Home / Animais / Habitat do Tubarão: Onde Eles Vivem?

Habitat do Tubarão: Onde Eles Vivem?

Os tubarões são criaturas muito adaptáveis, o que significa que eles podem mudar e se ajustar para sobreviver. Sendo assim, talvez seja importante reconhecer o habitat do tubarão para detectar se estão migrando ou não.

Os tubarões também são predadores ferozes e podem se alimentar de muitos animais oceânicos diferentes. Por serem tão adaptáveis ​​e ter uma ampla disponibilidade de alimentos, se movimentam com frequência.

Esses animais não têm uma área específica para morar. Ao contrário de um pássaro que constrói um ninho ou um castor que constrói uma toca, os tubarões não constroem casas. A principal razão para isso é que a maioria deles precisa nadar continuamente e se movimentar para respirar.

Quer descobrir mais sobre o assunto? Tem muita informação no artigo abaixo. Confira!

Qual é o Habitat do Tubarão?

O habitat do tubarão é o local ou área em que ele vive. Esse é um tipo de peixe, o que significa que respira através de guelras e precisa da água para sobreviver. 

Mas você não precisa se preocupar em encontrar um animal desses quando entrar em um lago ou rio. Isso porque a maioria dos tubarões vive no oceano. Um grande número pode ser encontrado nas águas tropicais. Estas são as águas que ficam perto do equador ou no centro da terra.

Na água tropical você pode encontrar o tubarão-baleia, tubarões-martelo e tubarões-tigre. Alguns ficam em apenas uma área, enquanto outros nadam pelo mundo inteiro, permanecendo na zona tropical.

Fatos Sobre os Tubarões

De fato, você sabia que tubarões podem ser encontrados em todos os 5 oceanos da Terra? Será que eles estão em toda a parte do mundo? Bom, conhecendo o habitat do tubarão é possível dizer que, ocasionalmente, ele é avistado em locais onde normalmente não seria encontrado.

Mas, algo importante a ser ressaltado é que, mesmo tendo a possibilidade de viver nos 5 oceanos, nem sempre isso ocorre. Várias pesquisas já mostraram que até 70% das águas oceânicas estão livres desses ferozes animais.

Eles se Movem Constantemente

Uma coisa é certa: o habitat do tubarão pode mudar. Isso porque ele migra para encontrar novas fontes de alimento e pode viajar até centenas de quilômetros para se alimentar. Sem mencionar que ele tem a capacidade de mudar rapidamente suas condições de vida para encontrar melhores condições de sobrevivência.

Tubarão no Fundo do Mar
Tubarão no Fundo do Mar

A maioria das espécies de tubarões vive nos oceanos, mas algumas delas são conhecidas por residir em corpos de água doce. Às vezes, esses animais atingem corpos de água doce como resultado da destruição de seus habitats pelas atividades humanas. A poluição e as capturas acessórias provocam os tubarões a procurar alimentos em locais que não são da sua natureza.

Eles são Predadores Flexíveis

Ao contrário de muitos outros animais, os tubarões não são territoriais por natureza. Frequentemente mudam de habitat. Como outros peixes, as fêmeas não ficam para cuidar de seus ovos ou recém-nascidos. Os filhotes nascem prontos para cuidar de si desde o primeiro momento. Por serem tão hábeis em se adaptar a novas situações e mudar de ambientes, tais animais tiveram sucesso por 420 a 450 milhões de anos em nossos oceanos.

Então, Qual Exatamente é o Habitat do Tubarão?

O habitat do tubarão depende das espécies. Ele pode ser de sangue frio – o que geralmente implica que vá preferir áreas onde as temperaturas são muito baixas. Entretanto, alguns tubarões vivem em águas quentes, temperadas e frias.

Esses animais são classificados pela temperatura da superfície da água em que habitam. As 3 principais classificações são:

  • Tropical – Tubarões em águas tropicais, como o grande tubarão-martelo e o tubarão-enfermeiro, habitam regiões oceânicas próximas ao Equador;
  • Polar – Esses tubarões vivem nos oceanos perto das calotas polares. Tais animais se adaptaram para sobreviver em águas geladas que estão apenas alguns graus acima do ponto de congelamento. Exemplos de tubarões polares incluem o tubarão-preto e o dorminhoco da Groenlândia;
  • Temperado – Tubarões desse tipo vivem em algum lugar entre essas regiões polares e tropicais. Os exemplares da espécie, com temperaturas maiores, como o grande tubarão branco, às vezes se aventuram para fora da zona temperada do oceano e migram para as águas tropicais. No entanto, o habitat do tubarão de temperatura menor é geralmente onde ele se sente mais confortável e não tem mudanças drásticas.

Como você já deve saber, espécies diferentes serão encontradas em habitats diferentes. Aqui temos uma lista de alguns exemplos de habitats em todo o mundo, onde você provavelmente encontrará tubarões:

Oceano Aberto

Mais de 300 milhões de milhas cúbicas do oceano são classificadas como “zona pelágica”. Esse tipo de habitar do tubarão o adapta a ser um nadador rápido, a fim de capturar presas. O tubarão-mako, em particular, é uma espécie especialmente veloz que vive em mar aberto, observando-se atingindo uma velocidade de natação de 80 quilômetros por hora.

Oceano Profundo

O oceano tem uma profundidade média de 4 km e as partes mais profundas do mar são ricas em criaturas de aparência incomum, incluindo o tubarão-duende.

Recifes de Coral

Tubarões de recife cinza, tubarões de recife do Caribe e tubarões-zebra tendem a viver perto de recifes de coral. Eles aproveitam a vida marinha diversificada encontrada nessas comunidades.

Tubarões-Zebra
Tubarões-Zebra

Planícies Arenosas

Tubarões-anjo, grandes tubarões-martelo e tubarões-serra prosperam nas planícies arenosas. Esse habitat do tubarão fareja presas como pequenos peixes e crustáceos, mesmo quando estão enterrados na lama ou na areia.

Costas Rochosas

Você pode não pensar em uma costa rochosa e áspera como o ambiente mais hospitaleiro para os tubarões, mas uma variedade diversificada de espécies vive abaixo da superfície.

Isso significa um suprimento constante de alimentos. E é por isso também que tubarões espinhosos, tubarões brancos e tubarões-martelo recortados são atraídos para essas regiões.

Estuários

Estuários
Estuários

Esses corpos de água são encontrados em locais onde os rios encontram os oceanos. Uma variedade de tubarões pode ser vista nessa mistura salobra de água salgada e água doce, incluindo tubarões de areia e tubarões-limão.

Água Fresca

Como mencionamos anteriormente, a maioria das pessoas não pensa nos tubarões como criaturas que habitam a água doce, mas eles existem em alguns lagos e rios.

Os tubarões-boi são as espécies mais comuns encontradas nesse ambiente. Eles só viajam para um ambiente de água salgada quando precisam se reproduzir. Fora isso, várias espécies foram observadas vivendo em tempo integral nos rios de água doce da Austrália e do Sudeste Asiático.

Você viu que o habitat do tubarão pode mudar repentinamente? Depende dos diversos fatores que foram descritos, fazendo com que o animal escolha o seu maior bem estar.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *