Home / Animais / Macaco-Preto-de-Nariz-Arrebitado: Características, Habitat e Fotos

Macaco-Preto-de-Nariz-Arrebitado: Características, Habitat e Fotos

Já ouviu falar do Macaco-preto-de-nariz-arrebitado? É provável que não, não é mesmo? Uma espécie rara de primatas, esse macaco também é conhecido (popularmente) como Macaco-de-nariz-arrebitado-de-Yunnan.

É um primata nativo da China. Ainda, se trata de uma das 5 espécie do gênero Rhinopithecus. Ficou curioso? Então, continue por aqui e fique sabendo tudo sobre o Macaco-preto-de-nariz-arrebitado: características, habitat e fotos e muito mais! Não saia da página!

Características do Macaco-Preto-de-Nariz-Arrebitado

O Macaco-preto-de-nariz-arrebitado é um animal curioso, em especial, devido algumas de suas características físicas e comportamental. Assim como já revela o seu nome popular, esse primata se destaca por realmente ter as narinas levemente arrebitadas, o que não é nada comum entre os macacos.

Além disso, em virtude da inclinação para cima das narinas e seu formato, o Macaco-preto-de-nariz-arrebitado espirra frequentemente. Isso ocorre devido a entrada de água e vapores em seus seios paranasais, causando leve irritação, que resulta nos espirros.

O Macaco-preto-de-nariz-arrebitado é um primata de médio – grande porte. Sua pelagem é abundante. Em geral, esses macacos têm corpo cobertos por pelos mais claros na parte superior do tranco, que vão escurecendo até chegar a uma coloração negra.

Macaco-preto-de-nariz-arrebitado é considerado um primata de médio ou grande porte, sendo que a cauda tem praticamente a mesma extensão do restante do corpo. Exibe uma musculatura robusta.

Macaco Preto de Nariz Arrebitado Características

O Macaco-preto-de-nariz-arrebitado é um animal que tem medo de chuvas. Exatamente! Por conta do seu nariz arrebitado, quanto mais chuva atingir esses primatas, mais eles espirrarão, pois as narinas absorvem a água.

Assim, eles estão sempre em alerta para se esconderem das chuvas e para isso usam de recursos interessantes. O Macaco-preto-de-nariz-arrebitado costuma colocar a sua cabeça entre os seus joelhos e, dessa forma, podem permanecer por dias, até que as águas das chuvas cessam completamente.

E isso não é raro, pois as regiões onde eles habitam são ricas em chuvas, como as províncias chinesas do Tibet e de Yunnan.

Habitat do Macaco-Preto-de-Nariz-Arrebitado

Como já mencionado anteriormente, o Macaco-preto-de-nariz-areebitado é uma espécie que vive em regiões do Tibet e de Yuannan, na China. São ambientes úmidos e com riscos de tempestades.

Em geral, vivem parte do dia em cima de arbustos e outra parte em solo. Ainda, formam grupos de 60 macacos.

Cada grupo de Macaco-preto-de-nariz-arrebitado determinada seu território um espaço de cerca de 130 km 2.

Classificação Científica do Macaco-Preto-de-Nariz-Arrebitado

De acordo com Milne – Edwards (1897), a classificação científica do Macaco-preto-de-nariz-arrebitado é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Primates
  • Superfamília: Cercopithecoidea
  • Família: Cercopithecidae
  • Subfamília: Colobinae
  • Género: Rhinopithecus
  • Espécie: Rhinopithecus bieti
  • Nome binomial: Rhinopithecus bieti
Rhinopithecus Bieti

As outra 4 espécies de Rhinopithecus (que apresentam características parecidas com o  Macaco-preto-de-nariz-arrebitado) são: Rhinopithecus roxellana, Rhinopithecus brelichi, Rhinopithecus strykeri e, Rhinopithecus avunculus.

Macaco-Preto-do-Nariz-Arrebitado em Perigo!

Calcula-se, de acordo com entidades como a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais), a Fauna & Flora International e WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal); que há apenas um pouco mais de 1000 macacos-pretos-do-nariz-arrebitado adultos no mundo. A espécie está entre as mais ameaçadas de extinção.

Os principais motivos do perigo que correm o Macaco-preto-do-nariz-arrebitado são: a destruição do seu habitat natural e a caça ilegal, que mesmo proibida nos territórios onde a espécie habita, ainda é praticada.

Curiosidades Sobre o Gênero Rhinopithecus

O gênero de primatas Rhinopithecus é composto pelas 5 espécies Rhinopithecus bieti (Macaco-preto-do-nariz-arrebitado), Rhinopithecus brelichi, Rhinopithecus roxellana, Rhinopithecus avunculus e Rhinopithecus strykeri.

Esses macacos têm características próprias, mas algumas são comuns às 5 espécies, veja a seguir as curiosidades sobre esses interessantes primatas:

As 5 espécies de Rhinopithecus têm o nariz arrebitado;

Rhinopithecus Roxellana

Os mais perigosos predadores naturais do Rhinopithecus são os leopardos;

  • Fazem parte do conhecido grupo dos Macacos do Velho Mundo;
  • São raros e ainda objetos de estudos de muitos cientistas e especialistas;
  • Vivem na Ásia;
  • As 5 espécies sofrem ameaças de extinção em razão da destruição ambiental e da caça e comércio ilegais;
  • Se alimentam, basicamente, seivas de árvores, frutas, sementes, brotos de bambu e ervas;
  • Possuem espécies de câmaras no estômago, que facilitam digerir os alimentos mais rígidos;
  • As fêmeas desse primata é que dão os primeiros sinais aos machos que estão na fase de reprodução, por meio de contato visual.
  • A gestação desses macacos dura, em média, 200 dias e as fêmeas dão à luz a apenas 1 filhote.
  • Na China, os macacos-de-nariz-arrebitado (incluindo o Macaco-preto-de-nariz-arrebitado) é protegido por autoridades que cerca e regulam a movimentação de pessoas na Reserva Natural Nacional Chinesa.
  • O macaco do gênero Rhinopithecus mais ameaçado de extinção é o macaco-de-nariz-arrebitado-de-Tonkin ou macaco de Dollman (Rhinopithecus avunculus), até o ano de 2012, foram registrados apenas pouco mais de 250 primatas dessa espécie, na porção noroeste do Vietnã;
  • O primeiro macaco-de-nariz-arrebitado catalogado oficialmente foi o Rhinopithecus roxellana, no ano de 1806. Popularmente, o primata é conhecido como macaco-dourado-do-nariz-arrebitado.

Você Sabia?

Que no ano de 2010, uma possível 6ª espécie de macaco Rhinopithecus fora descoberta na Ásia? De acordo com um artigo científico publicado na renomada revista American Journal of Primatology, os primatas encontrados apresentaram características semelhante aos seus prováveis parentes: narinas voltadas para cima, que absorvem água e resultam e espirros.

Diferenças, no entanto, foram observadas nesses primatas descobertos em relação aos demais macacos-de-nariz-arrebitado. Trata-se da pelagem, mais abundante na altura da barda, com grandes tufos de pelos brancos saindo pelas orelhas. Esses primatas apresentam pelagem preta pelo corpo e cauda longa que chega a ser maior que o tronco.

Atualmente, esse macaco ainda está em estudo e poderá, então, compor a 6ª espécie do gênero de primatas Rhinopithecus. Entanto isso, os cientistas observam esses macacos, analisando o crânio e a pele de alguns que teriam sido mortos pela caça ilegal.

Alguns desses macacos descobertos se encontram em áreas protegidas, para evitar ameaças e facilitar o estudo e a observação. Além disso, a Ong Fauna & Flora International entrou, já no ano de 2010, em campanha para a proteção e preservação dessa possível 6ª espécie de macaco-de-nariz-arrebitado.

O animal seria uma espécie muito parecida como macaco-espirrador (Rhinopithecus strykeri).

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *