Home / Animais / Raça de Pônei Pottoka: Características, Historia, Origem e Fotos

Raça de Pônei Pottoka: Características, Historia, Origem e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de pônei Pottoka. Esse animal é nativo dos países Espanha e também França, costumam ser encontrados nas cordilheiras da Europa nos países que citamos. É um cavalo de temperamento forte e que infelizmente está ameaçado de extinção.
Muito acostumado com o habitat das montanhas é uma raça bem antiga. Principalmente os bascos valorizam demais esses animais, mas infelizmente o homem está destruindo seu ambiente cada dia mais, cruzamentos irresponsáveis, e a mecanização dos processos acabou por pôr em risco a raça. Alguns ativistas têm tentado algumas providências para conseguir manter viva a raça ainda por muitos anos.

Pônei Pottoka Na Grama

Origem da Palavra Pottoka

O nome vem do idioma falado pelo povo basco, foram eles que nomearam a raça. Lá pela região essa palavra é utilizada para falar de filhotes de cavalos e animais ainda jovens. Em outros dialetos em regiões diferentes daquele povo o mesmo nome significa pônei.

História e Origem da Raça Pônei Pottoka

Muito se fala sobre a origem desse animal, o pouco que se sabe é que existem evidências que esse animal já está na terra tem muitos anos. Nos estudos descobriu-se que ele não tem compatibilidade genética com algumas raças. Por outro lado ele está perto geneticamente falando de algumas outras raças como galego, losino entre outros. Estudando mais afundo perceberam outras diferenças, elas não são geneticamente iguais quando comparados aos que vivem no sul e aos que viviam no norte, alguns cientistas até acreditam se tratar de raças diferentes.

Pônei Pottoka Marrom e Branco na Rua

Algumas pessoas acreditam que esse cavalo descendem de cavalos que aparecem em pinturas bem antigas, de uma cultura Magdaleniana que foi presente 14.000 a 7.000 anos antes de Cristo.
Alguns acreditam que eles tenham se originado lá quando o bronze foi descoberto. Mas a verdade é que nenhuma dessas teorias é comprovada de forma científica, apenas especulações.

Habitat da Raça de Pônei Pottoka

Esses animais são encontrados em diversos lugares da França e da Europa, geralmente locais montanhosos. Estudos feitos no ano de 1970 contabilizou 3.500 animais nas cordilheiras europeias, mais para o lado do sul duas mil unidades foram encontradas. E assim foi-se com os anos notando a queda do número desses animais na natureza e em propriedades privadas.

Pônei Pottoka Marrom e Branco na Rua

Os estudos relacionados à silvicultura, e também a competição onde são utilizadas ovelhas contribuiu muito para invadir o habitat natural desses animais. Eles costumam ficar em Lapurdi e Navarra, pois possuem muitas regiões montanhosas, eles estavam acima dos 1.500metros de altitude.

Características da Raça de Pônei Pottoka

Vamos entender um pouco agora sobre as características físicas e comportamentais dessa raça.
Para iniciar podemos citar a altura do animal que não ultrapassa entre 1,15 a 1,47 metros, seu peso não passa de 300 a 350 quilos.
Com relação a sua cabeça ele é robusta e tem um formato quadrado, suas orelhas são pequenas, possui um pescoço mais curto, suas costas são alongadas, as suas pernas são mais curtas, tem porte esbelto, seu casco é duro e forte mas também pequenos.
Sobre a pelagem do pônei Pottoka, esse é um ponto forte do animal, nos pôneis mais jovens essa pelagem podem crescer cerca de 10 centímetros. A coloração não é muito padronizada, podem ser encontradas em diversos tons de marrom e também de preto.

Pônei Pottoka Marrom e Branco Saltando

Se esses animais forem comparados com animais que vivem em terrenos mais planos podemos notar muitas diferenças, principalmente no tamanho, os cavalos que vivem nas montanhas tendem a serem menores. Na França eles dividem em dois tipos o padrão dessa raça, sendo:
Pottok de Montagne também conhecido como Mountain Pottok – Esse é um animal um pouco menor que não ultrapassa 1,15 a 1,32 metros de altura.,
Pottok de Prairie também conhecido como Plains Pottok – Esse pônei é um pouco maior que o outro e chega a 1,20 a 1,47 metros de altura.

Fotos do Pônei Pottoka

O governo de uma província da Espanha chamada Biscaia no ano de 1996 fez uma pesquisa utilizando mais ou menos 250 animais selvagens e de propriedade privada. Esse estudo mostrou que a maior parte dos pôneis pottoka lá naquela região moram no noroeste da província, mas precisamente em Encartaciones que é uma região da província de Biscaia.

Pônei Pottoka Preto e Branco na Neve

Depois desse estudo os animais que viviam de modo selvagem passaram a ser recolhidos ao menos 2 vezes no ano, geralmente no mês de março antes de nascer e depois no mês de outubro depois do desmame feito. As características do animais encontrados na região de Biscaia também foram anotados, vamos ver quais são:
73% desse animais eram totalmente negros ou com capa preta, apenas 19% eram mais claro,
Com relação a altura desse animais eles eram de 1,15 a 1,30 metros de altura. Mas a média foi estabelecida em 1,25metros.
Geralmente esses animais tem a perna mais alongada, afiladas e possuem cascos negros.
A cabeça da maioria deles é bem grande e bem pesada também.

Comportamento do Pônei de Pottoka

Esses pôneis que vivem em estado selvagem são animais um pouco tímidos, costumam andar em pequenos grupos, ou em grupos com várias éguas, cerca de 30 éguas para poucos machos. Uma curiosidade interessante que pouca gente sabe é que eles conseguem perceber facilmente as alterações de clima, se percebem que uma tempestade pode se aproximar eles logo vão para os valores, e quando a pressão atmosférica fica muito alta elas vão para regiões mais planas.

Pônei Pottoka Branco Com Seu Dono

Outra curiosidade que ainda não descobrimos a explicação é que durante a estação do Outono eles andam em rebanhos ainda menores, que não passam de 10 animais juntos. Já quando a primavera chega eles voltam a aumentar os grupos.
Os filhotes amadurecem muito logo, aos dois anos de vida já são considerados férteis. Aos três anos já podem acasalar e aos 4 anos de vida já estão parindo filhotes. A gestação leva em média 11 meses, depois de cerca de 7 meses já são independentes.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *