Home / Animais / Quais Doenças as Formigas Causam? Como Se Prevenir?

Quais Doenças as Formigas Causam? Como Se Prevenir?

As formigas estão entre os insetos mais avançados da Terra, tanto na estrutura social quanto na resistência física. Equipados com mandíbulas muito fortes, conseguem cortar presas e vários vegetais, conseguindo transportar massas dezenas de vezes mais que o peso corporal.

Quais Doenças as Formigas Causam?

Embora a infestação de formigas seja universalmente percebida como uma presença desagradável, infelizmente ignora os aspectos higiênicos relacionados à própria infestação. Essa abordagem superficial deve ser redimensionada, pois as formigas geram um impacto negativo considerável nas condições higiênico-sanitárias dos ambientes de vida e, consequentemente, na saúde das pessoas. As formigas (trabalhadores) passam a maior parte de sua vida procurando por alimentos que, uma vez identificados, são picados e transportados para dentro do formigueiro.

Dado esse frenesi e dinamismo, as formigas não desistem de invadir um ambiente doméstico quando são atraídas por alimentos ou resíduos inadequadamente guardados deixados ao ar livre. As formigas penetram nos ambientes domésticos traçando uma longa caravana que conecta a fonte de alimento a uma das entradas do formigueiro (ou ninho); nessa linha, a atividade frenética das formigas operárias é expressa.

Uma vez que você entra em um único ambiente, as formigas conseguem, rapidamente, infestar um apartamento inteiro. Os principais elementos que facilitam a infestação de formigas são:

  • deficiências de saúde e higiene dos ambientes;
  • infiltração de água em estruturas e paredes de madeira (principalmente tijolos);
  • rachaduras nas estruturas habitacionais que podem constituir refúgio para uma colônia inteira;
  • de plantas infestadas de insetos.

A alta capacidade de proliferação e a promiscuidade de passar de ambientes poluídos (como bueiros) para ambientes domésticos (como cozinhas) tornam a formiga um vetor de doenças. Essa possibilidade é muito alta em condições e ambientes específicos. De fato, pense nos fatores de risco em lares nos quais crianças vivem com um paciente que sofre de doenças infecciosas.

O perigo é ainda mais exacerbado diante de padrões inadequados de preservação de alimentos com infestação de formigas. Na prática, as formigas com sua passagem podem contaminar alimentos e objetos que, se usados ​​ou ingeridos, constituem um alto fator de risco para a saúde humana.

Como se Prevenir?

A desinfestação dos ambientes pelas formigas deve ser realizada de forma sistemática e metódica. O primeiro requisito refere-se à localização correta dos ninhos ou das entradas do formigueiro. Esse procedimento é muito fácil e basta seguir a linha traçada pelas formigas durante o transporte de alimentos da fonte ao ninho. Uma vez determinadas as entradas para o formigueiro, os locais são inspecionados para identificar a presença de fatores que estimulam a própria proliferação, como: umidade, vegetação, rachaduras ou outros.

Uma vez determinada a magnitude e o tamanho do fenômeno, é necessário realizar uma recuperação mecânica, como: eliminação de umidade, ervas daninhas e passagens (como rachaduras e fissuras). Uma vez concluída a recuperação mecânica, é possível mudar para uma intervenção química usando inseticidas específicos. Existem diferentes tipos de inseticidas, tais como: pó seco, substâncias com ação prolongada ou residual, inseticidas líquidos ou gasosos. Dependendo da situação, o inseticida mais adequado deve ser escolhido.

Especificamente, para maior penetração no ninho, recomenda-se o uso de uma formulação líquida de ação prolongada, enquanto um inseticida em pó seco é recomendado para a proibição de rotas de entrada e traços de feromônios. Finalmente, deve-se ter em mente que a presença de crianças ou animais de estimação requer maior precaução para evitar efeitos colaterais.

Como Evitar a Presença De Formigas

Formigas são insetos com uma forte socialidade; o formigueiro é frequentemente definido como um organismo, pois cada inseto tem uma especialização específica. Muitas vezes, não é necessário usar inseticidas contra formigas, é muito melhor remover a fonte de alimento para a qual estão atraindo. Assim, em casa, limpamos migalhas e farinha, ou gotas de geleia acidentalmente caídas; no jardim, tentamos eliminar pulgões e escamas de insetos.

Geralmente, mesmo algumas amostras mortas devido a um produto inseticida, convencem todo o formigueiro a se mover, porque elas entendem o perigo de alimentos no local onde estão. Por esse motivo, pequenas armadilhas com iscas inseticidas costumam ser muito mais eficazes do que espalhar grandes quantidades de inseticida em pó, spray ou gel.

Esses insetos constituem formigueiros habitados por muitos milhares de espécimes; portanto, é muito difícil se livrar de um formigueiro inteiro; é muito mais fácil convencer as formigas de que não há comida para elas no local em que estão, ou mesmo convencê-las de que o local onde o formigueiro está localizado é inóspito.

A maioria das formigas entra em casa apenas para procurar comida. Eles são atraídos por tudo o que é doce e pegajoso, por isso é fácil encontrar formigas nos móveis da cozinha ou em áreas onde os alimentos são armazenados.

Portanto, é necessário não deixar tentações a caminho. Se você está preocupado porque pode sofrer de infestação de formigas, pode implementar algumas medidas simples de dissuasão para formigas.

Recapitulação De Prevenção

Remova alimentos e líquidos imediatamente. Até a menor das migalhas é suficiente para atrair um exército de formigas para sua casa! As formigas são atraídas principalmente por doces, grãos de açúcar e migalhas de biscoito, bolos etc.

Varrer todas as migalhas de comida debaixo dos aparelhos e móveis de cozinha. As formigas estão sempre procurando fontes de alimento e apenas algumas migalhas são suficientes para dizer aos colegas que precisam de ajuda!

Armazene os alimentos em recipientes ou bolsas herméticos e em armários ou geladeiras – não ao ar livre. As juntas do refrigerador também devem ser verificadas. Evite deixar frutas maduras expostas na cozinha.

Se você tem um animal de estimação, remova os restos de comida imediatamente. Alimentos para animais de estimação são uma fonte de alimento que atrai formigas para sua casa. Certifique-se de limpar a tigela após o uso.

Formiga Comendo
Formiga Comendo

Bloqueie os pontos de entrada das formigas, selando todas as rachaduras e fendas ao redor das portas e janelas com silicone ou acrílico, quando necessário. Verifique se não há vazamentos de tempos em tempos; as formigas farão qualquer coisa para chegar a essa migalha!

No jardim , verifique se todas as lixeiras estão fechadas com uma tampa bem fechada; as formigas podem identificar facilmente as sobras no lixo e não hesitarão em infestá-lo!

Acima de tudo, cubra qualquer alimento nas áreas de armazenamento; você não sabe por onde as formigas andaram antes de andar com a comida!

Nota: Depois que uma formiga descobre uma fonte de alimento, ela deixa um rastro de feromônio. Esta substância ajuda outras formigas colônias a encontrar comida!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *