Home / Animais / Aranha Preta E Laranja É Venenosa? Qual a Espécie E Fotos

Aranha Preta E Laranja É Venenosa? Qual a Espécie E Fotos

Existe no total mais de 45.000 espécies de aranhas no mundo inteiro. Cada uma delas vai ter suas características em comum, assim como características que fazem delas únicas. Essas características podem ser desde anatômicas, dentro do animal, ou simplesmente em sua coloração e peçonha. Hoje, iremos falar de um tipo de aranha que pode aterrorizar qualquer um por causa da sua cor. No post iremos falar sobre a aranha preta e laranja, contando mais sobre suas características gerais, cuidados e se ela é ou não venenosa. Continue lendo para aprender mais sobre esse animal.

Características Gerais Da Aranha Preta E Laranja

A não ser que você seja um biólogo ou alguém pertencente a essa área e/ou conhecedor de aranhas, é muito complicado dizer qual aranha é aquela que você em algum lugar. Por determinadas características podemos deduzir qual é qual, como por exemplo a coloração. Muitas pessoas aqui no Brasil e em outras regiões do mundo já se depararam com uma aranha de cor laranja e preto.

Seu corpo normalmente é todo preto e são suas patas que dão o destaque do corpo laranja. Essa aranha é incrível e seu nome na realidade é Trachelopachys. Ela pode ser encontrada em diversas regiões brasileiras. É um gênero de aranhas que tem origem na América do Sul, e faz parte da família Corinnidae, as conhecidas aranhas de armadura. Essa família inclusive se parece muito com as formigas. Diferente da maioria das aranhas, ela é uma espécie diurna, ou seja, passa a noite dormindo e sai para caçar e viver durante o dia. Seu comportamento também é solitário, os únicos momentos que você poderá encontrar essa aranha com outra aranha é durante o acasalamento e somente.

Pela família que ela veio, ela demonstra ser um animal belo, porém que ainda traz um jeito encantador e aterrorizante que assusta qualquer um que esteja por perto e aviste uma Trachelopachys. Ela é comum em toda a América do Sul, em especial aqui no Brasil, em estados como Minas Gerais, Bahia e outros do nordeste, e também na Bolívia e Argentina. Nesses habitats, normalmente o sol é intenso e a temperatura alta, mas seu corpo aguenta essas altas temperaturas, permitindo que ela fique inclusive em areias quentes e semelhantes. Em grande maioria, ficam mais em florestas e longe dos humanos, mas na Bahia vem acontecendo uma ocorrência maior em casas e jardins.

Aranha Preta e Laranja Andando em Cima da Madeira
Aranha Preta e Laranja Andando em Cima da Madeira

O nome científico da aranha preta e laranja é Trachelopachys ammobates, sendo o segundo nome da espécie uma referência grega que significa “caminha na areia”. Quanto ao tamanho desse animal, as fêmeas são maiores que os machos, elas medem em torno de 7, 8 centímetros, enquanto os machos raramente passam de 6 centímetros de comprimento. Em ambos as pernas são alaranjadas. Porém, existe uma variedade dessa espécie encontrada no Paraná do Brasil, que possui uma única diferença, que é um ponto preto em suas patas.

A Aranha Preta E Laranja É Venenosa?

Ao visualizar uma Trachelopachys, logo podemos sentir um receio enorme. Afinal, suas patas laranjas dão um certo medo, pois em várias espécies, quanto mais coloridos os animais, mais perigosos eles são. Mas não é o caso da ammobates. De uma forma geral, ela é uma aranha muito tranquila, e que não possui veneno que vá nos fazer qualquer mal, muito menos levar a morte ou semelhante. Mas não é por isso que você está permitido de simplesmente ir pegando ou chegando perto dessa aranha.

Aranha Preta e Laranja Em Cima da Folha de uma Planta
Aranha Preta e Laranja Em Cima da Folha de uma Planta

Ela pode não ser realmente perigosa, mas assim como qualquer animal, seu instinto de defesa é bem afiado, e ela encontra sempre uma forma de se defender. Caso você seja picado por uma aranha desse tipo, a primeira coisa a se fazer é ter certeza se realmente é uma Trachelopachys. Caso não tenha certeza, não mexa no local da picada e vá diretamente ao médico com a espécie junto para que possa ser identificado se é perigosa ou não. Se descobrir que realmente é uma ammobates, o ideal é lavar bastante o local com água limpa e evitar coçar e mexer muito no local. É normal que fiquem dois buraquinhos pequenos, quase imperceptíveis, que mostram onde as quelíceras entraram. O máximo que normalmente acontece é um inchaço no local e vermelhidão.

Cuidados E Como Evitar a Aranha Trachelopachys Em Casa

Mesmo não sendo perigosa e fatal para nós, é interessante evitar aranhas como a Trachelopachys em casa, principalmente quando há crianças em casa. Para isso, não é preciso fazer muito. Elas tem preferência para lugares escuros e secos, como armários, forros e outros. Então, pelo menos uma vez na semana passar uma vassoura ou aspirador nesses locais já ajuda a diminuir sua população. Não esqueça daqueles cantos que você menos usa, rodapés e outros, pois quanto mais escondido, mais elas preferem.

Evite o acúmulo de entulho, seja de materiais duros quanto papelão e caixas. Elas, e outras espécies de aranhas que podem ser muito perigosas amam esses locais para se esconder. E um lugar inusitado que poucos sabem, é que a ammobates também pode ser vista escondida em plantas. Principalmente pelo fato de elas serem animais diurnos, e não terem que se preocupar com a claridade do sol. Mantenha-as sempre limpas e arejadas, evitando o acúmulo de aranhas.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a aranha preta e laranja, suas características gerais, nome científico e se ela é venenosa ou não. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *