Home / Animais / Quais São os Cuidados que Devemos Ter com os Coelhos?

Quais São os Cuidados que Devemos Ter com os Coelhos?

Hoje trouxemos mais um bicho para conhecermos melhor, então se você adora animais e aprender muito sobre eles fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre o Coelho

Nome científico – Oryctolagus cuniculus

A estrela de hoje é o coelho, esse animal é um mamífero de quatro patas que faz parte da família Leporidae e está dentro da ordem Lagomorpha.

Essa espécie tem uma pelagem macia e densa que recobre todo o seu corpo e lembra bastante a lã. A coloração desses animais podem ser diversas, alguns exemplos são marrons, podem ser pretos ou cinzas e também completamente brancos entre outros. Possui a cabeça no formato oval e olhos bem expressivos. Um coelho selvagem pode pesar algo em torno de 1,5 a 2,5 Kg. As orelhas desses animais podem atingir 7 cm, possui uma cauda curtinha. As patinhas de trás são mais longas que as da frente. O tamanho geral dele pode variar com a raça, geralmente entre 33 e 50 cm.

Habitat do Coelho

Filhote de Coelho na Grama
Filhote de Coelho na Grama

O coelho vive normalmente em regiões mais secas, perto do nível do mar, preferem locais com solo macio e mais arenoso pois fica mais fácil de construir as suas tocas. É comum serem encontrados em bosques, mas eles gostam mesmo de habitar campos largos onde tenha brenhas para que se escondam. Antes eram muito vistos em regiões de cultivo de alimentos, mas ao longo do tempo a forma de arar a terra acabou dizimando as suas tocas. Raramente são encontrados em algumas plantações de raízes, grãos e até de alface.

Reprodução dos Coelhos

Esse animal está fértil o ano inteiro, o mais comum é que os filhotes venham em maior número nos primeiros seis meses do ano. A gestação da fêmea dura cerca de 32 dias, a cada gestação vem ao mundo de 4 a 12 filhotes de coelhos que nascem pelados e cegos. A fêmea só está com seus filhotes pouco tempo por dia, aparece apenas para dar o leite, o que dura alguns minutos. Quando completa 1 mês o jovem coelho já está desmamado, eles vão alcançar a maturidade sexual aos 8 anos de idade. Infelizmente a maior parte deles não sobrevive até 1 ano de vida, 90% morre antes disso. Os outros podem ter uma expectativa de vida de 10 anos.

Saiba que esse animal vive em bando e protegem o seu território, eles vivem em locais de até no máximo 15 m2. No bando existe uma hierarquia a ser respeitada, por exemplo os coelhos machos dominantes são os primeiros a se acasalar.

É um animal mais ativo durante a noite, ele se alimenta do início da noite até início da manhã, basicamente de vegetais. Eles não são barulhentos, mas quando se machucam ou se assustam podem emitir uma vocalização bem estridente. Se comunicam entre si através do toque e dos odores.

Coelhos e a Economia

O coelho ocupa um espaço importante na indústria de roupas, utilizam o seu couro para fazer casamentos, artesanatos e até bolsas. A sua pelagem macia é muito buscada para confecção de chapéus e até pincéis. Curiosamente os dejetos desses animais servem de adubo e até mesmo para complementar a ração de outras espécies. Na área de saúde esses animais servem como cobaia de testes de remédios, e até para treino de cirurgias.

Coelho Como Animal de Estimação

Coelho de Estimação
Coelho de Estimação

Você já pensou alguma vez na vida em adotar um coelho como animal de estimação? Embora pareça curioso, a busca por esses animais como pet vem crescendo cada vez mais. Por inúmeros motivos que vão desde o seu baixo custo, a baixa manutenção e claro a explosão de fofura.

Mas atenção, antes de optar por esse animal é importante conhecer mais sobre ele. Você precisa entender sobre os seus hábitos, quais as necessidades do animal para que ele viva confortavelmente na sua casa. Outro ponto é que se você já tem outro pet em casa como gatos e cachorros, saiba que os coelhos não costumam se dar muito bem com outros animais.

Se realmente você já está certo da sua decisão de adotar um coelho, confira nossas dicas sobre os cuidados com o coelho que você precisa ter. Portanto anote cada linha e bora lá.

Quais São os Cuidados que Devemos Ter com os Coelhos?

  • Na hora de escolher a gaiola, fique atento para escolher um tamanho confortável. Nada de gaiola apertada, eles precisam de espaço para viverem bem. Aliás, eles precisam passar algumas horas do dia fora da gaiola, cerca de 8 horas para que possam correr e brincar livremente. Mas fique de olho para ele não fugir.
  • O alimente bem. Eles têm hábitos da natureza que precisam ser respeitados, com a alimentação não pode ser diferente, por isso ofereça ao seu coelho verduras, legumes e frutas sempre frescas. Coelhos amam cenouras, porém não devem ser oferecidos todos os dias, pois são ricas em açúcar. Compre uma ração própria e de qualidade para oferecer três vezes na semana, não esqueça das frutas e vegetais. Água fresca e limpa sempre.
  • Atenção na hora de repreender o seu coelho, não utilize tapas ou nenhum tipo de agressão isso não funciona com nenhum animal. Eles detestam sons altos, por isso bata palmas e diga não de forma firme.
  • Não se esqueça de cuidar da higiene do animal, isso é questão de saúde e muito importante. Não apenas manter o animal limpo, mas principalmente o local onde ele ficará. O forro da gaiola deve ser trocado sempre, e mantido limpo. Uma dica legal é usar sabão de coco para limpar a gaiola, mas você pode comprar produtos próprios para isso. A higiene do coelho também é importante, se não cuidado elas podem desenvolver doenças como sarna entre outros. Mas não é para dar banho nele, a higiene precisa ser feita a seco.  O banho não é indicado para que sua pelagem não fique úmida favorecendo doenças. Eles são capazes de se higienizar com a saliva, você vai apenas dar uma ajuda extra.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.