Home / Animais / Ciclo de Vida do Esquilo: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Esquilo: Quantos Anos Eles Vivem?

Hoje vamos conhecer um pouco sobre mais sobre os esquilos. Esses animais são pertencentes a família Sciuridae, é uma família bem grande que compreende mamíferos roedores pequenos e médios. Em nosso país podemos conhecer os esquilos por alguns outros nomes como acutipuru, acutipuru, quatimirim, caxingue ou caxinguelê. Em outros países como algumas partes de Portugal podem ser chamados de esquio. Esses pequenos animais podem ser encontrados no mundo inteiro, gostam de viver em locais de clima tropical ou temperado, alguns outros podem ser encontrados em locais mais frio. Assim como outros roedores os esquilos têm as presas bem resistentes para facilitar a sua alimentação, por isso é tão comum ver esquilos comendo noz por aí.

Quantos Anos Vivem os Esquilos?

Os esquilos tem uma expectativa em média de 8 a 12 anos de vida a depender da espécie.
Eles podem viver de seis a doze anos em ambiente de natureza, em cativeiro essa expectativa de vida aumenta para até 20 anos. Nas áreas urbanas alguns se adaptam e conseguem sobreviver por mais alguns anos.

Ciclo de Vida dos Esquilos

Vamos entender um pouco como funciona o ciclo de vida desses animais, a começar pela gestação.

Gestação

O período de gestação desses animais pode variar de um mês a trinta e dois dias, eles podem gerar de três a cinco filhotes por vez. O tamanho do filhote vai depender da espécie de seus pais. Gestão geralmente duas vezes ao ano.

Expectativa de Vida Nos Primeiros Anos de Vida

Infelizmente uma boa parte dos esquilos não conseguem viver mais do que um ano de idade, essa porcentagem chega em média a 25%. Aos dois anos de idade a chance de sobreviver ainda continua baixa nesse período por conta dos predadores naturais, doenças, e demais problemas. Os animais que conseguem sobreviver esse período com sorte conseguirá sobreviver por mais uns quatro ou cinco anos com todas as adversidades da natureza.

Os Bebês Esquilos

O ninho escolhido para os filhotes geralmente é um buraco feito em uma árvore bem alta e cheia de folhas, onde quase não se veem os galhos.

Assim que eles vem ao mundo, eles chegam pelados e também de olhos fechados. Eles só vão abrir seus olhos depois de cerca de 28 a 35 dias de vida. Os pequenos só vão começar a deixar seus ninhos quando completarem de 42 a 49 dias de vida, nesse período ainda não estão desmamados. O desmame vai acontecer por volta dos 56 a 70 dias de vida, então já se sentem seguros para deixar o ninho definitivamente.
Quando o nascimento dos filhotes acontece no fim do verão, é possível que eles passem todo o inverno com a mãe. É necessário estar junto com a mãe, pois eles são muito frágeis e não aguentam tantas mudanças de clima. No ninho é quentinho e macio, é mais confortável.

Período de Reprodução dos Esquilos

Esses animais vão se reproduzir durante a primavera, ou também no verão após o nascimento dos filhotes.
A fêmea dos esquilos é muito concorrida, todos os machos querem acasalar com ela.

O Que Diminui a Expectativa de Vida dos Esquilos?

Diversas doenças podem afetar os esquilos, como cataratas em seus olhos, algumas infestações por parasitas, a perda dos seus dentes, e outros problemas que possam debilitar o animal e dessa forma fazer com que vivam menos. Além disso com a idade eles vão ficando mais lentos e viram presas mais fáceis, assim fica mais complicado sobreviver na natureza.

Predadores dos Esquilos

Alguns dos predadores naturais desses animais podem ser cobras do tipo negras, cobras cascavéis, raposas, gambás, algumas doninhas. Os predadores mais perigosos são os que voam como corujas e falcões.

Esquilos Comuns nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, os americanos também possuem diversas espécies de esquilos em seu país, podemos citar alguns exemplos:

  • Esquilo Terrestre,

  • Esquilo Raposa,

Esquilo Raposa Comendo uma Nós
  • Esquilo Preto,

Esquilo Preto de Costas
  • Esquilo Vermelho,

Esquilo Vermelho Atrás da Árvore
  • Esquilo Cinza do Leste ,

Esquilo Cinza do Leste Comendo na Grama
  • Esquilo Cinza do Oeste.

Esquilo Cinza do Oeste na Árvore

Tipos de Esquilo

Vamos citar os tipos de esquilos.

Esquilos Arborícolas

Esses são os esquilos que tem a aparência que estamos acostumados a ver em filmes e desenhos. Esses esquilos gostam de estar ativos durante o dia, os sentidos são bem sensíveis, seu corpo é perfeitamente desenhado para o seu estilo de vida que costuma ser bem no alto das árvores, pois lá eles ficam longe de seus predadores e se sentem mais seguros. E lá que eles estarão na maior parte do tempo, mas não é incomum vê-los andando em terra firme pela floresta atrás de comida, tem também o hábito de esconder alimento para depois, mas sempre muito atentos ao menor sinal de perigo graças ao seu sentidos bem apurados. Vamos listar alguns esquilos arborícolas:

  • Esquilo Vermelho,

  • Esquilo Cinzento Americano,

Esquilo Cinzento Americano
  • Esquilo Peruano,

Esquilo Peruano Comendo
  • Esquilo Tricolor.

Esquilo Tricolor

Saiba que essa é a maior família de esquilos existente e por isso inclui muitos esquilos.

Esquilos Voadores

Essa é uma família cheia de peculiaridades, emboras esses esquilos também façam parte dos esquilos arborícolas. Mas são esquilos que gostam de estar ativos no período noturno, seus olhos são grandes e bem adaptados para ver bem a noite.
As características físicas no geral desses esquilos são bem diferenciadas, eles possuem uma espécie de membrana como uma capa sob o seu corpo, essa membrana junta as patas de frente e as de trás como se formassem asas, assim eles conseguem voar de um lugar para outro em pequenas distâncias, como de uma árvore a outra. Na verdade é um mito dizer que esses animais realmente voam, porque na verdade esse formato funciona mais para ajuda a lhes dar direção, nesse caso sua cauda funciona como uma leme.
Esses animais dificilmente serão vistos andando em terra firme com seus parentes arborícolas. Andar no solo é muito perigoso para eles, a sua membrana acaba atrapalhando na hora de andar, ficam lentos e tem dificuldade, dessa forma seriam presas fáceis aos seus predadores. Vamos citar alguns esquilos voadores:

  • Esquilo Voador Euroasiático,

Esquilo Voador EuroAsiático
  • Esquilo Voador do Sul,

Esquilo Voador do Sul
  • Esquilo Voador do Norte,

Esquilo Voador do Norte
  • Esquilo Voador Gigante Vermelho.

Esquilo Voador Gigante Vermelho

Esquilos Terrestres

Esses animais constroem túneis abaixo do solo.

  • Esquilos Terrestres,

  • Esquilo Cão da Pradaria,

Esquilo Cão da Pradaria
  • Esquilo Terrestre de Richardson,

Esquilo de Richardson
  • Esquilo Siberiano,

Esquilo Siberiano
  • Marmota.

Marmota Olhando Para Câmera

Conta para gente o que você achou de tantas curiosidades novas? Escreva seu comentário aqui embaixo. Até a próxima.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *