Home / Animais / Diferenças Entre o Rottweiler Americano e Alemão

Diferenças Entre o Rottweiler Americano e Alemão

Os cães com certeza são uma grande atração para a maior parte dos brasileiros e os animais preferidos quando o assunto é ter um pet em casa, já que eles são conhecidos por suas características amigáveis, dóceis e leais.

Porém, nem todo cão é considerado tão dócil assim. O rottweiler é o cachorro perfeito para quem quer um animal com atitude e muitos instintos, mas para isso ele precisa ser treinado da maneira correta ainda durante os primeiros meses de vida.

Apesar do caráter um pouco mais agressivo, o rottweiler faz muito sucesso entre os adoradores de cachorro e por isso pode ser muito interessante saber um pouco mais sobre o animal, principalmente as diferenças e semelhanças existentes entre as espécies; o que irá ajudar muito a definir qual cão você prefere.

Portanto, neste artigo iremos falar especificamente sobre o rottweiler americano e o rottweiler alemão. Primeiro, falaremos sobre ambos separadamente e depois iremos comparar as diferenças e semelhanças existentes entre os dois. Continue lendo para saber tudo sobre esse animal tão diferente e interessante!

Rottweiler Americano

O rottweiler americano gera muita controvérsia, já que as opiniões com relação a sua existência são muito diferentes, como veremos mais para frente ainda nesse texto.

Porém, podemos destacar algumas características que são únicas desse animal e assim, mais para frente, isso irá nos ajudar a diferenciá-lo do rottweiler alemão.

Em primeiro lugar, o rottweiler americano possui um corpo de grande porte: chega a medir 70 centímetros de altura e pode pesar até mais de 80 quilos, o que é um peso extremamente alto para um cachorro, já que é maior do que o de muitos humanos já adultos.

Em segundo lugar, essa raça possui o focinho com uma largura maior e sua cauda é curta na maior parte das vezes (porém ela não é naturalmente curta, mas sim resultado da mutilação animal legalizada nos Estados Unidos).

Em terceiro lugar, essa raça de rottweiler tem os músculos bem chamativos e proeminentes, aparentando ser um cão ainda mais agressivo do que os outros originais da espécie.

Por fim, devemos lembrar que nos Estados Unidos não existe um órgão responsável por controlar a reprodução desse animal, diferentemente da Alemanha; e esse um dos pontos que irá gerar muitas controvérsias, como veremos ainda neste artigo.

Rottweiler Alemão

O rottweiler alemão é a “raça original” do rottweiler americano, e por isso é usado como base de comparação quando falamos do originário dos Estados Unidos.

Em primeiro lugar, a raça é nascida na Alemanha e tem sua reprodução estritamente controlada de maneira muito rigorosa pelo ADRK (Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub) órgão responsável por cuidar da preservação da pureza da raça, existente desde 1921.

Para se ter uma ideia, os cães não poderão se reproduzir antes que a árvore genealógica do rottweiler seja cuidadosamente estudada para garantir que não haja nenhum tipo de mistura de raças.

Em segundo lugar, podemos dizer que o rottweiler alemão macho mede entre 61 e 68 centímetros e pesar 50 quilos, enquanto o rottweiler alemão fêmea mede entre 52 e 62 centrímetros e pesa cerca de 40 quilos; sendo que esses números são definidos como os ideais pela ADRK.

Ainda falando sobre a aparência, o focinho do rottweiler alemão é bem curto e compacto, enquanto a sua cauda é mais comprida.

Apenas por meio deste texto já pudemos perceber diversas diferenças entre os dois animais. Então, vamos listá-las abaixo para que tudo fique mais claro e você consiga perceber quais são elas e porque elas existem.

Diferenças Entre Os Dois

  • Aparência
    Rottweiler Alemão e o Americano
    Rottweiler Alemão e o Americano

Antes de mais nada, já pudemos perceber que existem diferenças de aparência entre os dois animais. Isso porque enquanto o rottweiler americano possui focinho largo e cauda curta, o rottweiler alemão possui focinho curto e cauda comprida. Além disso, o exemplar americano pode pesar até 30 quilos a mais do que o alemão.

Tudo isso faz com que o exemplar americano aparente ser mais robusto, forte e resistente do que o alemão, principalmente porque a cauda curta deixa o animal mais compacto.

  • Controle de Reprodução

Como vimos, nos Estados Unidos não existe nenhum órgão que controle a reprodução do rottweiler, e isso consequentemente faz com que existam misturas com outras raças mesmo que não estas não sejam feitas de maneira proposital.

Esse também é mais um motivo de controvérsia, já que o exemplar alemão tem sua reprodução estritamente regulada e isso garante que todos os rottweilers no país são completamente puros, sem modificações causadas por outras raças.

  • Países

Obviamente a diferença de local de nascimento também é importante, já que como veremos a seguir, o fato do rottweiler americano ser nascido nos Estados Unidos e o rottweiler alemão ser nascido na Alemanha vai influenciar muito na maneira como os animais são, causando diferenças.

Controvérsia

A verdade é que quando falamos em aparência apenas algumas coisas são diferentes nos dois animais e essas diferenças não possuem causas naturais, mas sim humanas, influenciadas pela cultura dos países.

Existe ainda muita discussão sobre a real existência do rottweiler americano, já que na verdade ele nada mais seria do que um rottweiler alemão que sofreu influências culturais de seus donos.

Seguindo essa teoria, podemos explicar as diferenças que ele apresenta:

  • Cauda curta: a cauda curta não nasceria naturalmente no animal, mas seria resultado do corte feito pelos donos americanos, corte esse que é proibido na Alemanha, o que obviamente faz a cauda do rottweiler alemão ser mais comprida;
  • Porte maior: o exemplar americano teria um porte maior pois seus donos apenas escolheriam os maiores animais para reproduzir, logo seria um processo de seleção que não existe na Alemanha;
  • Mistura de raças: o focinho mais largo do exemplar americano pode ser explicado por uma consequente mistura de raças ocorrida ao longo do tempo, já que não há nos Estados Unidos a regulação de reprodução existente na Alemanha.

Com certeza após analisar tudo isso você está criando hipóteses sobre a existência ou não do rottweiler americano, não é mesmo?

Afinal, você concorda com a existência da raça ou acha que ambas são a mesma raça e o rottweiler americano apenas sofreu influências culturais?

Quer estudar um pouco mais sobre o tema antes de formar uma opinião? Tudo bem! Você pode ler também: Rottweiler Puro – Como Saber se é?

Veja também

Pug Chocolate, Tigrado, Prata e de Cores Exóticas com Fotos

É amplamente contestada às origens das cores não padronizadas presente nos pugs. Estes pugs, no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *