afinal de contas, Crocodilos não são vistos em prédios nem casa não é mesmo?!

Em países como a Austrália, por exemplo, este enorme bicho é bastante comum e de vez em quando aparece nas casas, ruas e até mesmo nas lojas. O que será que ele acha dos produtos da Lacoste?

Como eu já mencionei no título, não existem Crocodilos aqui no Brasil, mas eu li sobre alguns relatos de historiadores que dizem que estes animais habitavam nossa Amazônia aos montes. Isso tudo ocorreu em 140 mil anos atrás!

Apesar de não estarem presentes em nosso país, há relatos de descobertas históricas como as que ocorreram em Minas Gerais, estudiosos da região encontraram um fóssil completo, isso é algo bastante difícil de ocorrer. Eles tiveram bastante sorte em encontrar tal raridade!

O animal andava pelo Triangulo Mineiro a 80 milhões de anos atrás, sua aparência é como a de um enorme lagarto, mas ainda sim lembra bastante o temido Crocodilo.

O corpo do Crocodilo histórico possui 70 cm sendo um pouco menor do que o dos seus outros companheiros, é bastante interessante o fato de que a barriga deste animal não ficava sobre o solo como a dos outros Crocodilos, ele andava permanecendo com o corpo completamente erguido.

O Brasil dos Jacarés

Jacarés
Jacarés

Estes sim existem aos montes por aqui, eles são carinhas bem paradões, mas podem apresentar um comportamento bastante agressivo quando se sentem ameaçados.

São bichos altamente rápidos, eu particularmente não sabia disso, pois estou acostumado a vê-los nos vídeos sempre estáticos, porém, podem ser velozes, tanto em terra quanto na água.

Este bichano é extremamente perseguido por caçadores, sua pele é bastante usada para a produção de sapatos e bolsas. Porque ainda não perdemos este hábito arcaico de destruir a natureza simplesmente para alcançar nossos objetivos egoístas?

Nós somos privilegiados, pois possuímos 3 impressionantes espécies aqui no Brasil: Jacaré do Pantanal, Jacaré-Açu e também o de Papo Amarelo. A partir de agora vou falar sobre cada um deles e você vai ficar bem antenado(a) no universo destes temíveis animais.

Jacarés Brasileiros

O conhecido Jacaré de Papo Amarelo possui este nome devido ao fato de que a região da sua garganta é bem amarelada. Nunca vi um nome representar tanto o sujeito!

Jacaré de Papo Amarelo
Jacaré de Papo Amarelo

Nunca ouvi falar em muitos ataques destes animais relacionado com pessoas, até porque, o habitat deles é em locais de densa vegetação e que raramente recebem a visita de seres humanos, porém, já ouvi e vi casos de pessoas que mantém Jacarés dentro de casa como se fossem cachorrinhos. Isso é altamente perigoso!

A América do Sul está repleta de Jacarés, eles residem ao extremo leste do nosso país, são constantemente vistos na beira de rios tirando uma bela soneca.

O Jacaré de Papo Amarelo vive em torno de 50 anos, é claro que isso pode mudar de acordo com as condições que o animal possui ao seu redor para sobreviver.

Quer saber de algo bastante interessante? Este jacaré quando percebe que está chegando o período de acasalamento, fica com o papo todo amarelado! Será que é um sinal de ansiedade?

Mesmo que os Jacarés sejam menores que os Crocodilos, o de Papo Amarelo pode chegar até 3,5m e isso é extremamente assustador, pois trata-se de um caso especial. De acordo com os estudiosos ele normalmente chega a medir 2m.

Uma curiosidade superlegal sobre o Jacaré de Papo Amarelo é que em cada fase da sua vida ele possui uma cor diferente: quando é filhote a sua tonalidade é marrom; quando alcança a fase adulta seu corpo fica verde; por fim, quando envelhece sua pele permanece negra.

Esta surpreendente espécie só pode ser avistada nos mangues das ilhas costeiras do Sudeste deste nosso vasto e misterioso Brasil.

Jacaré do Pantanal

Esta espécie se quiser fugir não vai muito longe, pois em seu próprio nome você já pode saber onde encontrá-la.

O Jacaré do Pantanal além de poder ser visto no próprio Pantanal, ainda está presente em alguns seletos locais da região Sul do Amazonas. Ainda bem que estas localidades não possuem muita circulação de pessoas, eu é que não queria ficar cara a cara com um animal perigoso desses!

Assim como o Jacaré do Papo Amarelo, este também gosta de habitar rios, lagoas e outros ambientes aquáticos.

Nosso incrível Jacaré do Pantanal é ovíparo, sendo assim, seus filhotes nascem através de ovos.

Jacaré do Pantanal
Jacaré do Pantanal

Jacaré-Açu

Com 6m de comprimento este animal impõe respeito na região da Amazônia, lá ele é considerado o maior de sua espécie.

Fique sabendo que o nosso Açu é constantemente confundido com o de Papo Amarelo, o primeiro possui a cor amarela no corpo, já o segundo, tem a tonalidade amarelada apenas no papo.

Quando filhote o Açu corre sério perigo de vida, devido a sua vulnerabilidade ele fica completamente indefeso e pode ser facilmente devorado por cobras.

Infelizmente esta espécie é mais uma daquelas que está sofrendo bastante com as ações humanas, muitos caçadores matam este animal para retirar o couro e também para comer a carne, que segundo eles é bastante saborosa.

Jacaré-Açu
Jacaré-Açu

Ei, o que achou desta matéria? Quando venho apresentar um conteúdo a você, tento imaginar o quanto ele pode lhe ser proveitoso e relevante, afinal de contas, todos nós deste site possuímos o propósito de sempre te aproximar das belezas da mãe natureza!

Muito obrigado pela sua presença, em breve terei novas matérias para você! Tchauzinho!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *