Home / Animais / Porque o Cão Olha Tanto Para o Dono?

Porque o Cão Olha Tanto Para o Dono?

Já aconteceu de se ver surpreendido por seu cachorro olhando fixamente para você? Essa é uma situação delicada e curiosa à qual várias causas são atribuídas. Mesmo que sejam animais esplêndidos, conhecidos por serem os melhores amigos do homem, seu olhar firme nunca deixa de nos impressionar.

Porque O Cão Olha Tanto Para O Dono?

Muitos cães têm o hábito de fixar os olhos nos humanos. Além de poder considerar uma demonstração de carinho e devoção por seus donos, pergunte-se qual é o verdadeiro significado desse gesto e o que os cães desejam comunicar quando nos olham com tanta intensidade.

Acontece frequentemente que, enquanto se está envolvido em algo, repentinamente percebe-se um par de olhos que a observar firmemente e seguindo todos os movimentos. Sem sequer olhar para cima, já se sabe que é o amiguinho, que tenta chamar a atenção sem piscar. Aqui está a chave para a atitude do seu amigo de quatro patas: quando um cachorro olha fixamente para o humano, é porque ele quer perguntar uma coisa.

Entre as principais causas que levam um cachorro a olhar para um homem, é possível relatar: o cão quer ser levado para passear. Entre todas as atividades que nossos amigos fiéis adoram fazer, uma das mais emocionantes é a da caminhada, pois é uma oportunidade de se exercitar, brincar e entrar em contato com o mundo exterior, além de poder conhecer novos cães e novas pessoas.

Se você já alimentou o seu cão e de repente começa a te olhar intensamente, então estará provavelmente solicitando uma caminhada ou simplesmente um jogo de bola. Se for um cão bem treinado e acostumado a estar no jardim ou em outro espaço ao ar livre, então provavelmente está pedindo para fazer as necessidades dele.

Como Aprender a Identificar O Que O Cão Quer?

O contato visual é um meio fundamental de comunicação com nossos amigos cães. Quando um cão olha para você sem desviar o olhar, é porque ele quer algo de você ou está tentando pegar algo. A empatia especial que se criou entre homem e cachorro durante séculos de vida juntos, encontra no olhar um dos melhores canais de comunicação.

É justo deixar claro que o fato de seu cão olhar para você dessa maneira é um sinal muito positivo. O contato visual é essencial se você deseja se relacionar com ele. Além disso, é uma das ferramentas fundamentais para o treinamento. Lembre-se de que, se você for ensinar um pedido ao seu amigo de quatro patas, o primeiro passo é estabelecer contato através dos olhos.

Lembre-se de recompensá-lo (com doces, carícias ou elogios) imediatamente após estabelecer o contato entre seus olhos. No entanto, tenha muito cuidado. Se um dono desconhecido ou outro cachorro começar a olhar para você, não pense que ele está agindo como seu cão. Nesses casos, é possível que o animal queira atacá-lo.

Antes de tudo, é importante perceber que o instinto é um fator determinante na compreensão da linguagem do cão. Assim como todos os animais dependem completamente do repertório natural de seus instintos, o instinto também é um guia confiável para nós quando se trata de entender a linguagem de nossos cães.

Razões Para Os Olhos Fixos Em Seus Humanos

Ele quer comer: assim como qualquer outra coisa viva, os cães precisam ser alimentados. Comer é uma das coisas que eles mais amam, e essa é uma das principais razões pelas quais seu cão pode começar a encará-lo de repente: ele está pedindo comida para você. É um gesto comum e previsível.

Cachorro Olhando nos Olhos
Cachorro Olhando nos Olhos

Ele está tentando descobrir o que está em sua mente: todo mundo sabe que, muitas vezes, quando um cão olha intensamente para seu dono e por um período prolongado, ele o faz para dizer que o ama, já que este é de fato um dos muitos métodos disponíveis para expressar seu amor.

Deseja seu carinho: isso não deve surpreendê-lo, pois é sabido que, para se manter saudável, os cães precisam receber carinho e amor, caso contrário, podem ficar deprimidos. Se você já alimentou seu cachorro e o levou para passear, provavelmente seu bebê está pedindo para você passar algum tempo com ele, mimando-o e fazendo-o se sentir especial.

Esperando ordens: no caso de cães sendo treinados, é provável que seu olhar seja uma maneira de perguntar qual será sua próxima tarefa. Eles estão aguardando o próximo comando. O cão instintivamente o encara como o alfa e se mantém firme sob suas ordens com pronta obediência e determinação. É preciso saber quando ordená-los a relaxar.

Apenas Uma Demonstração De Amor

Um cão mostra seu olhar mais penetrante e inocente quando olha nos seus olhos. Esse olhar inocente em certas circunstâncias também caracteriza os cães pastor, os golden retrievers e muitas outras raças, além de todos os mestiços possíveis. O olhar penetrante do seu cão indica o amor dele, que é pelo menos tão profundo quanto o olhar que ele lhe dá. Segundo alguns estudos, até o nível de ocitocina aumenta no cão enquanto olha para o dono com tanta intensidade.

É o hormônio que desperta as sensações decorrentes de um vínculo intenso nos seres humanos. Quando amamos alguém, naturalmente queremos que alguém tenha os mesmos sentimentos por nós e nós por ele. Assim, mesmo em nossos animais, queremos ler esses sinais, o que nos permite entender que eles se importam tanto quanto nós.

No entanto, os cães têm maneiras diferentes de mostrar seu amor e não conseguem usar as palavras para dizer “eu te amo”; eles encontram outras maneiras muito brandas de nos mostrar sua afeição. Reconhecer esses sinais é mais fácil do que parece, porque a capacidade de entender a linguagem de nossos amados cães está no instinto de cada um de nós.

O Olhar Penetrante De Um Cão Que Não É Seu

Cachorro Olhando o Dono
Cachorro Olhando o Dono

Embora os cães sejam os animais nobres por excelência, é bom saber que se você se deparar com um cachorro que não conhece bem, é aconselhável não encará-lo. De fato, esse gesto pode ser interpretado como um sinal de desafio, gerando no animal uma atitude agressiva e hostil em relação ao espectador. Essa mesma reação também pode ocorrer em seu cão se você não tiver estabelecido um relacionamento saudável e positivo com ele.

Para evitar situações semelhantes, é aconselhável cuidar do seu cachorro com responsabilidade desde o primeiro dia em que você o recebe em sua vida. Ele é seu companheiro, não um brinquedo. Se você pensa em treinar o seu cão, não o leve ‘punho e ferro’. Dependendo da raça ou de seu caráter, seu cão pode interpretar o gesto como um convite para desafiá-lo.

Se você chegar a esse ponto, terá que evitar uma briga perigosa. E se isso estiver prestes a ocorrer, não faça movimentos bruscos ou espasmódicos que possam ser interpretados como sinais do início do confronto e, acima de tudo, desvie você o olhar.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *