Home / Animais / Lista De Tipos De Pinscher Com Nomes E Fotos

Lista De Tipos De Pinscher Com Nomes E Fotos

Uma das raças que mais conquista pessoas em todo o mundo – inclusive no Brasil – o Pinscher é um animal lindo, e que com certeza pode ser a escolha certa para quem está em busca do cachorro perfeito.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que essa raça tem variações! Inclusive, é comum que os donos já falem sobre seus animais citando em seguida uma numeração, que tem relação direta com o “Modelo” do pinscher ao qual está se referindo.

Entender um pouco a respeito dessa raça é o primeiro passo importante para que você consiga criar o seu cachorro de maneira adequada. Essa é uma raça muito peculiar, e que demanda alguma atenção.

Conheça Os Tipos De Pinscher!

Pinscher não é tudo igual! Entender isso é importante para que você aprenda a diferenciar os modelos. Afinal, embora todos eles pareçam pequenos – e invocados – existem algumas particularidades para cada um. Vamos conhecer?

• Pinscher Miniatura:

Pinscher Miniatura
Pinscher Miniatura

O Pinscher classificado como miniatura é pequeno, e chega a pesar mais do que 4 quilos. A variação de cor pode ser mesclada em preto e castanho (corpo preto e manchas marrons), ou cor sólida, quando o animal é todo castanho avermelhado ou castanho escuro.

• Pinscher Alemão:

Pinscher Alemão
Pinscher Alemão

Esse é um cachorro de porte médio. Sua pelagem é curta e pode ter cores mescladas em marrom e preto, ou ser completamente preto ou completamente marrom. Tem um porte bem imponente, mas é um animal doce – porém, extremamente ativo!

• Pinscher Austríaco:

Pinscher Austríaco
Pinscher Austríaco

Um parente da versão alemã, o Pinscher Austríaco também é porte médio, sendo que os tamanhos podem alcançar medidas de 42–48 cm para fêmeas e 44–50 cm para machos.

É um animal mais robusto, com peso médio de 12–18 kg para o macho e o mesmo para as fêmeas. Esse anima pode ser encontrado nas cores Branco, Preto, Castanho, Amarelo, Fulvo em versões bicolor ou sólida.

• Affenpinscher:

Affenpinscher
Affenpinscher

Uma raça também originária da Alemanha, e que é bem diferente das anteriores. Em tradução, o nome significa “Pinscher Macaco”. Eles são pequenos, enquadrando no porte chamado de “toy”.

Essa raça é bem peluda, podendo ser das cores castanho escuro e cinza ou preta (sendo essa última a mais comum). A cabeça é bem arredondada, e com um pelo ainda maior do que o restante do corpo.

• Doberman:

Doberman
Doberman

Apesar de ser bem maior, o Doberman também é uma raça que se enquadra nos modelos de Pinscher. Ele atinge de 66–72 cm os machos e 61–68 cm as fêmeas. O peso fica entre 40–45 kg machos e 32–35 kg fêmeas.

Existe Pinscher 0, 1, 2 Ou 3: Mito Ou Realidade?

Você também poderá encontrar algumas informações onde os animais são classificados a partir de numeração que varia de 0 a 3. É muito importante esclarecer que essa classificação não é oficial, apenas foi adotada pelos criadores para identificar os diferentes tipos, e também para vender mais facilmente animais, alegando que são muito pequenos.

O nome correto é Pinscher Miniatura para os modelos pequenos, e os animais alcançam um tamanho de 25 a 30 centímetros, sendo que os machos são mais altos do que as fêmeas! Cachorros que fogem muito dessa medida provavelmente não são puros, e foram procriados a partir da cruza com outras raças.

• Pinscher Branco:

Pinscher Branco
Pinscher Branco

Outra coisa importante de esclarecer é que o padrão oficial considera apenas cores preta e marrom avermelhado. Animais com manchas brancas também devem ser fruto de cruzas se pedigree!

• Cor Dos Olhos E Orelhas:

Os olhos são sempre escuros, sendo impossível encontrar um Pinscher puro com olhos azuis. Já as orelhas são empinadas ou dobradas para a frente, formando um “V”. Em alguns lugares os tutores costumam cortar as orelhas – mas essa prática vem sendo questionada há algum tempo.

Personalidade E Curiosidades A Respeito Desse Animal!

De modo geral, qualquer uma das raças que se enquadram entre os Pinschers carregam algumas características que são padronizadas: os animais costumam ser bem agitados, amorosos e com forte tendência a serem possessivos – sobretudo com os seus donos.

São agitados e precisam se exercitar. Embora vivam bem em qualquer tamanho de espaço, o Pinscher demanda atividades diárias para queimar energia – por isso é indicado o passeio ao menos uma vez por dia!

• Cão de Alerta:

Embora os modelos miniaturas não assustem a primeira vista eles são considerados excelentes cães de alerta. Ou seja: qualquer ruído pode chamar a atenção do animal, fazendo com ele dispare a latir.

Eles podem saltar muito alto, principalmente os menores. Possuem uma musculatura forte e robusta – você terá a impressão de que o seu cachorro é “musculoso”.

Uma das curiosidades a respeito do animal é que eles são extremamente ousados. Apesar de pequenos, não é raro ver um Pinscher enfrentando raças bem maiores do que ele. É o clássico “pequeno invocado”, que definitivamente não foge de uma boa briga.

Por isso é sempre indicado que os tutores tenham cuidado no passeio, e mantenham os animais na guia, evitando assim que eles se envolvam em confrontos com outros portes, ou mesmo que mordam pessoas.

Origem Da Raça: Como Surgiram Os Pinschers?

A sua origem é muito antiga, sendo que os primeiros registros dão conta de que o Pinscher surgiu na Alemanha, em 1836, através do cruzamento de dachshunds e greyhound italianos.

Graças a sua beleza única, é comum que eles sejam usados em exposições. Mas, desde sempre a principal função da raça é fazer companhia para os seres humanos, sendo um típico acompanhante.

Ele também foi muito utilizado como caçador de ratos graças a sua velocidade – embora hoje isso não seja mais típico e muito menos indicado, já que coloca a saúde do animal em risco.

A paixão pela raça foi tamanha, que alguns alemães criaram um clube de criadores de Pinschers. Sabe-se que a versão miniatura pode descender de terrier alemães, outra raça muito querida no país.

No Brasil eles são considerados raça de luxo, e geralmente são os preferidos de pessoas mais velhas, sendo que nem sempre se dão bem com crianças por conta de seu comportamento enérgico e possessivo.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *