Home / Animais / Quantos Leões Existem no Mundo? E no Brasil Está em Extinção?

Quantos Leões Existem no Mundo? E no Brasil Está em Extinção?

O leão (nome científico Panthera leo) é um mamífero carnívoro majestoso pertencente à família taxonômica Felidae.

Infelizmente, este animal foi classificado como vulnerável pela União Internacional de Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Na Ásia, há apenas uma única população considerada em perigo, e na África Ocidental, um colapso catastrófico na quantidade de indivíduos contribuiu para que o leão caminhasse em direção à extinção. As principais justificativas para a redução da espécie residem na perda de hábitat e conflito com os seres humanos.

No entanto, os leões não são encontrados apenas na África e Ásia. Áreas como a Eurásia, Europa Ocidental e América também contam com a presença do felino, embora com uma concentração populacional ainda mais inferior.

Diante das ameaças de extinção da espécie, uma curiosidade recorrente pode ser: Quantos leões existem no mundo? Além disso, existem leões no Brasil?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Leão Classificação Taxonômica

A classificação científica do leão obedece á seguinte ordem:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Infraclasse: Placentalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Gênero: Panthera

Espécie: Panthera leo

Leão Características Gerais

O leão é considerado um dos maiores felinos da atualidade, estando atrás apenas do tigre. Há diferenciação no tamanho e peso corporal em relação aos machos e fêmeas.

Indivíduos machos podem pesar entre 150 a 250 quilos e medir entre 1,70 e 2,50 metros; ao passo que as fêmeas pesam entre 120 a 180 quilos e medem entre 1,40 a 1,75 metros.

Outras características tais como o comprimento da cauda e a altura ao nível da cernelha também variam entre machos e fêmeas. A cauda dos machos mede entre 90 a 105 centímetros, e a altura ao nível da cernelha está compreendida em, aproximadamente, 1,20 metros; para as fêmeas, a cauda mede entre 70 e 100 centímetros e altura ao nível da cernelha compreende aproximadamente 1,07 metros.

A pelagem é curta (exceto na região da juba característica dos machos), com coloração frequentemente castanha, mas que também pode variar para o cinza. Não há rosetas distribuídas ao longo do corpo, tal como ocorre com as onças e tigres. Na porção do ventre e na região medial dos membros, os pêlos costumam ser mais claros, ao passo que na cauda há um tufo de pêlos de cor preta.

Pelagem do Leão
Pelagem do Leão

A juba pode variar entre os tons de castanho, no entanto, a tendência é que, com o passar do tempo, torne-se inteiramente preta.

A cabeça é arredondada e relativamente curta, as orelhas são arredondadas e a face é larga.

Leão Comportamento e Alimentação

O leão é o único felino de hábitos gregários, podendo ser encontrado em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dentro do bando, a divisão de tarefas é muito clara, visto que os machos se encarregam da demarcação e defesa do território, enquanto que as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado com as crias.

Entre os animais que preferem caçar estão os grandes herbívoros, tais como a zebra e o gnu. A principal estratégia de caça é a emboscada, alguns indivíduos conseguem atacar a presa mesmo estando a 30 metros de distância da mesma.

Um leão adulto possui como necessidade mínima diária de carne a média de 5 quilos, porém é capaz de ingerir 30 quilos em uma única refeição, visto que nem sempre há presas disponíveis para a caça.

Os machos são mais fortes, contudo menos agéis que as fêmeas, e, embora, eles também cacem eventualmente, esta tarefa torna-se responsabilidade delas.

Em razão da competição natural com outros predadores, o leão na natureza atinge a expectativa de vida de 14 anos, enquanto que em cativeiro essa expectativa se estende até os 26 anos.

Leão Padrão Reprodutivo

A maturidade sexual é atingida entre os 3 e 4 anos de idade, tanto para machos quanto para fêmeas. A gestação dura entre 100 a 119 dias, da qual resultam de 1 a 4 filhotes.

Os filhotes são desmamados entre os 6 e 7 meses de idade.

Leão Distribuição Geográfica

Na África do Norte e no Sudoeste Asiático, o leão já está extinto desde o Pleistoceno Superior, período histórico compreendido a cerca de 10.000 anos atrás.

Atualmente, mesmo que os leões sejam encontrados esporadicamente em outras partes do globo, sua prevalência está concentrada na África Subsaariana e na Ásia.

Na Ásia, o número de indivíduos é bastante reduzido, este estão agrupados em Guajarat na Índia, mais precisamente no Parque Nacional da Floresta de Gir.

Quantos Leões Existem no Mundo? E no Brasil Está em Extinção?

Uma má notícia para a espécie: a quantidade de indivíduos da espécie está declinando. As atividades de caça, assim como destruição do hábitat natural, estariam contribuindo para a redução de 43% da população de leões no mundo, durante os últimos 20 anos.

A quantidade de leões existentes atualmente no mundo é difícil de precisar (na realidade, nem a IUCN sabe ao certo), no entanto, é possível estabelecer uma média com base nos números de leões presentes na África, estatística que foi definida em razão do risco de extinção da espécie.

Segundo os especialistas, há cerca de 32 mil leões na África. Esse valor é alarmante em comparação a dados encontrados a 50 anos atrás, período no qual a população era composta por 100 mil indivíduos.

Leão Batendo em Debandada Com um Búfalo em Seu Encalço
Leão Batendo em Debandada Com um Búfalo em Seu Encalço

Será Que Existem Leões no Brasil? Quantos São?

Sim, existem leões por aqui, no entanto, eles são criados em cativeiro. Convém lembrar que a espécie não é endêmica do Brasil.

O IBAMA obriga que os poucos representantes da espécie sejam castrados de modo a impedir a reprodução. Essa mesma medida de controle populacional é válido também para outros felinos considerados exóticos por aqui, tais como o tigre, leopardo, pantera e lince.

Embora, não haja alguma base de dados aberta ao público que disponibilize informações precisas sobre a quantidade de leões existentes no Brasil, cresce o número de leões sem teto no país.

Acredite se quiser, mas no ano de 2006 existiam cerca de 68 leões sem teto no país. Esses leões pertenciam a circos e foram dispensados em razão das novas leis de proibição de animais nestas atividades.

Vários leões já foram avistados na estrada de Uberaba (MG), os quais, por estarem longe de seu hábitat natural e sem as condições favoráveis de oferta de comida encontradas em cativeiro, acabavam morrendo à míngua.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o leões, inclusive características referentes à redução populacional da espécie, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Agência Estado. No Brasil, 68 leões abandonados procuram um lar. Disponível em: < https://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/1208785-no-brasil,-68-leoes-abandonados-procuram-um-lar>;

BBC News Brasil. Leões caminham para a extinção na África ocidental, diz pesquisa. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/01/140114_leoes_extincao_pai>;

G1 Brasil. Ibama proíbe reprodução de leões e grandes felinos exóticos no país. Disponível em: < http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/12/ibama-proibe-reproducao-de-leoes-e-grandes-felinos-exoticos-no-pais.html>;

Istoé. Caça reduz em 43 % população de leões no mundo. Disponível em: < https://istoe.com.br/caca-reduz-em-43-populacao-de-leoes-no-mundo/>;

Wikipédia. Leão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o>.

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *