Home / Animais / Quais os Sintomas de Gastrite em Cães? Como Identificar?

Quais os Sintomas de Gastrite em Cães? Como Identificar?

Gastroenterite é uma inflamação ou infecção do estômago e intestinos em geral. A gastrite é uma inflamação ou infecção confinada ao estômago. Essas doenças podem variar de leves e auto-corretivas a graves e rapidamente fatais. Existe uma forma crônica que causa perda de peso e problemas de saúde em geral.

Existem inúmeras causas, incluindo ingestão de lixo, comida de mesa, toxinas, substâncias irritantes ou objetos estranhos; mudanças na dieta; infecções bacterianas, virais e parasitárias; alergias; função intestinal anormal; órgãos internos funcionando inadequadamente; câncer e doenças do sistema imunológico.

As doenças infecciosas e parasitas comuns incluem o vírus Parvo e Corona, a doença do salmão (no noroeste do Pacífico), vários tipos de vermes e organismos microscópicos, como Giardia e coccídios.

O Que é Gastrite

Gastrite é um termo geral usado para descrever uma síndrome de vômito agudo ou crônico secundário a inflamação da mucosa gástrica. A irritação, infecção, estimulação antigênica ou lesão (por exemplo, química, erosão, ulceração) da mucosa gástrica estimula a liberação de mediadores inflamatórios e vasoativos com interrupção subsequente das células epiteliais gástricas, aumento da secreção de ácido gástrico e função da barreira gástrica prejudicada.

Cachorro com Gastrite

Os receptores viscerais sensíveis à distensão gástrica, inflamação gástrica e tonicidade do conteúdo gástrico enviam impulsos via nervos vagos e simpáticos para o centro de vômito da medula oblonga, estimulando o reflexo de vômito.

Gastrite Aguda

Na gastrite aguda, presume-se ou confirma-se que o vômito de início repentino seja secundário à inflamação da mucosa gástrica. As causas incluem indiscrição ou intolerância alimentar (por exemplo, ingestão de alimentos novos, estragados ou contaminados ou material estranho), ingestão de drogas ou toxinas (por exemplo, antibióticos, AINEs, corticosteroides, plantas, produtos químicos), doença sistêmica (por exemplo, pancreatite, gastropatia urêmica, hipoadrenocorticismo), endoparasitismo (por exemplo,

Physaloptera sp [cachorro], Ollulanus sp [gato]) ou bacteriana (por exemplo, Helicobacter doença associada) ou infecção viral (por exemplo, gastroenterite por parvovírus canino, panleucopenia felina). O vômito de início repentino é característico. O vômito pode conter bile, comida, espuma, sangue (franco ou digerido) ou evidência de uma substância ingerida (por exemplo, grama, ossos, material estranho, etc.). Sinais clínicos adicionais dependem da gravidade e frequência dos vômitos, bem como da causa subjacente.

O diagnóstico geralmente é baseado em uma história completa, achados clínicos e resposta ao tratamento sintomático. Um diagnóstico específico deve ser buscado se o animal tiver acesso a objetos ou toxinas estranhos, se os sinais clínicos não resolverem dentro de 2 dias da terapia sintomática, se houver hematêmese ou melena, se o animal estiver sistematicamente doente ou se forem observadas anormalidades na palpação abdominal. Os cães podem sinalizar a presença de desconforto abdominal craniano adotando uma postura de “oração” (quartos traseiros levantados e tórax e membros anteriores mantidos próximos ao chão), o que parece proporcionar alguma sensação de alívio.

Um hemograma completo, perfil bioquímico sérico e exame de urina podem ser seguidos por testes clínico-patológicos mais específicos (por exemplo, concentração basal de cortisol sérico, teste de estimulação do hormônio adrenocorticotrópico [ACTH], avaliação de vômito para toxinas específicas).Gastroenterite em cães refere-se a uma inflamação ou irritação do estômago e intestinos .

Gastrite Cronica

A gastrite crônica deve ser considerada em animais com vômitos intermitentes ou persistentes, com duração de mais de uma semana e que não podem ser atribuídos à indiscrição ou intolerância alimentar; ingestão de drogas, toxinas ou corpos estranhos; doença sistêmica; endoparasitismo; infecção (bacteriana ou viral); ou neoplasia. O sinal clínico mais comum é o vômito intermitente de alimentos ou bile.

Gastrite Cronica em Cães

Doenças sistêmicas, perda de peso e ulceração gastrointestinal são raras e devem levantar suspeitas de uma condição mais séria ou inflamação gastrointestinal difusa (por exemplo, doença inflamatória intestinal, pitiose, etc.).

Quais os Sintomas de Gastrite em Cães? Como Identificar?

Os sintomas usuais de gastroenterite em cães incluem vômito e diarreia, embora também possam ocorrer vários outros sintomas relacionados à digestão.  Como as causas de gastroenterite em cães são numerosas, o tratamento pode variar amplamente. Em um caso, pode ser tão simples quanto reter alimentos por um tempo e, em outro caso, pode ser tão invasivo quanto a cirurgia.

Se você observar os sinais de gastroenterite no seu cão, consulte seu veterinário imediatamente para que ele possa formar um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento.

Em cães geralmente  um exame das fezes ou vômitos às vezes pode indicar a causa do problema.  Se houver objetos estranhos como ossos, grama ou pedaços de itens não alimentares, seu cão pode ter engolido algo desagradável. Se o vômito estiver escuro, pode indicar sangramento interno.

Fezes escuras e tardias também podem indicar sangramento gastrointestinal. Diarreia aquosa geralmente significa um problema com o cólon, enquanto o sangue nas fezes pode significar um problema na área colorretal.  Seu veterinário poderá contar com amostras e testes para determinar a causa exata.

Causas da Gastroenterite

Existem muitas causas possíveis de gastroenterite em cães . Eles variam de indisposição alimentar simples a doenças graves. Você deve sempre consultar seu veterinário quando seu cão apresentar sinais de gastroenterite, para que eles possam determinar a causa.

Esteja pronto para fornecer informações sobre a dieta do seu cão, quaisquer condições médicas, sintomas, informações sobre vômito e fezes e qualquer outra coisa que seu veterinário possa pedir mais em relação à saúde do seu cão. Isso irá ajudá-los a encontrar a condição subjacente responsável pela gastroenterite do seu cão.

Causas da Gastroenterite

Aqui estão várias causas possíveis de gastroenterite em cães:

  • Indiscrição alimentar;
  • Exposição a substâncias tóxicas ou venenosas;
  • Câncer ou tumores;
  • Infecção bacteriana, viral ou parasitária do trato gastrointestinal (incluindo gripe estomacal);
  • Infecções em outras áreas do corpo.

Tratamento da Gastroenterite

Dependendo da causa subjacente da inflamação ou irritação do estômago e intestinos. No caso de indiscrição alimentar, seu veterinário pode recomendar a suspensão de alimentos por 24 a 48 horas.

Manter seu cão hidratado após a perda de líquidos devido a diarreia e vômito é importante. Dependendo da gravidade da desidratação do seu cão, um veterinário pode recomendar líquidos intravenosos para reabastecer eletrólitos e hidratação.

Para infecções, seu veterinário pode prescrever medicamentos e aconselhar que você também monitore a situação de perto em casa, certificando-se de que seu cão receba apenas pequenas quantidades de comida de dieta e muita água.

Algumas condições, como a doença de Addison ou distúrbios da tireoide, requerem tratamento e monitoramento a longo prazo. O câncer pode exigir quimioterapia ou cirurgia. Depois de formar um diagnóstico adequado, o seu veterinário pode recomendar o curso correto do tratamento

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *