Home / Animais / Qual Foi o Primeiro Cachorro do Mundo?

Qual Foi o Primeiro Cachorro do Mundo?

Muitos não sabem que o primeiro cachorro do mundo, como nós o conhecemos hoje, foi uma evolução do lobo. A história nos diz que os lobos entrariam em contato com caçadores europeus entre 18.800 e 32.100 anos atrás.

Embora exista conhecimento sobre os detalhes dessa evolução, estima-se que o primeiro cão doméstico tenha sido caçador. Isso porque tinha um forte senso de olfato e visão.

Ao longo dos anos, os humanos criaram uma variedade de raças que podemos ver hoje. Algumas delas são adaptadas para cumprir as funções de pastores e guardiões de gado.

Se você se interessa por essa história, continue lendo o artigo e descubra qual foi o primeiro cachorro do mundo a ser identificado.

História do Primeiro Cachorro do Mundo

Assim como há aqueles que acreditam que os lobos foram domesticados 10 mil anos atrás e outros 30 mil anos atrás, surgem dúvidas sobre o local onde ocorreu. Dizem que isso aconteceu na Europa e também no Oriente Médio.

Os animais caçadores teriam sido os que ativamente alcançaram uma domesticação. Mas a história mais ressonante diz que os lobos fizeram isso sozinhos, ao vasculhar cadáveres deixados pelos humanos.

Os lobos rondavam perto do fogo, isso os aproximava cada vez mais do ser humano até que se tornassem um companheiro permanente. Muitos milhares de anos atrás, em algum lugar do oeste da Eurásia, os humanos domesticavam lobos cinzentos. O mesmo aconteceu independentemente, muito longe no leste.

Neste momento, havia dois grupos diferentes de cães separados por seu habitat. Perto da Idade do Bronze, algumas das raças orientais migraram para o oeste junto com seus companheiros humanos, separando-se exemplares confinados em casa, criando uma divisão profunda.

Embora os seres humanos inicialmente não obtivessem nenhum benefício com esse processo, eles eventualmente desenvolveram algum tipo de relacionamento simbiótico, evoluindo para os cães que vemos hoje.

Por Que o Melhor Amigo do Homem é o Cachorro?

Os seres humanos são amigos de cães há séculos, e sem dúvida as razões foram boas. Um cachorro é capaz de entender o que o ser humano diz, mas eles também são geneticamente predispostos a serem extrovertidos.

Foi demonstrado que mesmo o primeiro cachorro do mundo sempre foi uma  companhia ideal. Todo mundo desejava ter igual, já que ele era capaz de diminuir as preocupações de seus donos e fazê-los sentirem-se mais seguros. A criação dessa relação simbiótica é linda, na qual o humano, por sua vez, cuida dele, oferece carinho e o alimenta.

Faz muito tempo desde o primeiro cão domesticado até os cães de hoje. Entretanto, não há dúvida de que esse animal entrega amor puro sem pedir nada em troca. Ele não julga ou se importa se você teve um dia ruim, ele está feliz em vê-lo e tê-lo ao seu lado.

Perguntas Acerca da História Por Trás do Primeiro Cachorro do Mundo

Embora a origem do cão tenha sido objeto de inúmeras investigações, ainda temos muitas perguntas a responder. As dúvidas são inúmeras sobre a história do que é, sem dúvida, o animal de estimação por excelência.

A Relação do Cão e do Lobo

As aproximadamente 400 raças de cães mostram uma enorme diversidade de formas e tamanhos. Isso ocorre a ponto de o cão doméstico ser o mamífero mais diverso de quantos existem.

É por isso que muitos cientistas pensam que o cachorro vem de mais de uma espécie de canídeo selvagem. Estudos genéticos, no entanto, mostraram que todas as raças, sem exceção, provêm de um único ancestral selvagem: o lobo. Na realidade, o lobo e o cachorro são tão parecidos que alguns pesquisadores sugeriram que devessem ser considerados da mesma espécie.

Até recentemente, pensava-se que a domesticação do cão ocorrera há cerca de 14.000 anos. Esta suposição foi baseada no fato de que os restos mais antigos de cães encontrados foram precisamente nessa idade.

Cão e o Lobo
Cão e o Lobo

No entanto, uma série de trabalhos genéticos moleculares realizados no final do século passado levou alguns cientistas a sugerir que o primeiro cachorro do mundo realmente tinha uma origem muito mais antiga, datando 135.000 anos. Recentemente, esses dados foram revisados ​​e considera-se que uma idade entre 30 e 40.000 anos é mais plausível. Parece não haver dúvida de que o cachorro é o animal de estimação mais antigo.

Embora o cão e o lobo compartilhem muitas características, não há dúvida de que eles também são muito diferentes. Aparentemente, durante todo o processo de domesticação, os seres humanos selecionaram – conscientemente ou não – aqueles indivíduos que apresentaram uma série de características comportamentais dos animais jovens, como a tendência de brincar, entre outros.

O resultado desse processo é que o cão doméstico adulto mostra um comportamento semelhante ao de um lobo, mas não o de um lobo adulto, e sim, o de um jovem.

Esse fenômeno é tecnicamente conhecido como neotenia e é definido como a retenção de caracteres juvenis na idade adulta. Muitas das diferenças de comportamento entre o cão e o lobo são consequências desse fenômeno.

A Neotenia, a Clonagem de Animais e o Ser Humano

Clonagem de Animais
Clonagem de Animais

Além disso, existem algumas evidências indicando que diferentes raças de cães diferem em seu grau de neotenia. Isso acontece de modo que algumas teriam um comportamento mais “infantil” do que outras.

O que talvez seja mais fascinante é que a evolução do ser humano também resultou em um processo de neotenia em nossa espécie. Então, de certa forma, nós, humanos e cães, compartilhamos não apenas várias dezenas de milhares de anos vivendo juntos, mas também algumas características biológicas.

A Descoberta de um Filhote de 18.000 Anos

Um filhote de 18.000 anos, encontrado perto da cidade siberiana de Yakutsk, intrigou os cientistas suecos, que ainda não sabem sua origem. Testes foram feitos, mas ainda se tem mais a fazer com seu corpo para fornecer mais informações sobre quando nossos companheiros mais próximos foram domesticados.

O nariz, a pele e os dentes deste animal foram muito bem preservados. Pesquisadores do Centro de Paleogenética da Suécia conseguiram confirmar que o filhote permaneceu congelado por aproximadamente 18.000 anos. Contudo, testes completos de seu DNA ainda não haviam sido capazes de responder à pergunta se era um cão ou um lobo e se ele foi o primeiro cachorro do mundo.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *