Home / Animais / Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne considerada muito saborosa e bastante consumida no Brasil, principalmente na região Sul. Por exemplo, em santa Catarina, a ave é servida recheada com repolho roxo em um prato típico da Alemanha.

Existem aproximadamente 15 espécies ou raças de marrecos já catalogadas. Uma vez que a ave é considerada rústica, sua criação não é tão difícil, principalmente quando a criação não tem fins comerciais em larga escala.

Dentre as aves, a galinha é a mais famosa na comercialização da carne e ovos, porém o mercado também funciona para os patos e marrecos.

Uma curiosidade neste quesito é que, embora haja uma grande concentração na procura por ovos de galinha e até mesmo codorna, todas as aves possuem ovos comestíveis (de acordo com o que apontam os especialistas). A falta de consumo de outras variedades poderia estar relacionado a alguma dificuldade na produção.

O ovo de galinha possui os seus conhecidos benefícios nutricionais, mas quais seriam os benefícios à saúde trazidos pelo consumo de ovo de marreca?

Neste artigo, serão abordados estes e outros tópicos.

Então venha conosco e boa leitura.

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Seria o ovo de marreca mais nutricional do que os ovos de galinha ou codorna?

Bem, este assunto pode ser um pouco polêmico e até mesmo controverso, uma vez que existe uma chance das opiniões divergirem de acordo com pesquisadores e estudos específicos.

A pesquisadora Nilce Maria Soares, por exemplo, trabalha no laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico e afirma que não existe diferença na composição nutricional de cada ovo, uma vez que as aves apresentam padrão de alimentação semelhante. As únicas variáveis neste caso seriam relacionadas ao tamanho e cor dos ovos.

Logo, de acordo com o raciocínio da pesquisadora Nilce, caso o marreco possua uma alimentação/ nutrição semelhante a das galinhas, o consumo de seu ovo trará benefícios semelhantes. Alguns desses benefícios incluem o aumento da massa muscular (uma vez que é uma boa fonte de proteínas); a prevenção de doenças e do envelhecimento precoce (em razão dos antioxidantes triptofano e tirosina, além do Selênio e Zinco e das vitaminas A e E); a proteção para a visão (antioxidantes luteína e zeaxantina) e saúde dos ossos (minerais Cálcio e Fósforo).

Ovo de Marreca

Como sempre há controvérsias dentro do meio científico, muitas pesquisas apontam que o ovo de codorna é mais nutritivo do que o ovo de galinha e possui maior concentração de Potássio e vitamina B1.

Embora falado na introdução do artigo que todas as aves possuem ovos comestíveis, mesmo com esse potencial ainda inexplorado; é importante levantar uma ressalva em relação a este tópico, uma vez que algumas aves representam risco sanitário (como é o caso dos pombos).

Dicas Básicas Para a Criação de Marrecos

Para construir um dormitório para os marrecos, no qual possam acomodar confortavelmente os seus ninhos, é necessário uma área de 1,5 metros quadrados por ave. Esta ave deverá estar delimitada por um cercado com altura de 60 centímetros.

Criações em pequena escala podem ser realizadas em sítios, fazendas ou até mesmo quintais domésticos. Todavia, se a criação for em grande escala, recomenda-se que no local haja um pequeno lago ou tanque.

Em relação à alimentação, esta é composta basicamente por rações, frutas, legumes, farelos e hortaliças. Os marrecos também possuem o hábito de comer e beber água ao mesmo tempo.

Comparativo Entre a Criação de Patos e Marrecos

A criação de patos envolve uma maior exigência em termos de cuidados sanitários. Patos precisam de monitoramento contínuo, uma vez que são propensos à infecção pelo vírus H5N1- o causador da gripe aviária.

Criação de Patos e Marrecos

A criação dos marrecos é considerada relativamente mais simples, todavia, as marrecas possuem o histórico de serem desapegadas em relação aos seus ovos e aos seus filhotes, dessa forma, em alguns casos será necessário o uso de chocadeiras elétricas.

Marrecos: Informações Adicionais + Conhecendo Algumas Raças

Popularmente, é muito comum que haja confusão em relação ao pato e ao marreco, porém existem características específicas que permitem a diferenciação entre essas duas aves. De modo geral, os marrecos costumam ser mais ‘achatados’, ou, de acordo, com algumas literaturas, possuir o corpo em formato cilíndrico. O bico do pato é fino e comprido; ao passo que, o do marreco é largo e curto. A cauda do pato é relativamente longa e, de certa forma, pode remeter ao formato de um leque; no caso do marreco, sua cauda é bem pequena.

Em relação a algumas raças ou espécies específicas de marreco, o marreco pequim possui crescimento rápido, logo é indicado para produção de carne e ovos. Tal ave é inteiramente branca, e apresenta um sutil dimorfismo sexual em relação ao formato da cauda- sutileza que pode ser reforçada em relação às diferenças no som emitido pelo macho e pela fêmea. Também existe diferença (embora pequena), em relação ao peso: machos tendem a pesar 4 quilos, enquanto que para as fêmeas a média é de 3,6 quilos.

No caso do marreco carolina, o mesmo é criado para fins de ornamentação, e, por essa razão, são frequentemente requisitados para criação em hotéis fazenda, locais nos quais chamam bastante atenção dos hóspedes. Possuem coloração preto esverdeada, embora alguns indivíduos nasçam com a cor cinza escuro. A diferença na emissão de sons também permite identificar machos e fêmeas.

O marreco mandarim é originário de algumas áreas da Rússia, Japão e China. É uma ave bastante colorida, e, no caso das fêmeas, estas apresenta, menor brilho de azul nas penas da asa. Possui 49 centímetros de comprimento, e uma envergadura que pode atingir 75 centímetros.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens do consumo de ovo de marreca, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site. Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não ache o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

ALVES, M. Agro20. Marreco é uma ave que exige poucos cuidados na criação. Disponível em: < https://agro20.com.br/marreco/>;

Aprenda Fácil Editora. Ovo de galinha ou ovo de codorna, qual consumir? Disponível em: < https://www.afe.com.br/artigos/ovo-de-galinha-ou-ovo-de-codorna-qual-consumir>;

FOLGUEIRA, L. Super Interessante. Os ovos de todas as aves são comestíveis? Disponível em: < https://super.abril.com.br/saude/os-ovos-de-todas-as-aves-sao-comestiveis/>;

Minha Saúde. Confira 8 benefícios de comer ovos para a sua saúde. Disponível em: < https://minhasaude.proteste.org.br/confira-8-beneficios-do-ovo-para-a-sua-saude/>.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *