Home / Animais / Curiosidades da Arara e Fatos Interessantes

Curiosidades da Arara e Fatos Interessantes

Alguns animais possuem um simbolismo gigante, por motivos variados. Por exemplo, a pomba branca que é ligada a paz, por causa da bíblia. Ou a águia que é o símbolo dos Estados Unidos. No Brasil, temos uma variedade gigante de espécies de animais que representam nosso país. Isso porque nossa biodiversidade é gigantesca.

Um dos animais que são muito famosos mundialmente e que fazem parte do nosso simbolismo, é a arara. São diversas espécies de araras existentes, e nós abrigamos a maioria. Suas características são incríveis, e é sobre elas que iremos falar no post de hoje. Além de dar uma revisa em suas características gerais, também traremos curiosidades e fatos interessantes sobre ela.

Características Gerais das Araras

As araras são aves que possuem diversas espécies, e que todas estão representados aqui no Brasil. Suas características físicas são os que chamam a atenção de primeira. Sua plumagem tem coloração bem variada, dependendo da espécie, pode ser azul, amarela ou até vermelha. Podem ser reconhecidas de longe pela cor ser bem vibrante.

Seu bico é bem grosso e curvado, perfeito para a sua alimentação, que é necessário descascar frutos e sementes. Sua língua também é grossa, porém negra. Apesar do que os outros acharem, não são tão boas voadoras. Por isso, os pés tem quatro dedos, sendo dois para frente e dois virados para atrás. Isso os ajuda a escalar árvores de forma mais rápida e eficiente. Possuem os olhos claros, e em volta negro enquanto o resto do rosto é branco. Costumam medir até 80 centímetros de comprimento, incluindo sua cauda.

No Brasil, podem ser encontradas do Pantanal até a Floresta Amazônica. Mas são encontrados em outros países da América do Sul e Central. Vivem em bandos, e são aves completamente monogâmicas, quando formam um casal, vivem com eles para toda a vida. Vivem em tocas feitas em troncos de árvores ou barrancos, mas podem também ficar na maior parte dos dias nas copas das árvores.

O período de reprodução ocorre entre dezembro e maio, e é uma reprodução sexuada. A fêmea então coloca dois ou três ovos, e ficam sendo encubados por 35 dias até se chocarem e nascerem. Vivem com os pais até se desenvolverem completamente, e mesmo na natureza conseguem passar dos 60 anos de idade.

Curiosidades da Arara

Além de serem bonitas, possuem curiosidades muito interessantes sobre elas, desde questões físicas quanto mais sobre seu nicho ecológico. Elas chamam a atenção de muitas pessoas, de uma forma boa e ruim. O tráfico de aves exóticas é muito grande no Brasil, muitas pessoas as compram para domestica-la, mesmo sendo ilegal.

Os filhotes de araras são alimentados pelos pais por seis meses. E os primeiros 45 dias são os mais perigosos e difíceis, no qual muitos acabam morrendo. Elas não conseguem se defender nem ao mesmo de formigas, baratas ou qualquer outra ave existente. Isso porque elas nascem com menos de 25 gramas e completamente sem penas, bem frágeis e um alvo fácil para pássaros maiores. O pai costuma dar o alimento na boca, enquanto a mãe cuida do resto.

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem, é que diferente da maioria dos animais, não se dá para saber o sexo de uma arara somente olhando para ela. A única forma de descobrir qual o sexo do animal, é através de exame de sangue.

Como falamos, são diversos os motivos de extinção e ameaça de extinção desses animais. Cabe a nós denunciarmos e não comprarmos de forma alguma nenhum tipo de arara, ou qualquer outro animal exótico. A destruição de seu habitat também precisa ser tomada como principal motivador. Já que lugares como Mata Atlântica e floresta Amazônica vem sido devastados de forma exagerada nos últimos tempos.

Fatos Interessantes Sobre as Araras

  • Uma das araras mais conhecidas no mundo é a Ararinha Azul, que ficou popular pela animação “Rio”. Ela era uma espécie endêmica da nossa Caatinga, porém agora no começo do ano de 2019, foi declarada oficialmente extinta da natureza.
  • Essas araras conseguem imitar qualquer som humano ou de outro animal.
  • Apesar de não serem como os papagaios, conseguem aprender algumas palavras e repeti-las.
  • No total existem 18 espécies de araras, como falamos, todas presentes no Brasil.
  • Para se comunicar, utilizam de ruídos muito altos. Quase como se estivessem gritando e tagarelando.
  • Por um bom tempo nos anos 90 e começo dos 2000, ter uma arara em casa dizia que você era rico e poderoso na sociedade.
  • A arara vermelha foi considerada extinta por alguns anos, até que uma onda migratória fez com que os cientistas percebessem que elas estavam vivas. Depois de um tempo, saíram da lista de ameaçadas de extinção.
  • No Mato Grosso do Sul existe um local chamado de Buraco das Araras. É um buraco enorme e bem fundo, onde você pode encontrar centenas de araras juntas das mais diversas espécies.
  • Elas estão na mesma família que os papagaios e periquitos.
  • As penas das araras só começam a aparecer em seu segundo mês de vida, mas só alcançam voo no terceiro mês. Ainda assim, precisam ficar próximo dos pais para se alimentarem e melhorar a sua forma de voo.

Esperamos que o post tenha te ensinado um pouco mais sobre as araras e outras curiosidades interessantes sobre esse animal tão bonito. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre araras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Curiosidades Sobre o Mastim Napolitano e Fatos Interessantes

Mastim napolitano é uma raça canina que, como o próprio nome remete, é originária da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *