Home / Animais / Borboleta Tigre Laranja: Características, Habitat e Fotos

Borboleta Tigre Laranja: Características, Habitat e Fotos

A natureza pode ser mágica em suas criações. E muito dessa magia se reflete nas inúmeras espécies de insetos traduzidas em seus tamanhos, formatos e cores. Algumas das espécies de animais que se destacam dentre os insetos, são as borboletas. Com suas asas e cores de formatos e tamanhos variados, estes pequenos animais podem ser bastante chamativos, mas por trás dessas características, existe um artifício muito interessante. Descubra agora, no seguinte artigo!

Características Gerais da Borboleta

Borboletas são animais que fazem parte do filo dos Artrópodes (Arthropoda), por isso, a estrutura de seu corpo é coberta por um exoesqueleto (estrutura rica em quitina, que a torna impermeável e resistente), apresentando várias segmentações e apêndices articulados (desde as peças bucais, patas e antenas). Dentro deste filo, estão classificadas como Insetos (Insecta), sendo que no caso das borboletas, apresentam asas. 

Estão catalogadas como animais da ordem das Lepidoptera, em conjunto as suas irmãs Mariposas. Esta táxon é considerado um dos maiores grupos de insetos existentes no planeta, perdendo apenas para as formigas. Dentro desta ordem, as borboletas se denominam Rhopalóceros (Rhopalocera), nome científico para denominar as borboletas no meio taxonômico. Além deste nome, estes pequenos insetos podem ser chamados panapanã ou panapaná (palavras originárias da língua indígena tupi-guarani).

Espécies de Borboletas

Dentro do grupo dos Rhopalóceros, existem 2 superfamílias de borboletas, as Hesperioidea (que comporta somente a família Hesperiidae) e as Papilionoidea (que comportam as famílias Riodinidae, Papilionidae, Lycaenidae, Pieridae e Nymphalidae). Borboletas da superfamília Hesperioidea são conhecidas pelo voo ligeiro e as antenas de características impares.

Borboleta do Grupo Rhopalóceros
Borboleta do Grupo Rhopalóceros

Já a superfamília Papilionoidea abrange a maior parte das borboletas existentes, são ao todo mais de 15 mil espécies. Tem como características comuns: suas pernas posteriores são atrofiadas, suas antenas têm o formato curioso de um taco de golfe e tem um padrão diversificado de asas: tanto na coloração, quanto no formato.

Papilionidae

São caracterizadas pelas grandes asas coloridas e apresentam as maiores espécies de borboleta do mundo, como a Rainha Alexandra (Ornithoptera alexandrae).

Riodinidae

Ancyluris Formosissima
Ancyluris Formosissima

Diferente de suas parentes, esta família de borboletas possuem em suas asas o fênomeno de difratar a luz, o que faz com que suas cores mudam de acordo com a posição que são vistas. Como a Ancyluris formosissima.

Lycanidae

Normalmente, as espécies dessa família costumam viver em regiões cosmopolitas e possuem o mimetismo como ferramenta de defesa, como a Lycaena virgaureae.

Pieridae

Gonepteryx Cleopatra
Gonepteryx Cleopatra

As espécies desta família possuem extritamente, a coloração amarela, laranja ou branca (apresentando, por algumas vezes, pintas pretas em syuas asas). Algumas possuem padrões de desenhos único, quando expostas à luz UV. Como as Gonepteryx cleopatra.

Nymphalidae

É a família mais conhecida entre as espécies de borboletas. Ao todo são mais de 5 mil espécies, divididas em 12 subfamílias. Apresentam colorações chamativas e variadas. São conhecidas por serem frugívoras por isso, costumam viver em ambientes tropicais de alta frutificação e floração. Dentre as espécies, é possível destacar a Borboleta Tigre Laranja (Lycorea halia cleobaea).

Borboleta Tigre Laranja

Como o próprio nome já diz, a Borboleta Tigre Laranja tem este nome, pois suas asas, quando abertas, têm manchas pretas e alaranjadas que remetem à pelagem densa de um tigre.

Morfologia

Como outras borboletas, esta espécie tem seu corpo formado por cabeça: com olhos compostos, o aparelho bucal chamado espirotromba e duas antenas com uma pequena esfera na ponta; tórax e abdômen: que apresentam dois pares de asas e seis pernas.

Características da Borboleta Tigre Laranja
Características da Borboleta Tigre Laranja

Geralmente podem medir até 32 centímetros de comprimento (de uma asa a outra) e chegar a pesar cerca de 3 gramas.

Ciclo de Vida e Alimentação 

O ciclo de vida destes pequenos insetos é formado de 4 fases:

  • Ovo
  • Lagarta
  • Crisálida (que fica dentro do Casúlo)
  • Imago (fase adulta, já como Borboleta)
Ciclo de Vida das Borboletas
Ciclo de Vida das Borboletas

A borboleta, após cruzar com o macho, realiza a postagem de seus ovos sob a superfície de uma folha. Esta espécie em específico, costuma botar entre 50 a 70 ovos. Têm o formato redondo e sua “casca” remete a uma espécie de rede com algumas ranhuras. 

Na fase larval, em forma de lagarta, este inseto tem o corpo cilíndrico, coberto por várias cerdas e espinhos que se ramificam. 

Na fase de crisálida, a borboleta apresenta seu corpo curvado (como um bebê na fase de embrião em desenvolvimento); seu casulo tem uma característica bastante curiosa: tem a aparência metálica ou dourada (medindo em torno de 2 cm) o que o faz bastante chamativo quando posto em meio as folhas.

No estágio derradeiro, quando borboleta, costumam sobrevoar as plantações mamão, para se alimentar, procurar um parceiro sexual e uma boa folha para a postagem dos próximos ovos finalizando o ciclo. Vivem em média um mês.

Borboleta Pousada em Flores
Borboleta Pousada em Flores

Estas lepidópteras, quando larvas se hospedam em meio as folhagens do pé de mamão. Devido a isso, são consideradas pragas da plantação dessa fruta, pois causam o desfolhamento das folhas do mamoeiro (levando o enfraquecimento deste vegetal). Já quando adultas, preferem se alimentar de pólen, como a maioria das borboletas de sua família. Por isso, são consideradas polinizadoras naturais e também, um eficiente indicativo biológico de um ecossistema.

Habitat 

Apresentam o sangue-frio, por isso, preferem habitar lugares quentes. Podem ser encontradas em florestas tropicais do Texas, do México, da República Dominicana, do Caribe, das Antilhas, do Peru e do Brasil. No país tupiniquim, habita várias regiões, predominantemente, a região amazônica. Costuma viver em sua maioria, nas plantações de mamão.

Defesa das Borboletas Tigre Laranja

Por mais beleza que estas pequenas borboletas imprimem em suas asas, as Borboletas Tigre Laranja tem um motivo especial para aparentarem a pelagem de um tigre em suas asas. Como quase toda borboleta, sua ferramenta de defesa se encontra em suas asas.

O que acontece, é que algumas borboletas (e vários animais) imitam a coloração (ou o comportamento) de algum outro organismo, como forma de defesa e/ou proteção. A este artifício se denomina Mimetismo. 

No caso das Borboletas Tigre Laranja, como se encontram coloridas como a pelagem de um tigre, automaticamente afugentam seus predadores, que se confundem ao pensar que estão diante do grande felino. Assim, o pequeno inseto consegue fugir ao menor sinal de perigo.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *