Home / Animais / Preguiça-Comum: Características, Nome Científico e Fotos

Preguiça-Comum: Características, Nome Científico e Fotos

A palavra “preguiça” no português diz respeito à falta de vontade de fazer algo e também lerdeza para executar tarefas, e essa palavra não existe em vão. Na realidade, podemos dizer que essa palavra existe justamente por conta do famoso bicho preguiça.

O bicho preguiça é um animal conhecido ao redor de todo o mundo justamente por sua tendência a ser um pouco mais devagar do que estamos acostumados a ver, o que faz com que ele demore muito para executar tarefas, por exemplo.

Porém, mesmo sendo um animal bem conhecido, a grande maioria das pessoas pensa que o bicho preguiça não tem mais nada de interessante para oferecer, o que não é verdade justamente porque esse animal tende a ser extremamente curioso e interessante de se estudar.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais profunda sobre a preguiça comum. Assim, continue lendo o texto agora mesmo para entender quais são as características gerais da preguiça comum, qual é o seu nome científico e também para aprender algumas curiosidades sobre essa espécie.

Características da Preguiça Comum

Antes de mais nada, conhecer algumas características gerais sobre o animal que se está estudando é essencial justamente porque dessa maneira conseguimos entender um pouco mais sobre a espécie de maneira mais simples.

Logo, vamos listar algumas características da preguiça comum que você provavelmente ainda não sabe.

Em primeiro lugar, esse animal apresenta o pelo em coloração marrom clara ou até mesmo cinza, e ele possui uma faixa preta ao redor dos olhos muito característica, que faz com que seu olho fique ainda mais desenhado.

Em segundo lugar, devemos perceber que esse animal possui apenas dois ou três dedos, o que acaba com a crença do ser humano de que todos os animais com dedos possuem 5 dedos nas mãos, já que muita gente acredita nisso.

Em terceiro lugar, podemos dizer que o bicho preguiça é um animal de porte pequeno a médio, já que na maioria das vezes ele pesa no máximo 4kg e também mede no máximo 60cm de comprimento em sua fase adulta.

Por fim, o bicho preguiça é uma espécie presente apenas no continente americano, mais especificamente na América do Norte e América do Sul, de forma que ele está acostumado com o clima do Brasil.

Portanto, essas são algumas características que você muito provavelmente ainda não sabia sobre esse animal!

Nome Científico Da Preguiça Comum

O nome científico é algo que deve ser objeto de estudo, já que por meio dele conseguimos aprender mais sobre o gênero e também a espécie do animal de uma maneira geral, principalmente porque o nome científico é formado justamente por essa união existente entre gênero e espécie.

Assim, podemos dizer que enquanto o bicho preguiça pode possuir dezenas de nomes populares, ele possui apenas um nome científico, e essa é exatamente a utilidade que esse nome científico possui.

Logo, de acordo com o nome de gênero e espécie desse animal podemos dizer que o bicho preguiça comum é chamado pelo nome científico de Bradypus variegatus, o que significa que o nome do seu gênero é Bradypus e o nome da sua espécie é variegatus.

Preguiça-Comum na Árvore
Preguiça-Comum na Árvore

Além disso, é interessante sabermos que essa espécie possui 3 dedos já que ela faz parte do gênero Bradypus e todos os bicho preguiça do gênero Bradypus possuem 3 dedos e não apenas 2.

Portanto, agora você já sabe mais informações essenciais sobre o nome científico do bicho preguiça comum que você provavelmente não sabia, não é mesmo? Então, vamos ler mais informações sobre curiosidades do animal para deixar tudo mais simples de se entender.

Curiosidades Sobre a Preguiça Comum

As curiosidades são uma forma divertida e dinâmica de se aprender mais sobre um assunto sem precisar ler diversos artigos científicos difíceis de se entender. Logo, vamos listar algumas curiosidades interessantes sobre esse animal.

  • Esses animais passam mais da metade de suas vidas em cima de árvores, o que acaba fazendo com que seu mecanismo para não ser caçada por predadores seja justamente se esconder;
  • Por conta das árvores, é normal que a preguiça comum sempre tenha musgos verdes grudados em seu pelo, e por isso uma outra forma de se esconder é se camuflando na grama;
  • O que faz com que um bicho preguiça tenha dois dedos ou três dedos é justamente o seu gênero;
  • Ao mesmo tempo em que o bicho preguiça possui uma cor de pelo predominante, é comum que ele possua algumas listras pelo corpo que podem ser brancas ou marrons;
  • O bicho preguiça é devagar justamente porque o seu metabolismo é muito lento e, consequentemente, o animal age de acordo com esse metabolismo;
  • A preguiça comum pode chegar a ter até 1 metro de altura.

Portanto, agora você já sabe diversas curiosidades sobre a preguiça comum que você com certeza ainda não sabia! Viu como esse animal é interessante e possui curiosidades realmente úteis para nossos conhecimentos?

Alimentação da Preguiça Comum

A alimentação é uma parte essencial da vivência de qualquer ser vivo, já que é justamente por meio dela que os animais obtém energia para viver, e consequentemente, desenvolver diversas atividades essenciais para a vida, como por exemplo a reprodução e a caça.

No caso do bicho preguiça fica claro que esse animal não possui capacidade para caçar justamente por conta de sua lerdeza, e é por isso que a preguiça comum é um animal herbívoro, que come plantas e todos os outros tipos de espécies vegetais.

Além disso, podemos dizer que as plantas mais consumidas pela preguiça comum são: figueira, ingazeira e também embaúba, e é por isso que podemos encontrar diversas variedades dessas plantas em locais nos quais a preguiça é encontrada com mais frequência, viu como a alimentação influencia o animal?

Logo, agora você também já sabe como funciona a alimentação da preguiça comum e por qual razão ela é assim, já que as espécies mais consumidas são justamente aquelas encontradas na natureza mais próxima do animal.

Gostou de aprender com esse texto e quer aprender mais com outros? Leia também: Reprodução do Bicho Preguiça- Filhotes e Período de Gestação

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *